Sua Fonte de Soluções em Gelo Seco

A importância do gelo seco na indústria de alimentos

Posted by Paula Vier on 29/07/2022 07:24:19

O gelo seco está proporcionando benefícios significativos para a indústria alimentícia, especialmente no que diz respeito à preservação de alimentos perecíveis, uma vez que exigem uma temperatura e ambiente adequados para não perderem suas propriedades. 

Mas, o gelo seco tem outras funções para o setor; por exemplo, é um componente  fundamental para o funcionamento do da indústria de alimentos.

O gelo seco nesses artefatos, é usado para manter a temperatura ideal para que a carne não se deteriore e mantenha seu frescor, cor e sabor.

Na Cold Jet entendemos que este é um componente indispensável para o setor alimentício e é por isso que explicaremos em quais processos  pode ser aplicado e quais são seus principais benefícios.

Aplicações do Gelo Seco para a Indústria de Alimentos

Conservação de alimentos

Como explicamos acima, uma das principais aplicações do gelo seco é que ele permite manter uma temperatura ideal para a conservação de alimentos perecíveis, especialmente da carne.

Graças a esse componente , a cor, o frescor e o sabor são preservados , para que o alimento chegue em excelentes condições aos supermercados ou consumidores finais.

Confeitaria

O setor de confeitaria incorporou o gelo seco nos processos de mistura para retardar o crescimento da levedura e controlar a temperatura, evitando assim que as bactérias apareçam.

Etnologia

O gelo seco tornou-se um componente indispensável para a elaboração de vinho, pois é extremamente útil em várias etapas.

É usado no resfriamento de uvas, maceração carbônica e inertização dos depósitos. Além disso, durante a coleta de uvas, é usado para evitar que se oxidem. 

Como se isso não bastasse, o gelo seco é usado na fase de maceração, de modo que a matéria-prima chegue em condições ideais ao processo de fermentação.

Transporte e cadeia fria

O gelo seco também é amplamente utilizado no transporte refrigerado, pois oferece a temperatura certa para que a carne não perca suas propriedades.

Limpeza Industrial

Devido aos excelentes resultados que oferece, o gelo seco revolucionou completamente a limpeza industrial, especialmente no setor alimentício que requer extrema limpeza, para que os alimentos não percam suas propriedades nutricionais.

Benefícios do Gelo Seco na Indústria Alimentícia

O gelo é cada vez mais cobiçado pela indústria alimentícia, pois é uma excelente alternativa para que os alimentos perecíveis não percam suas propriedades

Mas, também é útil para outras situações que melhoram o funcionamento de uma fábrica ou empresa no setor.

Em particular, o gelo seco oferece benefícios notáveis para a manutenção da cadeia fria e limpeza industrial.

Vamos nos aprofundar em cada caso:

Manutenção da cadeia fria

É conhecido como cadeia fria, o processo que atinge uma temperatura de acordo com a manutenção dos alimentos que precisam, para não perder suas propriedades nutricionais, como carne, frango, peixe e laticínios, principalmente. Além disso, é essencial que a cadeia fria não seja interrompida em nenhum momento, pois o alimento pode estragar.

A cadeia fria consiste no geral em três etapas bem marcadas: armazenamento e conservação em câmaras frias, transporte em veículos refrigerados e plataformas de distribuição e pontos de venda.

Devido às suas características e versatilidade, o gelo seco é um composto que pode ser usado perfeitamente em todas as fases desse processo e isso o tornou um item indispensável para a indústria. 

Além disso, o gelo seco não agrega peso ao transporte (uma vez que passa de estado sólido ao gasoso, sem passar pelo estado líquido), o que torna o processo de transporte mais econômico.

Limpeza Industrial

Devido aos excelentes resultados que oferece, o gelo seco revolucionou completamente a limpeza industrial, O processo consiste em injetar partículas (pellets de gelo seco sob pressão em máquinas especiais) de CO2 em estado sólido, e como o gelo seco nunca passa para o estado líquido, consegue deixar as instalações impecáveis sem adicionar umidade, o que é muito vantajoso.

Esse método oferece importantes benefícios para a limpeza das indústrias do setor alimentício. Além disso, a limpeza com gelo seco é um processo ecológico, que não deixa resíduos secundários, não é tóxico e  nem abrasivo.

Além disso, o gelo seco é aprovado pela EPA, FDA e USDA para uso na indústria alimentícia.

Resfriamento para Processador Industrial de Alimentos

Sem dúvida, a limpeza de gelo é a solução mais eficaz para a limpeza das fábricas de produção de alimentos, pois possui uma série de características que permitem que este processo seja extremamente eficaz.

Se você está interessado, a Cold Jet, líder mundial em máquinas de limpeza e produção de gelo seco, e podemos ajudar você a tirar o máximo proveito desta tecnologia.

Nós usamos o melhor que há em tecnologia para que o gelo seco produzido seja da mais alta qualidade e, em consequência, a técnica de limpeza forneça os melhores resultados.

Aqui na Cold Jet temos uma consultoria especializada que lhe dará o assessoramento que você precisa, para que você encontre a máquina de limpeza ideal para a sua aplicação e benefícios notáveis para o seu setor ou empresa.