Sua Fonte de Soluções em Gelo Seco

A magia da limpeza com gelo seco na manutenção de moldes

Posted by Steve Wilson on 29/04/2020 12:01:29

plastic-inmachine

Os processadores de plásticos e elastômeros estão sob grande pressão para aumentar a produtividade de suas plantas, melhorar a qualidade de suas peças e reduzir custos.

"Os fabricantes sofrem milhões de dólares em perdas todos os anos e passam por horas de inatividade porque não conseguem manter suas máquinas otimizadas e calibradas para a confiabilidade do processo", disse Dietmar Juchmes, vice-presidente da Cold Jet Europa.

Isso é especialmente importante na indústria de plásticos, que conta com máquinas sofisticadas, como as plataformas servoelétricas com repetibilidade de quatro casas decimais, e utiliza métodos muito científicos em seus processos para produzir suas peças.  Entretanto, muitas instalações as mantêm e limpam com métodos de limpeza desatualizados e ineficientes. 

"Infelizmente, a maioria dos processos de manutenção de moldes está no estado em que se encontravam quando comecei na indústria, em 1977, e a Cold Jet quer mudar isso", observa Steve Wilson, Diretor da Unidade Global de Plásticos da Cold Jet.

Pode ser um ato de equilíbrio entre usar a tecnologia mais eficaz e trabalhar dentro de um orçamento apertado.

O objetivo da Cold Jet é fornecer às empresas de moldagem de plástico as mais recentes técnicas de limpeza para que elas possam ser pró-ativas e eficazes na manutenção do molde. Atualmente, existem muitos fabricantes que são muito reativos em seus procedimentos de manutenção de moldes.

 

Manutenção e limpeza de moldes com jateamento com gelo seco

A magia da limpeza com gelo seco é que ela é capaz de remover contaminantes dos moldes e ferramentas, mesmo entre os espaços mais apertados, a temperaturas e condições de superfície variáveis da ferramenta.

O processo de limpeza com gelo seco não é abrasivo e não produz resíduos secundários, o que permite que moldes altamente sensíveis sejam limpos em uma fração do tempo e que os ciclos entre limpezas preventivas sejam estendidos.  Além disso, os moldes podem ser limpos ainda quentes e on-line, sem utilizar água ou produtos químicos.

Veja como funciona o jateamento com gelo seco

 

Os principais benefícios do jateamento com gelo seco são:

  • Melhora a qualidade do produto
  • Sem resíduos secundários
  • Reduz o tempo de parada
  • Reduz os tempos de limpeza e custos de mão-de-obra
  • Limpeza online - pouca ou nenhuma desmontagem necessária
  • Não abrasivo - sem danos aos moldes ou ferramentas
  • Amigo do meio ambiente

O jateamento com gelo seco é a opção mais eficaz quando se trata de limpar moldes plásticos no local, sem o risco de deixar resíduos, causar abrasão ou poluir o meio ambiente com substâncias nocivas.

Saiba mais sobre o jateamento com gelo seco na indústria de plásticos

"Os moldes são de missão crítica e devem ser mantidos de forma eficiente para garantir tempo de atividade adequado e qualidade da peça", explica Juchmes.  "É isso que o jateamento com gelo seco traz para a indústria de plásticos, uma forma de garantir a manutenção e o manuseio adequados desses moldes"

 

Os fabricantes de plásticos estão se beneficiando do jateamento com gelo seco

A Jokey é uma fabricante global de plásticos rígidos para a indústria de embalagens. Para a empresa, ter moldes devidamente reparados é muito importante para o produto acabado, pois tem um impacto direto na qualidade do produto.

A equipe da Jokey limpa seus moldes ao final de cada ciclo de produção e cada vez que as ferramentas têm que ser modificadas ou necessitam de manutenção. Antes do uso do jateamento com gelo seco, a limpeza era feita manualmente na prensa ou então o molde era retirado da máquina e depois limpo com panos e produtos de limpeza, como solventes em spray ou desengraxantes.

O método de limpeza anterior levava entre 30 a 120 minutos. Em casos extremos, era necessário a desmontagem dos moldes o que resultava em uma perda de até três horas na produção. Estas paradas poderiam durar entre uma a cinco horas e, portanto, gerar perdas significativas de 50 a 200 peças ao reiniciar as máquinas de produção pós limpeza.

A limpeza com gelo seco apoia os programas da Jokey porque economiza tempo, otimiza a produção e melhora a qualidade da limpeza. O tempo de limpeza é reduzido em mais da metade do tempo. Além disso, o tempo economizado é ainda mais significativo em um molde de quatro cavidades que possui mais detalhes a serem limpados.

plastics_mold cleaning_performance plastics

 

O jateamento com gelo seco proporciona resultados superiores de limpeza

Com gelo seco, os moldes são limpos com mais freqüência, mais rapidamente, de forma mais econômica, não abrasiva, sustentável e ambientalmente correta. É uma solução comprovada para as iniciativas de produtividade, qualidade e redução de custos que muitas empresas estão buscando. Muitas empresas de moldes de injeção têm implementado métodos comprovados de gerenciamento de fabricação, tais como LEAN, 5S e Manutenção Produtiva Total (TPM).

"Trabalhamos muito com moldes complexos e nossas soluções permitem aos fabricantes deflagrar certas peças", Steve Wilson, Diretor da Unidade Global de Plásticos da Cold Jet

As soluções da empresa garantem que as questões ambientais e de segurança no trabalho sejam prioridade máxima, reduzindo a dependência dos fabricantes de produtos químicos.

"Nós não fornecemos uma máquina de limpeza, nós entregamos um resultado de limpeza para um cliente", afirma Wilson.

Plásticos, Benefícios do jateamento com Gelo Seco