Sua Fonte de Soluções em Gelo Seco

As Vantagens da Limpeza com Gelo Seco para Cavidades de Moldes de PET

Posted by Paula Vier on 28/10/2020 13:43:16

Packaging_Vents_GG_09072020_02

Um dos desafios enfrentados por todos os moldadores PET é a contaminação das cavidades e das áreas de ventilação nos moldes. A liberação de gases de várias resinas e aditivos utilizados no processo causa perda de produtividade quando os moldes têm que ser removidos da prensa para limpeza.

Não é raro perder de 4 a 6 horas de produção ao retirar os moldes da prensa e limpá-los com fibras, solventes e escovas. Em algumas aplicações, também é necessário um tempo adicional para reaquecer o molde à temperatura de produção antes que a limpeza possa começar. A parada da prensa para a limpeza preventiva dos moldes é cara, portanto deve ser feita de forma rápida e eficiente.

Se a limpeza não for feita da melhor maneira possível, os moldadores têm problemas de qualidade e processamento com todos os aditivos incrustados nas cavidades e áreas de ventilação.

Uma alternativa melhor para a limpeza dos molde PET é a limpeza com gelo seco.

Packaging_Vents_GG_09072020_03

Os métodos de limpeza com gelo seco permitem aos moldadores limpar áreas críticas de seus moldes diretamente na máquina, a temperaturas de operação, sem criar nenhum resíduo secundário.

O jateamento com gelo seco utiliza CO2 reciclado na forma de partículas sólidas de gelo seco que são aceleradas por um fluxo de ar de alta velocidade para remover contaminantes das superfícies. As partículas de gelo seco são sublimadas no impacto e passam de sólido a um gás, sem deixar nenhum resíduo secundário.

Saiba mais como funciona a limpeza com gelo seco.

Ao contrário dos métodos manuais, a limpeza com gelo seco:

  • Permite a limpeza no local
  • Sem utilizar produtos químicos
  • Sem risco de danificar as pinças e a placa de impressão - o gelo seco não é um meio abrasivo
  • Sem retrabalhos de limpeza
  • Mais rápido: Limpeza de 1 hora ao invés de 8 horas limpando

Isto permite que os operadores aproximem a máquina de jateamento de gelo seco Cold Jet da prensa e limpem as cavidades e respiradouros sujos do molde PET em temperaturas operacionais. Não há necessidade de desmontar e baixar os moldes da prensa.

Um molde de injeção PET de 72 cavidades pode levar 3 horas para ser limpo e com jateamento de gelo seco o tempo de limpeza é reduzido para menos de 45 minutos.

"A limpeza de moldes PET pode ser um processo muito demorado, especialmente para moldes com muitas cavidades de ventilação. A limpeza com gelo seco resulta definitivamente em uma limpeza superior, e com menos tempo parado temos sido capazes de aumentar a produção. O detalhe da limpeza que conseguimos com os sistemas Cold Jet nos permite limpar áreas que de outra forma não poderiam ser limpas", diz um dos maiores moldadores do mundo, cliente da Cold Jet desde 2001.

Além da limpeza de cavidades e moldes PET, a limpeza com gelo seco também é ideal para as seguintes aplicações:

  • Moldes de injeção
  • Moldes de sopro
  • Moldes de compressão
  • Moldes de uretano e poliuretano
  • Moldes texturizados e com acabamento espelhado

Saiba mais sobre a limpeza com gelo seco para outros tipos de moldes aqui.

FALE CONOSCO PARA UNA DEMONSTRAÇÃO ON SITE E VEJA A NOSSA TECNOLOGIA EM AÇÃO

+52 81 1097 0445

www.coldjet.com

 

Plásticos, Moldes de Injeção, Limpeza de Moldes