Sua Fonte de Soluções em Gelo Seco

Benefícios do jateamento com gelo seco

Posted by Paula Vier on 24/06/2022 07:21:20

A técnica de limpeza de jateamento com gelo seco é um processo extremamente eficaz para deixar todas as instalações da sua empresa ou fábrica em condições impecáveis.

Além de eficiente, é um método que se destaca por ser rápido e ecológico, pois não deixa  resíduos tóxicos no meio ambiente.

Como já vimos em posts anteriores, é um processo que usa pellets de gelo seco jateados em velocidades supersônicas para preparação de superfícies ou limpeza de moldes e equipamentos industriais. 

Quais são as características do gelo seco?

Gelo seco, é o dióxido de carbono (CO2) no estado sólido que, à pressão atmosférica, está a uma temperatura de -78,5°C.

O que faz com que se torne uma espécie de neve seca – e é a partir daqui que vem seu nome popular “gelo seco”.

O gelo seco não possui água em sua composição, o que significa que passa de estado sólido ao gasoso sem passar pelo estado líquido, o que não deixa resíduos de umidade. Sendo assim uma das principais razões pela qual este método se tornou um dos mais utilizados para a limpeza industrial.

Além disso, o gelo seco se destaca por naturalmente não ser inflamável, corrosivo, tóxico, condutor de eletricidade e asséptico.

Como funciona o jateamento com gelo seco?

O jateamento com gelo seco  funciona de forma semelhante a outros processos de jateamento (informalmente chamado de “granalhado”). Isso significa que o jateamento impulsiona um material em alta velocidade – neste caso, gelo seco – usando ar comprimido.

Sendo um material não abrasivo, quando entra em contato com a superfície a ser limpa, ocorre um choque térmico que expande o gás e, portanto, ocorre a limpeza.

Lembre-se que os pellets de gelo seco são sólidos e estão a uma temperatura de -78ºC.  

Então, quando atinge um contaminante, ocorre uma rápida transferência de calor fazendo com que a sujeira se desprenda completamente da superfície.

O pellet de gelo seco se sublima, mudando de estado sólido para gasoso, expandindo-se 800 vezes o seu volume.

Benefícios do jateamento com gelo seco

O jateamento com gelo seco é um processo rápido porque, à medida que o gelo seco se expande, tem a capacidade de cobrir vários metros quadrados com um único "jato".

Outro dos grandes benefícios dessa técnica de limpeza em particular é que tem a capacidade de alcançar áreas muito difíceis de limpar, graças à corrente de ar pressurizado e também ao formato dos pellets que podem ser tão pequenos quanto um grão de açúcar.

O gelo seco não deixa umidade e, além disso, é um material atóxico e não abrasivo, qualidades que o tornam um processo que não deixa rastros ou muito menos contaminação nos ambientes das plantas de produção. Outra das grandes vantagens a destacar desse processo é que não conduz eletricidade, o que o torna uma técnica ideal para a limpeza de equipamentos eletrônicos.

Em consonância com isso, o jateamento com gelo seco é 100% ecológico, um aspecto muito valioso nestes tempos em que é necessário tomar todas as precauções necessárias para cuidar do meio ambiente.

Por último, o jateamento com gelo seco é usado para a descontaminação de microrganismos. Devido às suas qualidades pode ser usado para eliminar Salmonella, E.  coli e Listeria em superfícies como aço inoxidável, vidros e plásticos de qualidade médica e alimentar, sendo aprovado pela FDA.

Todos esses benefícios fazem desse processo um dos mais escolhidos pelas plantas de produção, especialmente aqueles setores que precisam de máxima limpeza e eficiência em todos os seus ambientes.

Claro, para obter esses ótimos resultados, você precisa saber onde adquirir as máquinas certas. E é aqui que você deve confiar na Cold Jet.  

O melhor do jateamento com gelo seco não abrasivo e sem tóxicos

É evidente que a limpeza criogênica é um método que está trazendo excelentes resultados e é por isso que cada vez mais fábricas e empresas estão adotando.

É que não só proporciona uma limpeza profunda para todos os tipos de equipamentos e ambientes industriais reduzindo em 75% os tempos de limpeza, mas é uma técnica que não polui o meio ambiente.

Essa particularidade, que outros métodos não possuem, fazem da limpeza com gelo seco a melhor opção para limpeza de moldes, máquinas e ferramentas na indústria.

Na Cold Jet projetamos e comercializamos as melhores máquinas de limpeza com gelo seco, sendo confiada por mais de 18.000 instalações em todo o mundo.

Absolutamente todas as máquinas que você encontrará em nosso catálogo são feitas com a mais recente tecnologia, com funções especiais que simplificam significativamente o trabalho.

Além disso, também utilizamos materiais da mais alta qualidade na fabricação de cada um dos equipamentos. Consequentemente, você terá nossas máquinas de limpeza industrial por muitos anos.

 

Clique aqui e fale conosco!