Sua Fonte de Soluções em Gelo Seco

Benefícios de usar gelo seco para a Biotecnologia

Posted by Paula Vier on 30/09/2022 05:38:30

A biotecnologia está conosco há muito tempo, mas seu desenvolvimento está avançando diariamente. Portanto, suas aplicações em nosso cotidiano estão se multiplicando, surpreendendo a todos nós por sua constante evolução, que pode se tornar avassaladora se não tentarmos entendê-la melhor.

Nesse caso, na Cold Jet vamos explicar os benefícios de usar gelo seco para a biotecnologia. 

Continue lendo para mais detalhes...

O que é biotecnologia?

A origem da palavra "biotecnologia" é remontada no livro "Biotecnologia na produção de carne e laticínios de uma grande exploração agropecuária" por Károl Ereki em 1919

Por outro lado, a biotecnologia aparece como uma disciplina no início do século XX na indústria alimentícia. Mais tarde, setores como o meio ambiente ou a medicina se juntariam.

A biotecnologia utiliza células vivas para gerar ou melhorar bens para o ser humano, sendo um campo multidisciplinar que engloba todas as técnicas, processos e métodos que utilizam organismos vivos (bactérias, fungos e vírus) para usos específicos. 

Alguns dos ramos que usam biotecnologia são a física, a química, a medicina, a genética ou a biologia.

No campo da biologia, por exemplo, a biotecnologia aplica biologia celular, bioinformática ou a biologia molecular. 

Além disso, existem muitas definições para explicar o que é biotecnologia, as quais vão mudando com a própria evolução desta. 

Talvez o que melhor se adapte hoje é aquela que nos aponta a biotecnologia como "qualquer aplicação tecnológica que utilize sistemas biológicos e organismos com o fim de criar ou modificar produtos e serviços para usos específicos".

Outro ponto a destacar é que há 5 ramificações da biotecnologia moderna: industrial, animal, ambiental, humana e vegetal. 

Portanto, essa disciplina contribui para o combate à fome e às doenças e à produção de forma mais limpa e eficiente.

Características e vantagens da biotecnologia

Entre as características mais importantes da biotecnologia podemos destacar:

  • Promove o desenvolvimento e melhoria dos processos industriais e a criação de bens.
  • É usado em setores como agricultura, medicina, engenharia e diversas ciências.
  • É auxiliado por organismos vivos a fim de criar ou modificar um produto.
  • É vista como uma abordagem multidisciplinar que reúne diversos tipos de ciências.

Entre as vantagens que o desenvolvimento da biotecnologia produziu, elas são, sem dúvida, muito evidentes. A tecnologia e sua aplicação ao ser humano, tem sido baseada no conhecimento e uso sustentável da biodiversidade.

Além disso, as vantagens da biotecnologia no setor da saúde são inúmeras. Desde o desenvolvimento de medicamentos até o uso da tecnologia de DNA, passando pela criação de produtos que utilizam bactérias (insulina ou hormônio do crescimento), até a melhoria dos produtos biofarmacêuticos produzidos por leveduras, como a vacina contra hepatite B.

Outro benefício derivado da biotecnologia é sua contribuição para o desenvolvimento da terapia genética, que permite mudar um gene perdido ou mutado para um sem defeito, com o objetivo de corrigir o funcionamento celular errôneo.

A biotecnologia também oferece vantagens no campo agropecuário, melhorando os métodos tradicionais no tratamento de plantas e animais. 

Por essa razão, a biotecnologia também é responsável pelo mercado de cultivos transgênicos, aplicados globalmente nas últimas duas décadas.

Tipos de biotecnologia

Os tipos de biotecnologia são sete e são identificados por cores:

  • Biotecnologia verde: é usada por milhões de trabalhadores agrícolas com o fim de eliminar pragas e fortalecer os cultivos contra microrganismos.
  • Biotecnologia vermelha: é responsável pelo setor saúde e é responsável pela criação de centenas de milhões de vacinas e produtos farmacêuticos, como os antibióticos.
  • Biotecnologia amarela: trabalha na produção de alimentos com objetivos como a redução do nível de gorduras saturadas em óleos de cozinha.
  • Biotecnologia branca: no setor industrial colabora na melhoria dos processos de fabricação, na criação de biocombustíveis e muitas tecnologias mais.
  • Biotecnologia cinza: o objetivo é a conservação dos ecossistemas naturais e sua recuperação frente aos processos de poluição.
  • Biotecnologia azul: é responsável por utilizar os recursos do mar para criar produtos agrícolas, de saúde ou cosméticos.
  • Biotecnologia dourada: é isso que chamamos de bioinformática que se concentra na obtenção, análise e armazenamento de sequências de DNA e aminoácidos.

Onde a biotecnologia pode ser aplicada?

Aqui indicamos os principais campos de aplicação da Biotecnologia:

  • Vacinas: a aplicação mais relevante da biotecnologia é a produção de vacinas usando substâncias químicas, que ajudam o corpo a combater patógenos que a atacam. Estes são extraídos usando técnicas como o cultivo de proteínas.
  • Antibióticos: cada antibiótico é um produto puramente biotecnológico e inibe a reprodução bacteriana. Os antibióticos são produzidos por seres vivos, como fungos, e existem três tipos: natural, semissintético e sintético.
  • Cultivos antipragas: a biotecnologia é ativamente aplicada na criação de cultivos que resistam às pragas naturalmente e sem ter que recorrer a pesticidas. Isso também reduz o custo da mão-de-obra e cuida do meio ambiente.
  • Biorremediação: a aplicação na proteção ambiental é essencial. Responsável pelo tratamento de resíduos e poluentes. A biotecnologia utiliza certos nutrientes que estimulam a atividade bacteriana.
  • Indústria: a aplicação da biotecnologia na indústria vai desde a produção de estruturas celulares até o uso de microrganismos como enzimas para fabricação de produtos para uso industrial.

Benefícios do gelo seco para a biotecnologia

O gelo seco é, sem dúvida, a solução mais eficaz para manter temperaturas críticas. 

O uso de gelo seco garante o resfriamento constante durante todo o processo de transporte e de forma ambientalmente sustentável.

Muitas empresas em todo o mundo dependem do gelo seco para combater doenças infecciosas, produzindo e enviando vacinas para conter a propagação

Desde a chegada do COVID-19, mais de 8 bilhões de vacinas foram mantidas a temperaturas adequadas e seguras graças ao uso do gelo seco.

Além disso, em um campo tão delicado quanto a engenharia de tecidos, o gelo seco é a solução para garantir que as temperaturas críticas adequadas sejam mantidas.

Como no campo da biotecnologia, o gelo seco se preocupa em manter a viabilidade do produto.

Portanto, manter a temperatura crítica dos tratamentos que têm que salvar vidas, é algo indiscutível e utilizar gelo seco para este fim é a melhor solução para  refrigerar e manter adequadamente os tratamentos biotecnológicos:

  • Produção de gelo seco sob demanda
  • Assegura a rentabilidade do produto
  • Reduz o desperdício
  • Reduz o peso no transporte (gelo seco se sublima durante o trajeto)
  • Minimiza os custos de transporte

Pesquisar, desenvolver, testar e fabricar tratamentos terapêuticos é difícil. Assegurar a viabilidade para o paciente, mantendo temperaturas críticas durante os testes e o transporte, pode ser ainda mais difícil.

As soluções internas de produção de gelo seco permitem à indústria da biotecnologia assumir o controle de suas necessidades de resfriamento, otimizando seus processos e cumprindo as metas de sustentabilidade para melhores resultados aos pacientes.

 

Gelo seco – uma solução ambientalmente sustentável para a entrega de tratamentos que salvam vidas.