Sua Fonte de Soluções em Gelo Seco

Como limpar barris de cerveja sem afetar o sabor da bebida

Posted by The Cold Jet Team on 18/05/2020 11:20:07

Dry Ice Blasting Food and Beverage

Em 1995, a Dogfish Head abriu como a menor cervejaria comercial dos Estados Unidos produzindo lotes de 35 litros duas a três vezes por dia. Hoje a Dogfish é a maior cervejaria artesanal do nordeste do país, com instalações de última geração numa fábrica de 9.500 m², localizada em Milton, Delaware. Conhecida por suas cervejas Off-Centered Ale e Wood-Aged Beer, a Dogfish é também uma das cervejarias de crescimento mais rápido do país.  

O Problema

Segundo o site da Dogfish, "a madeira tem desempenhado um papel importante na história da nossa empresa desde a sua criação". Apoiando-se no preparo tradicional de cerveja que usava barris de madeira para envelhecer, a Dogfish é o lar dos maiores barris de madeira para preparo de cerveja construídos nos Estados Unidos desde a Lei Seca Americana (1920 - 1933). Os barris têm aproximadamente 4 metros de largura por 6 metros de altura, dois são feitos de carvalho branco americano, enquanto um terceiro é feito de madeira de Palo Santo trazida do Paraguai.

A aproximação da cervejaria para fazer a cerveja Wood-Aged (cerveja envelhecida na madeira, em tradução livre) é mais parecida com a fabricação de vinho do que com a destilação, contando com o contato direto da cerveja com a madeira para adicionar um sabor distinto que não pode ser duplicado com os métodos tradicionais de fabricação de cerveja. Infelizmente, anos de destilação e envelhecimento da cerveja nos grandes barris deixaram a madeira dentro dos barris revestidos com acúmulo de incrustações, o que começou a afetar a qualidade e o sabor da cerveja.

Dry Ice Blasting Food and BeverageA cervejaria tentou vários métodos diferentes de limpeza, mas estava preocupada com o impacto da limpeza sobre os barris e o sabor da cerveja.

"No passado, usávamos água ozonizada para lavar os barris, mas nunca tínhamos feito uma limpeza completa porque não conseguíamos encontrar um processo que não impactasse o sabor da cerveja", disse Lenore Bennett, gerente de controle de qualidade da Dogfish.

 

"Precisávamos remover todo o acúmulo dentro dos barris de carvalho para que pudéssemos restaurar a qualidade da nossa cerveja envelhecida em madeira. Também precisávamos limpar o exterior, pois as visitas às fábricas são muito populares para o nosso negócio e após anos de uso contínuo, os três barris começaram a apresentar sinais de desgaste. Queremos apresentar um ambiente limpo para todos os nossos visitantes, então enquanto a limpeza do interior era fundamental para restaurar a produção da nossa cerveja envelhecida, a limpeza do exterior dos barriss era igualmente importante".

 

A Solução

Após sugestão de uma vinícola, a Dogfish entrou em contato com a React365, especialista em jateamento com gelo seco utilizando sistemas de jateamento de última geração. Os sistemas de jateamento Cold Jet utilizam CO2 reciclado na forma de pellets ou blocos de gelo seco não abrasivos para uma variedade de aplicações de limpeza. O meio de jateamento com gelo seco, jateado utilizando ar pressurizado a velocidades controladas pelo usuário, sublima-se ao impacto com a superfície, retirando sujeira e contaminantes sem deixar para trás nenhum resíduo secundário.

Saiba mais sobre jateamento com gelo seco

 

A limpeza de barris de vinho e cerveja com gelo seco:

  • elimina a necessidade de solventes químicos, que podem influenciar a essência da madeira
  • remove esporos de fungos, bactérias e fungos a - 79° C
  • remove uma camada minúscula da superfície da madeira, ajudando a remover quaisquer esporos de mofo enquanto expõe madeira fresca

    "Assim como o jateamento em barris de vinho, um dos principais benefícios do jateamento com gelo seco para este projeto foi a capacidade de ajudar a revitalizar e renovar a madeira", disse Jim Leatherman, gerente nacional de vendas da React365. "Renovar a madeira ajudaria a restaurar a qualidade do sabor de madeira envelhecida pela qual a Dogfish era conhecido".

Dogfish Head inside vesselA cervejaria selecionou a React365 devido à experiência de sua equipe trabalhando em projetos com entrada e treinamento em espaços confinados, utilizando rigging de rapel. Por causa da profundidade dos barris de madeira, a equipe da React365 teria que ser levada para dentro dos barris e, às vezes, ficar pendurada no ar enquanto jateava com o sistema Cold Jet.

"Este não era um trabalho de limpeza tradicional, e a Dogfish não ia dar este projeto para qualquer um", acrescentou Leatherman. "O tamanho e a profundidade dos barris apresentavam uma situação única, mas dado o treinamento militar e de bombeiros de nossa equipe, estávamos bem preparados para fornecer com segurança e eficácia os resultados desejados pela cervejaria".

O projeto levou três dias para ser concluído por quatro membros da equipe do React365. O processo de jateamento com gelo seco foi eficaz na limpeza de todo a incrustração interna, que depois de removida, foi rapidamente enxaguado do fundo dos barris com água. A equipe foi capaz de renovar a madeira por dentro e limpar o exterior, proporcionando a nova aparência que a Dogfish queria para seus tours na cervejaria.

"Os resultados foram melhores do que eu esperava", concluiu Bennett. "Os barris ficaram muito melhores por fora e por dentro. Por causa da eficácia do processo de jateamento com gelo seco, planejamos repetir o processo com a React365 pelo menos uma vez por ano. Com a madeira agora muito mais limpa e revitalizada, implementando um plano mais formal de gerenciamento dos barris de madeira e aumentando a produção da nossa cerveja Wood-Aged, teremos cerveja de melhor qualidade e mais deliciosa".

 

Alimentos e Bebidas