Sua Fonte de Soluções em Gelo Seco

Como produzir gelo seco?

Posted by Paula Vier on 24/06/2022 07:14:49

O gelo seco, é o dióxido de carbono (CO2) em estado sólido, onde a pressão atmosférica está a uma temperatura de -78,5°C.

Hoje, é um composto que é usado em diversas áreas e para diferentes propósitos. Nos laboratórios, é utilizado para a conservação de tecidos e produtos biológicos para análise e pesquisa, por exemplo.

Além disso, nos últimos anos este composto passou a ser utilizado para a limpeza de diferentes empresas, especialmente para aquelas que precisam de higiene máxima, como é o caso do setor alimentício e farmacêutico

Esse processo é conhecido como "limpeza criogênica" e é nisso que vamos focar principalmente neste artigo. Mas primeiro, vamos dizer tudo o que você precisa saber sobre este composto:

Por que se chama gelo seco?

A diminuição da temperatura e pressão do CO2 faz com que este composto se torne uma espécie de neve seca e, como não possui água na sua composição, esta é a razão pela qual é popularmente chamado de "gelo seco".

Como o gelo seco é obtido?

O gelo seco é o produto da diminuição da temperatura e da pressão do CO2

Este processo lhe dá algumas particularidades, como a sua temperatura de -78,5 °C, e o fato de naturalmente não ser inflamável, tóxico e também asséptico. 

Claro, por ser um composto extremamente frio, sua manipulação deve ser muito cuidadosa e deve ser armazenado em ambientes onde a temperatura seja igual ou menor para que não perca suas propriedades. 

O que pode ser feito com gelo seco?

Como explicamos no início, o gelo seco é usado em diferentes áreas para vários propósitos. É utilizado em pesquisa científica, gastronomia, agricultura e no setor de manutenção e limpeza industrial.

Mas o que mais nos interessa é que se tornou um método revolucionário de limpeza, extremamente eficiente em todos os tipos de ambientes. Ainda mais nos setores onde é necessária a máxima higiene e eficiência de limpeza.

Vamos ver todos os detalhes deste novo processo:

Como é a limpeza industrial com gelo seco?

 A limpeza com gelo seco é uma técnica baseada na projeção de partículas de CO2 no estado sólido. Estes pellets são acelerados a 300 m/s a - 80°C que, quando impactados contra uma superfície, tornam-se gasosos

Esse processo gera um choque térmico, através de um sistema de ar comprimido, que faz a sujeira saltar, deixando o ambiente completamente limpo e sem qualquer dano. 

Essas particularidades tornam o gelo seco perfeito para a higiene diária de camadas residuais de materiais como verniz, cola, tinta, óleos, graxas, fuligem, lubrificantes, antiderrapantes e muitas outras substâncias que precisam de manutenção diária.

Tem como particularidade que não é necessário fazer desmantelamentos prévios e rearmamentos posteriores. Além disso, tem a capacidade de alcançar buracos e áreas de difícil acesso.

Outra das grandes vantagens desse método é que não deixa resíduos secundários, como sucede com outras técnicas de limpeza. A única coisa que é descartada é o material que é retirado da superfície.

Como a limpeza de gelo seco é um processo seco, que não produz condição de corrente, pode ser usado na limpeza de motores e circuitos elétricos. 

Vantagens da limpeza de gelo a seco

Em particular, este método inovador de limpeza industrial com gelo seco oferece uma série de benefícios muito importantes:

 

  • É um sistema de limpeza ecológica, respeita o meio ambiente já que não são utilizados produtos químicos.
  • Não danifica superfícies porque não é um processo abrasivo, um aspecto que também beneficia a vida útil dos equipamentos e ferramentas.
  • Limpeza muito mais rápida e rigorosa.
  • Não é necessário fazer uma desmontagem de máquinas.
  • Chega a lugares de difícil acesso.
  • Ao não usar produtos químicos, a saúde de seus funcionários não está em risco.

Onde comprar gelo seco?

Se você quer começar a usar a limpeza de gelo seco para ter as instalações da sua empresa em condições impecáveis, você certamente está se perguntando onde obter este composto que beneficia tanto 

Como vimos, o gelo seco pode ser a solução mais eficaz para a limpeza de máquinas, moldes e ferramentas , pois reúne uma série de propriedades que a tornam extremamente eficaz.

Basicamente, é uma técnica que, bem utilizada, não tem fissuras.  E também é ecológica, um aspecto muito valioso nestes tempos.

Bem, se você está interessado neste processo, não procure mais. Na Cold Jet, líder mundial em tecnologia de produção de gelo ecológico, é o lugar ideal para adquirir esses compostos.

Em primeiro lugar, porque usamos as melhores técnicas para que o gelo seco seja da mais alta qualidade e, consequentemente, a técnica de leveza proporciona os resultados esperados.

Além disso, temos anos de experiência na área, oferecendo soluções sob medida para cada empresa que confia em nós. 

Em função das particularidades de sua empresa, vamos dizer se é aconselhável comprar pequenas unidades ou grandes quantidades de gelo seco.

Deve-se notar que o composto que produzimos na Cold Jet é aprovado pela EPA, FDA e USDA para uso na indústria alimentícia.

Cabe destacar que este processo é absolutamente ambientalmente amigável porque é fabricado com dióxido de carbono reciclado. Isso significa que ele não adiciona CO2 à atmosfera.

Se você nunca trabalhou com o gelo seco, ou não sabe as quantidades que você precisa, a Cold Jet conta com uma consultoria especializada que lhe dará o assessoramento que você precisa para tirar o máximo proveito deste composto fantástico para limpar as instalações da sua empresa.