Sua Fonte de Soluções em Gelo Seco

Como remover rebarbas de plástico?

Posted by Paula Vier on 25/08/2022 08:16:20

O acabamento é essencial na fabricação de produtos moldados. Além disso, proporciona às superfícies uma proteção contra rugosidade e corrosão, sendo fundamental na elaboração de qualquer tipo de produto.

Mas, na maioria dos processos de moldagem, pode haver o aparecimento de rebarbas que afetam diretamente a qualidade dos produtos e peças e suas geometrias.

Dessa forma, os métodos para remover efetivamente rebarbas de plástico e conseguir um acabamento perfeito de peças, evoluíram muito ao longo dos anos. E nos últimos tempos, o método mais eficaz para remover a rebarba e que proporciona um acabamento perfeito, é através das soluções de limpeza criogênicas que oferecemos na COLD JET.

É por isso que você deve saber as vantagens do gelo seco para este uso específico.

O que é são rebarbas?

Uma rebarba é um material plástico em excesso que se forma nas extremidades da superfície de uma peça, na injeção de plásticos, o excesso de rebarba é um defeito muito comum.

A rebarba plástica consiste em resíduos de polímeros solidificados que não fazem parte da peça  desejada, e onde as rebarbas são apresentadas nas bordas da peça ou nos tuchos ou parafusos de ejeção.

Neste caso, o material excedente permanece preso à parte moldada e deve ser removido através de um processo específico, onde  se destaca a limpeza criogênica com gelo seco.

Por que são produzidas as rebarbas?

Rebarbas plásticas geralmente são produzidas quando uma fina camada de material é forçada a sair da cavidade (na linha de partição ou na posição dos ejetores).

Lembre-se que este material excedente permanece anexado à peça final e, portanto, deve ser removido com técnicas ou métodos eficientes.

Mas, outras das causas mais comuns da produção excessiva de rebarba são defeitos no sistema do molde, uma alta fluidez do material ou uma baixa força de fixação, entre outras. 

Agora lhes detalhamos: 

Fluidez excessiva do polímero

Em ocasiões em que as rebarbas são produzidas por uma fluidez excessiva do polímero, isso permite que o material flua muito facilmente através de qualquer cavidade disponível. 

Não esqueçamos que a fluidez do material é influenciada por sua viscosidade, sendo uma propriedade definida como "a resistência ao fluxo". 

Esta propriedade de materiais pode variar dependendo da temperatura: com maior  temperatura,  a viscosidade diminui, e por sua vez aumenta a fluidez. 

É por isso que as altas temperaturas do material , facilita o aparecimento de rebarbas de plástico.

Defeitos no sistema do molde

Quando há defeitos no sistema do molde, é porque há áreas onde o fechamento do molde não é ideal devido a um desalinhamento entre as placas, um contato inadequado entre elas, ou o aparecimento de alguma deformação durante o processo.

Portanto, o polímero pode fluir por qualquer um desses espaços e, quando solidificado, é porque uma rebarba plástica terá sido produzida.

Baixa força de fixação

Quando há uma força de fixação baixa ou é muito fraca, rebarbas de plástico também podem ocorrer. 

Isso significa que as placas do molde não podem ser mantidas adequadamente e o polímero será capaz de fluir entre elas livremente.

Outras causas para o aparecimento de rebarbas de plástico

Outras razões pelas quais as rebarba de plástico podem ocorrer  são as seguintes: 

  • Presença de contaminantes (graxa, sujeira e resíduos)
  • Obstruções no sistema de evacuação de ar ou um design ruim
  • Placas de cavidades ou molde desgastadas ou mal montadas
  • Super-compactação
  • Condições de moldagem não ideais

Como remover a rebarba?

A desbarbação de plástico, também conhecido como eliminação de rebarbas, faz parte do processo usado para fabricar objetos plásticos a partir da moldagem por injeção.

Embora existam várias formas de remover a rebarba de plástico, sem dúvida o método mais eficiente para remover a rebarba e que o acabamento das peças é ideal, é através das soluções de limpeza criogênica da COLD JET.

A limpeza criogênica é uma solução eficaz, rápida e uniforme para remover rebarbas e resíduos de peças, aproveitando assim as vantagens do o gelo seco  para este uso específico.

No jateamento  com gelo seco é utilizado CO2 reciclado na forma de partículas de gelo seco sólido, que são aceleradas por uma corrente de ar de alta velocidade, a fim de eliminar os contaminantes das superfícies.

Lembre-se que o gelo seco não é abrasivo e não gera resíduos secundários, o que garante a manutenção de peças acabadas sem deixar contaminantes.

Neste caso, as partículas de gelo seco sublimam no impacto, passando assim de estado sólido para gasoso. Tudo isso sem comprometer as geometrias das peças plásticas nem sua qualidade final.

Portanto, a limpeza criogênica eliminará com segurança os resíduos e rebarbas das peças fabricadas de plástico e outros materiais como acrílico, nylon, acetal, PBT, nitinol, fenólico e muito mais...

Benefícios da limpeza criogênica para remover rebarba 

Entre os benefícios da limpeza criogênica para remover a rebarba temos:

  • A limpeza com gelo seco elimina os processos manuais de rebarbação, permitindo que peças com acabamentos de maior qualidade sejam obtidas em menos tempo
  • Os custos operacionais são reduzidos
  • Não é um processo abrasivo, portanto não danifica a geometria da peça ou sua qualidade final
  • A qualidade das peças é melhorada
  • Taxas de desperdício diminuem
  • Sem resíduos secundários
  • O risco de retenção de impurezas é eliminado
  • Permite automatizar o processo: rebarbação mais rápida e de forma mais uniforme, reduzindo até 80% o tempo de acabamento das peças, dando mais produtividade na empresa
  • Lixas, facas ou estiletes não são utilizados
  • Sem reemissões  de operação
  • Por último, também garante que todos os operadores tenham os mesmos resultados e de forma consistente.