Sua Fonte de Soluções em Gelo Seco

Como solucionar os problemas com poeira causados pelo jateamento abrasivo?

Posted by The Cold Jet Team on 04/06/2020 13:32:26

Se você já ouviu falar em jateamento sem poeira, você sabe que o método está se tornando a escolha preferida para o preparo de superfícies e remoção de corrosão/revestimento.  Embora o título "jateamento sem poeira" seja um pouco equivocado, já que é impossível entregar um jateamento completamente sem poeira quando é necessário um jateamento abrasivo, existem soluções que reduzem drasticamente as nuvens de poeira.


Estas soluções permitem o preparo industrial de superfícies sem as nuvens de poeira resultantes que prejudicam a visão, criam enormes quantidades de resíduos secundários e são prejudiciais aos trabalhadores e ao meio ambiente.   

Mas você sabia que adicionar um abrasivo ao jateamento com gelo seco é a melhor solução de jateamento sem poeira? O jateamento com gelo seco + um abrasivo elimina os efeitos negativos de outras opções de jateamento sem poeira, como a limpeza de resíduos secundários e a retenção e coleta de água.

As características únicas do gelo seco fazem dele o meio de limpeza perfeito se você estiver procurando o mínimo de poeira e desperdício.

 

Como funciona o Jateamento com Gelo Seco?

O Jateamento com Gelo Seco é uma técnica de limpeza e preparação de superfícies ambientalmente responsável.

É semelhante ao jateamento de areia, granalha e soda cáustica, pois prepara e limpa superfícies utilizando um meio acelerado em uma corrente de ar pressurizada. A diferença é que o jateamento com gelo seco que utiliza granulados sólidos de dióxido de carbono (CO2), que são jateados em velocidades supersônicas e sublimados (voltam para o estado gasoso) no impacto com a superfície, removendo a sujeira e contaminantes do substrato subjacente.

 

Adicionando um abrasivo ao jateamento com gelo seco

dry ice blasting and abrasiveO gelo seco é um meio suave e em algumas aplicações que necessitam de um método de remoção mais agressivo, a adição de um abrasivo ao fluxo do jato aumenta o poder de limpeza do gelo seco.

A adição de um abrasivo ao jato de gelo seco aumenta sua agressividade e remove efetivamente pintura, revestimentos e corrosão, eliminando os problemas com os métodos tradicionais de remoção.  

O gelo seco sublima-se de volta a gás CO2 quando atinge a superfície e como o CO2 é mais pesado que o ar, ele impede que o meio adicionado e o contaminante removido da superfície se dispersem pelo ar.

 

Por que o jateamento com gelo seco + um abrasivo em vez de outrosm métodos?

Benefícios do jateamento com gelo seco + um abrasivo:

  • Reduz significativamente a poeira e os resíduos gerados pelos métodos tradicionais
  • Utiliza meios consideravelmente menos abrasivos que os métodos tradicionais
  • Não deixa resíduos de material na superfície a ser limpa (sem lavagem secundária)
  • Não requer tempo de secagem (não requer água para o processo de limpeza)

dry ice blasting plus an abrasive

 

Reduz significativamente os níveis de poeira - até 97%

Algumas opções de jateamento sem poeira, como o jateamento com vapor ou lama, utilizam água com um abrasivo para capturar as moléculas de poeira e evitar que elas se tornem aerodinâmicas. Embora isto seja eficaz na redução dos níveis de pó, o método ainda cria uma quantidade considerável de resíduos. Além disso, a água como meio diminui a velocidade das partículas abrasivas, o que, por sua vez, limita a produtividade.

O jateamento com gelo seco misturado a um abrasivo busca o melhor dos dois mundos.

Como o gelo seco impacta a superfície e sublima de um sólido para um gás, esse gás suprime a poeira do ar. Estudos têm confirmado que com uma solução de gelo seco + abrasivo, os níveis de poeira são reduzidos em 97% em comparação com outros métodos de jateamento.

Devido a isso, não há uma limpeza tediosa e tempo gasto em encapsulamento, coleta e disposição de resíduos. Por exemplo, a água + limpeza abrasiva requer a instalação de um sistema de contenção para coletar e descartar os resíduos.

A redução dos níveis de poeira também leva a uma maior visibilidade do operador, o que facilita a limpeza efetiva do operador. O aumento da visibilidade pode ser visto claramente no vídeo acima, que compara seco + abrasivo com água + jato abrasivo.

*97% de redução se refere ao jato de gelo seco E-CO2 de propriedade da Cold Jet + solução abrasiva. Os resultados dos testes são verificados por terceiros.

 

Usa menos abrasivo do que outras opções de jateamento sem poeira

A solução de gelo seco + abrasivo requer uma quantidade significativamente menor de material do que as opções alternativas. O gelo seco + solução abrasiva utiliza de 45 a 70 quilos (100-150 lbs) de material por hora, ao invés de 270 quilos (600 lbs) ou mais por hora das opções tradicionais.

A solução também limpa mais rápido do que muitas opções de abrasivos úmidos.  A água retarda a velocidade das partículas abrasivas e limita a produtividade, o que resulta em uma limpeza mais lenta. Soluções à base de água também dependem principalmente da força cinética para remover contaminantes, que é gerada pelo meio que impacta a superfície.  A solução de gelo seco também depende da força cinética, mas também incorpora dois outros fatores (Efeito Choque Térmico e Efeito Termocinético) que levam a um processo de limpeza mais eficiente.

Isto resulta em gelo seco sendo um meio mais eficiente por área de limpeza, o que resulta em menos material sendo utilizado em cada projeto.

 

Sem tempo de secagem ou lavagem secundária

O gelo seco + solução abrasiva deixa a superfície completamente seca e livre de resíduos, o que elimina horas de secagem e permite aplicar uma nova camada de tinta ou revestimento imediatamente após o processo de limpeza. Como não há resíduos na superfície após a limpeza, não há necessidade de uma lavagem secundária para remover os contaminantes.

A mistura de gelo seco + abrasivo também elimina a necessidade de instalação de contenção e coleta de resíduos. Tudo isso, aliado ao fato de que o gelo seco + abrasivo limpa mais rapidamente, resulta em uma grande redução no tempo de projeto.

 

A solução Cold Jet para gelo seco + abrasivo: E-CO2 150

ECO2 dustless  blastingSe você está procurando uma opção de jateamento sem poeira que atenda aos seus padrões de qualidade, o gelo seco + abrasivo tem a maior combinação de benefícios, incluindo maior eficiência, maior produtividade e maior segurança tanto para o operador quanto para o meio ambiente. 

A E-CO2 150 combina uma máquina de jateamento com gelo seco Cold Jet (PLT 60, Aero 80 ou C100) com um pote abrasivo personalizado de 1,5 pés cúbicos pressurizados. O sistema foi desenvolvido especificamente para alimentar a mistura patenteada da Cold Jet de gelo seco e um meio abrasivo. A máquina personalizada permite que os usuários experimentem uma dosagem precisa do material abrasivo, capacidade de auto-regulação e integração dos mecanismos de controle do aplicador para garantir o gelo seco e a alimentação do abrasivo juntos simultaneamente quando o gatilho é acionado.

A solução patenteada foi verificada por terceiros para reduzir os níveis de pó em até 97%, tornando-o mais seguro para o operador, colaboradores e ambiente adjacente.

A E-CO2 150 também oferece um maior grau de versatilidade, permitindo uma limpeza não destrutiva com apenas gelo seco e também uma limpeza mais agressiva com a mistura abrasiva própria da Cold Jet, mantendo-se ambientalmente responsável. Você pode se sentir confiante em saber que, você será capaz de realizar todos os trabajos com a E-CO2 150.

Se o jateamento sem poeira é o futuro, a solução de Cold Jet com gelo seco + abrasivo é a escolha certa para as indústrias.

Saiba mais sobre jateamento com gelo seco + um abrasivo para suas necessidades de jateamento sem poeira

Benefícios do jateamento com Gelo Seco, gelo seco + abrasivo