Sua Fonte de Soluções em Gelo Seco

Por que usar gelo seco em transporte refrigerado e como utilizá-lo?

Posted by Paula Vier on 23/12/2022 06:50:11

O gelo seco é um composto usado em cada vez mais áreas, pois é capaz de manter a cadeia de frio, essencial para que alimentos, vacinas, medicamentos e amostras biológicas não sejam estragados.

Estamos a falar de setores que precisam constantemente transportar os seus produtos, algumas vezes a longas distâncias. 

Bem, para a transferência de alimentos, vacinas e medicamentos, o gelo seco também está provando ser a melhor opção para que cheguem ao seu destino sem perder nenhuma das suas propriedades.

Estes compostos tornaram-se peças-chave para a manutenção da cadeia de frio, que é essencial em áreas como alimentos, farmacêutica e biológica.

Na Cold Jet conhecemos perfeitamente as propriedades e benefícios que este composto é capaz de proporcionar para estes setores, e é por isso que neste artigo contaremos tudo o que deve ter em conta para que os seus produtos não sejam danificados. 

Como o gelo seco deve ser transportado?

É claro que o transporte de alimentos ou produtos congelados requer a máxima cautela, porque são muito delicados. Um erro no processo pode levá-lo a perder parcial ou totalmente a mercadoria.

O mais importante é manter a cadeia de frio durante toda a viagem, pois se quebrar vai estragar as propriedades da mercadoria.

Outra questão fundamental a não perder de vista é que o objetivo é manter os produtos, não os resfriar para que cheguem intactos ao seu destino.

Independentemente do transporte escolhido, que dependerá das características da empresa e do território em que opera (um frigorífico regional não é o mesmo que uma empresa farmacêutica que transporta vacinas para grande parte do mundo), é essencial gerar as condições certas para que a temperatura seja ideal.

Nesse sentido, os produtos precisam ser perfeitamente armazenados para que não percam suas propriedades.  

Por último, entre as principais recomendações na hora do transporte, é fundamental evitar mudanças bruscas de temperatura e sempre usar luvas para manipular o gelo seco. 

Que precauções são necessárias ao manusear gelo seco?

Independentemente do setor, existem algumas recomendações a ter em mente ao transportar gelo seco

Vejamos:

  • Deve ser evitado o contato do gelo seco com os olhos e a pele (use sempre luvas).
  • O gelo seco não precisa ser armazenado em recipientes herméticos.
  • Estes compostos não devem ser depositados diretamente em pisos laminados ou cerâmicos.
  • Não é aconselhável transportar gelo seco em um veículo com passageiros, porque o acúmulo de concentrações de dióxido de carbono pode causar sufocamento nas pessoas.
  • Não é aconselhável armazenar gelo seco em câmaras de conservação que não tenham ventilação, uma vez que pode criar uma sub-oxigenação de efeitos mortais para pessoas ou animais. 

Tomar todos esses cuidados é realmente importante para evitar transtornos no transporte de seus produtos. Caso contrário, não só você pode perder mercadorias, mas pode haver efeitos sobre sua saúde e a de seus trabalhadores.

Em que áreas o transporte de gelo seco é benéfico?

Aqui lhe dizemos: 

Setor alimentício

Para o setor alimentício, o gelo seco tornou-se o aliado perfeito para o transporte de seus produtos, especialmente aqueles que são perecíveis, como carnes e laticínios.

Estes compostos fazem-nos chegar ao seu destino (supermercados, frigoríficos, casas particulares) sem perder a cadeia de frio.

É importante lembrar que a cadeia de frio se refere ao processo pelo qual uma temperatura é atingida de acordo com a manutenção de alimentos como carnes, aves, peixes e laticínios, principalmente.

Na maioria dos casos, consiste em três etapas bem marcadas: armazenamento e conservação em câmaras frigoríficas, transporte em veículos refrigerados e plataformas de distribuição e pontos de venda.

Devido às suas características e versatilidade, o gelo seco é um composto que pode ser utilizado perfeitamente em todas as fases deste processo, principalmente nos traslados que é, sem dúvida, a parte mais complexa de todas.

Setor farmacêutico

Como os alimentos, os medicamentos também exigem a manutenção de uma cadeia de frio adequada para não perder suas propriedades.

O uso de gelo seco para os envios de todos os tipos de produtos médicos e farmacêuticos garante que esses produtos sensíveis sejam mantidos nas temperaturas certas durante todo o traslado.

Eses compostos têm a capacidade de alcançar um resfriamento de até -78,5 ° C de modo prolongado e constante.

Talvez o caso das vacinas seja o mais paradigmático desse setor, já que precisam estar em temperaturas extremamente baixas.

Setor biológico

Os laboratórios costumam usar gelo seco para a preservação de órgãos e produtos biológicos, bem como para o resfriamento de reações exotérmicas e o congelamento profundo de vírus, bactérias, tecidos e células.

Estes compostos também são utilizados para o traslado de amostras biológicas quando a análise em outro laboratório é solicitada.

Gelo seco, a melhor solução para o transporte refrigerado

O gelo seco tornou-se uma forma ecológica e segura para o transporte seguro de produtos extremamente sensíveis que exigem a manutenção da cadeia de frio para não perder suas propriedades.

Esses compostos têm três vezes o poder de resfriamento do gelo de água e, além disso, sublimam de novo em gás, não deixando resíduos nem vestígios de umidade.

Essa particularidade garante que a temperatura dos produtos possa ser mantida em toda a cadeia de frio, sem afetar negativamente o meio de refrigeração.

Na Cold Jet, oferecemos aos clientes um catálogo de máquinas de produção de gelo seco de alta qualidade, que são capazes de criar grandes quantidades em apenas alguns minutos. Tenha certeza de que você encontrará um artefato que se adapte aos produtos que você precisa transportar.

Contamos com uma equipe de profissionais com vasta experiência e altamente qualificados para ajudá-lo em tudo o que você precisa.

Se você tiver dúvidas sobre se a máquina é adequada para transportar suas mercadorias, você pode entrar em contato conosco aqui mesmo sem qualquer compromisso. Colocar-nos-emos imediatamente à sua disposição para o assessorar.