Sua Fonte de Soluções em Gelo Seco

Fábrica de Chocolates reduz o tempo de limpeza em 60% com o jateamento com gelo seco

Posted by The Cold Jet Team on 23/01/2020 12:50:56

dry ice blasting food processingImportante fabricante de chocolate descobre uma solução de limpeza que satisfaz os seus elevados padrões de controle de qualidade.

Há mais de 150 anos, uma conceituada fábrica de chocolates americana produz chocolates premium desde o nibs de cacau até ao produto finalizado. A mistura de grãos de cacau e métodos únicos de torrefação e processamento garantem chocolates da mais alta qualidade. Com uma forte dedicação à perfeição, este fabricante de chocolates e bombons requer soluções de limpeza adequadas que sejam eficientes, seguras e ajudem a manter ambientes limpos e livres de alérgenos para a fabricação contínua. 

Os métodos tradicionais de limpeza da empresa incluem raspar e escovar manualmente o chocolate e as partículas de alimentos das cadeias e trilhos em sua linha de produção. Demorado e tedioso, este processo exigia que a empresa encerrasse a produção e alocasse amplos recursos.

Com novas linhas de produtos a lançar e um elevado padrão de rentabilidade, a empresa procurava métodos de limpeza que poupassem tempo e recursos, mas que mantivessem os seus rigorosos padrões de qualidade.

 

Entre os requisitos da empresa para uma solução de limpeza estavam:

  • Um processo que aumentasse a rentabilidade com novas linhas de produtos em vez de aumentar os custos de produção 
  • Um processo para assegurar que os produtos que não contêm nozes não contenham quaisquer vestígios de nozes
  • Manter a qualidade do produto
  • Um método mais rápido que não exija o desligamento das máquinas
  • Um processo mais eficiente que requeira menos trabalhadores
  • Um ambiente de trabalho seguro e livre de alérgenos

dry ice blasting food production

"Nosso processo de limpeza de alérgenos exigiu algums vezes até 500 horas-homem para garantir que estivéssemos operando um ambiente de trabalho livre de alérgenos e seguro".  Precisávamos de uma nova solução que fosse mais eficiente e proporcionasse o ambiente necessário para produzir a variedade de produtos que fabricamos".

- Tony Tai, Supervisor de Produção

 

 

A solução: Limpeza com gelo seco

Num esforço para melhorar o processo de limpeza, a empresa decidiu avaliar novos métodos e sistemas de limpeza. Entre os processos que a empresa pesquisou estava a limpeza a vapor, que utilizava vaporizadores portáteis, escovas e raspadores feitos sob medida. Embora fossem eficazes na limpeza dos equipamentos, os limpadores a vapor revelaram-se ineficientes.

Também foram avaliadas várias marcas e modelos diferentes de outros sistemas de limpeza alternativos, incluindo aqueles que utilizavam jateamento com gelo seco.

O processo de limpeza com gelo seco ambientalmente responsável utiliza pellets de gelo seco CO2 reciclados e acelerados a velocidades supersônicas. O gelo seco sublima-se no impacto, não deixando resíduos secundários. A limpeza com gelo seco é também não abrasiva e não condutora de eletricidade, o que significa que a fábrica de chocolates pode utilizar o sistema sem se preocupar com o desgaste do equipamento ou em danificar componentes eletrônicos. A limpeza com gelo seco também tem sido efetivamente utilizada em outras fábricas inspecionadas pela EPA, FDA e USDA (entidades americanas equivalentes a ANVISA e InMetro ). 

Saiba mais como funciona a limpeza com gelo seco

 

Os Resultados

Em um teste monitorado com o jateamento de gelo seco, o fabricante de chocolates foi capaz de reduzir o tempo de limpeza em mais de 60%. Além de economizar tempo e recursos de mão-de-obra, a equipe de produção considerou o sistema de fácil utilização e um complemento às suas iniciativas de fabricação Lean.

"Não é fácil cortar custos de limpeza sem cortar cantos, mas quando se trabalha com alimentos, simplesmente não se assume riscos. As alergias a nozes e castanhas são um enorme problema hoje em dia, e nós não encaramos esse problema de forma leviana".

- Tony Tai, Supervisor de Produção

Após o teste piloto inicial, a empresa implantou três sistemas de jateamento com gelo seco que proporcionaram uma limpeza econômica em um formato ambientalmente responsável. Este método permite ao fabricante limpar os equipamentos de produção de chocolates e bombons no local e enquanto ainda estão quentes.

Com menos pessoas necessárias para limpar e a capacidade de limpar em menos tempo, a empresa foi capaz de reduzir os custos de manutenção e o tempo de inatividade da produção. Uma limpeza mais rápida e eficaz lhe permitiu aumentar o número de ciclos de produção usando o mesmo equipamento.

dry ice blasting food processingAo implantar sistemas de jateamento com gelo seco, este produtor de chocolates e bombons reduziu o tempo e os recursos necessários para completar o extenso processo de limpeza de alérgenos da empresa.

Como resultado, a empresa melhorou suas iniciativas Lean e implantou uma solução de limpeza que realmente ajuda a aumentar a produção e a lucratividade.  Atualmente, a empresa está procurando expandir o uso da limpeza com gelo seco para outros departamentos e possivelmente para outras plantas dentro de suas empresas parceiras.

Benefícios do jateamento com Gelo Seco, Alimentos e Bebidas, Casos de Estudo