Sua Fonte de Soluções em Gelo Seco

Importância e benefícios da manutenção de fábricas

Posted by Paula Vier on 03/05/2023 09:50:16

A manutenção de uma fábrica é um aspecto fundamental para cuidar das instalações e do rendimento produtivo da indústria.

A limpeza constante e a inspeção periódica das máquinas são as duas ações mais importantes do processo.

Um dos principais benefícios de realizar a manutenção regular de sua fábrica é a detecção precoce de falhas de equipamentos, cujo reparo pode ser muito caro e, além disso, paralisar a produção.

É também um processo-chave para que as instalações estejam sempre limpas, um aspecto fundamental para evitar problemas na saúde dos trabalhadores e no funcionamento das máquinas.

A partir da Cold Jet vamos dizer-lhe porque é importante a manutenção da sua fábrica e qual é o melhor método de higiene para que os ambientes estejam sempre em ótimas condições.

O que é manutenção de uma fábrica?

Quando se fala em manutenção de uma fábrica, faz-se referência a uma série de atividades necessárias para tirar o máximo proveito das máquinas industriais.

Além disso, são levadas em consideração ações para manter a limpeza em todos os ambientes e equipamentos da empresa.

Essas tarefas são realizadas para que os funcionários possam desenvolver seus trabalhos nas melhores condições possíveis.

O outro grande objetivo da manutenção de uma fábrica está focado no funcionamento do maquinário, uma vez que com essas ações podem ser detectadas a tempo possíveis falhas que complicam a produção da fábrica.

Características da manutenção de uma fábrica

Podemos diferenciar 3 tipos de manutenção em uma fábrica e suas características dependerão de qual for adotada.

Vejamos cada um em detalhes:

  • Manutenção preventiva: são as tarefas voltadas para a prevenção de falhas em equipamentos e instalações com o objetivo de reduzir riscos no maquinário que possam complicar a produção da fábrica no futuro. Essas obras são realizadas de tempos em tempos e devem ser bem planejadas.
  • Manutenção corretiva: é implementada quando uma falha foi detectada no equipamento. Logicamente, isso deve ser feito imediatamente, pois a avaria está comprometendo o rendimento produtivo da fábrica.
  • Manutenção preditiva: tem um objetivo semelhante à manutenção preventiva, embora envolva uma série de ações técnicas avançadas. Deve estar a cargo de profissionais com conhecimento de analytics, que utilizam ferramentas e aplicativos com tecnologia sofisticada para detectar possíveis falhas no futuro.   

Quais são os benefícios da manutenção de uma fábrica?

Reduz o risco de avarias

As tarefas de manutenção conseguem reduzir significativamente os riscos de possíveis avarias em máquinas industriais.

É uma das grandes vantagens desses processos, pois, quando o equipamento sofre problemas, os reparos costumam ser caros e, além disso, a produtividade da fábrica é afetada.

Eficiência produtiva

A manutenção, especialmente se envolver ações preventivas, ajudará a aumentar o rendimento produtivo de sua indústria, porque isso garante que as máquinas funcionem em condições ideais.

Além disso, você manterá um padrão de qualidade muito alto do que é feito nas instalações da fábrica.

Economia de energia e econômica 

Estima-se que uma boa manutenção pode ajudar a economizar até 25% nos custos de energia, o que, é claro, também se traduz em alívio econômico significativo.

Conforto para os colaboradores 

Sem dúvida, manter as instalações da indústria limpas e asseadas terá um impacto no ânimo e na produtividade dos trabalhadores.

Ninguém gosta de estar em um ambiente sujo e é por isso que é essencial adotar uma técnica eficiente de limpeza industrial.  

Com que frequência você tem que fazer manutenção?

Para implementar um bom plano de manutenção industrial, é aconselhável ter uma visão de longo prazo, o que significa que o planejamento é fundamental.

Se a empresa tiver um sistema de produção automatizado, todo esse processo será muito mais rápido e fácil.

Por outro lado, se a empresa tiver picos sazonais de produção, é aconselhável fazê-lo antes que o trabalho duro comece a evitar problemas durante os meses mais movimentados.

Por sua vez, alguns setores (indústrias químicas, elétricas, automotivas, entre outros) costumam ter uma pausa técnica nos meses de verão. Nestes casos, é aconselhável aproveitar esse momento para realizar tarefas de manutenção nas instalações.

O mesmo vale para as fábricas onde a maioria de seus trabalhadores tira férias na temporada de verão.

Por último, deve-se destacar que existem regulamentos e é a norma legal que define a periodicidade para as instalações de uma fábrica de acordo com suas características, tanto em termos de tarefas de manutenção quanto de inspeções obrigatórias.

Manutenção de Fábrica na Cold Jet

Na Cold Jet, fornecemos serviços de manutenção com o objetivo de aumentar a confiabilidade e o rendimento em cada uma das máquinas de jateamento com gelo seco.

Somos líderes em tecnologia de gelo seco, sendo o aliado que você precisa para prolongar a vida útil do seu equipamento.

Se você adotou o jateamento com gelo seco para a higiene e manutenção de sua casa, certamente está procurando que o investimento que fez no maquinário seja rentável.

E para isso, a implementação de tarefas de cuidado será essencial para que os equipamentos perdurem por décadas.

É importante ressaltar que na Cold Jet oferecemos um serviço abrangente para a manutenção de fábricas.

Isto implica o planejamento e execução das tarefas correspondentes de acordo com as necessidades e características da sua fábrica.

Por outro lado, a nossa equipe de assistência, formada por especialistas neste tipo de equipamentos, está disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana e 365 dias por ano para o ajudar com tudo o que precisa.

Além disso, se você tiver um problema com máquinas criogênicas, a Cold Jet CONNECT pode verificar e diagnosticar falhas remotamente.

De acordo com isso, se você precisar reparar o equipamento, aqui você pode alugar, temporariamente, máquinas de alto nível.

Se você quiser saber mais sobre os serviços de manutenção de fábricas que oferecemos na Cold Jet, saiba mais aqui.