Sua Fonte de Soluções em Gelo Seco

Limpeza com gelo seco melhora a eficiência do motor

Posted by David Watson on 18/05/2020 11:29:13

cleaning fan

 

A limpeza com gelo seco Cold Jet foi utilizada para remover a contaminação da superfície de uma cobertura de um ventilador em um fabricante automotivo em Michigan.  Após a implementação da limpeza regular com gelo seco, houve uma economia instantânea de energia de 42% para a empresa.

Fabricantes e prestadores de serviços estão sentindo o efeito do gasto de energia e do aumento de preços de hoje.  Na grande maioria das indústrias, a gestão de energia não tem lugar tradicional no organograma, nas descrições de cargos ou nos resultados de desempenho.  A maioria dos tomadores de decisão acredita que a solução para o problema é encontrar os menores preços de energia disponíveis.

Os motores elétricos respondem por até 80% de toda a energia elétrica disponível utilizada por uma instalação industrial.  Eles também desperdiçam até 50% da energia elétrica devido a uma otimização ineficiente do motor.  Algumas razões para estas ineficiências incluem:

  • altas temperaturas do ambiente
  • voltagem desequilibrada
  • carregamento indevido
  • ventilação inadequada
  • desalinhamento
  • vibrações
  • lubrificação inadequada
  • componentes defeituosos do acionamento
  • contaminação

A contaminação é um revestimento superficial que faz com que os motores elétricos funcionem mais quentes do que o normal.  Por projeto, os motores elétricos possuem ventiladores de resfriamento que aspiram ar sobre a carcaça externa.  Se não forem devidamente limpos, a contaminação vai se acumulando com o tempo e pode comprometer a capacidade de resfriamento do motor para operar à temperatura ambiente. Motores quentes e contaminados funcionando nestas condições aumentam a quantidade de energia e, portanto, aumentam os custos que o motor precisa para operar.

"Quando a sujeira, a fuligem, a graxa e o óleo se acumulam nas instalações de produção ao longo do tempo, as máquinas podem começar a superaquecer e funcionar inadequadamente, levando a potenciais falhas e criando um ambiente de trabalho inseguro", disse Greg Battle, Presidente e CEO da Motor Techniques, Inc. "Um motor elétrico limpo funciona mais frio e também consome menos energia do que um motor sujo. Para descontaminar completamente um motor elétrico e aumentar a otimização do motor, ele deve ser completamente limpo".

 

O Problema

A maneira mais comum de limpar motores elétricos é retirá-los de serviço e limpá-los manualmente com panos e solventes industriais.  Para evitar esta interrupção na produção, a limpeza é muitas vezes retardada extensivamente, o que leva a um motor ineficiente e/ou eventual falha do motor.  A maioria dos solventes industriais utilizados tem um ponto de fulgor muito baixo, criando um risco de incêndio e possíveis interrupções.  Eles também emitem vapores prejudiciais à saúde e a aplicação manual dos solventes deixa resíduos secundários, como fibras e tecidos, nas superfícies do motor.

Métodos adicionais de limpeza do motor incluem jateamento com soda, jateamento com casca de nozes e lavagem sob pressão ou limpeza a vapor.  O jateamento com soda e casca pode ser muito abrasivo para os motores e requer um desligamento do sistema. A lavagem sob pressão ou limpeza a vapor do sistema elétrico de um motor quente em funcionamento pode criar uma situação altamente perigosa. Estes métodos também são intensivos em tempo e deixam para trás detritos.

 

A Solução

Dry Ice Blasting Technologies (DIBT), uma divisão da Houston-Johnson, Inc.(HJI), é um dos principais fornecedores de serviços de limpeza de gelo seco.  Motor Techniques, Inc. (MTI) é especializada em rastreamento e monitoramento do desempenho de motores.  Ambas as empresas são empresas de negócios minoritários certificadas e trazem anos de experiência em ajudar os clientes a realizar eficiências operacionais enquanto reduzem os custos de energia.  DIBT e MTI, em cooperação entre si, estabeleceram uma joint venture, a Conservation Solutions.  A Conservation Solutions fornece métodos para localizar, analisar e melhorar o desempenho de sistemas de motores elétricos industriais, restaurando-os ao pico de desempenho, com o mínimo de interrupção das operações do cliente.

A Conservation Solutions foi a primeira a recomendar a limpeza com gelo seco da Cold Jet para motores.  Descobriram uma economia geral de custos - com uso de eletricidade e horas-homem - ao utilizar gelo seco versus métodos alternativos.  

Dry Ice Blasting General Equipment CleaningDry Ice Blasting General Equipment Cleaning

A limpeza com gelo seco da Cold Jet proporciona uma solução de limpeza rápida, segura, não tóxica e econômica para instalações, equipamentos industriais, máquinas, máquinas-ferramentas e equipamentos de linha de montagem.  Ele tem vencido o desafio da Indústria Elétrica de eficiência operacional e tempo de atividade, pois a limpeza com gelo seco pode restaurar tanto equipamentos elétricos rotativos quanto estacionários ao desempenho máximo com paradas drasticamente mais curtas. 

A limpeza com gelo seco limpa no local sem grande desmontagem ou resfriamento e é não-abrasiva, não condutora e não corrosiva.  É um processo completamente seco e limpo, pois não utiliza água.  O meio de limpeza, o gelo seco, sublima-se ao impacto, desaparecendo sem adicionar resíduos secundários.  O único resíduo é o material que está sendo removido.  Os sistemas da Cold Jet podem limpar sobre e ao redor de unidades de energia hidráulica e componentes elétricos e de distribuição e minimizar a disposição de resíduos perigosos.  Quando se trata de manutenção geral e limpeza das instalações, o tempo de limpeza pode ser reduzido em até 80% com a limpeza com gelo seco Cold Jet.

Saiba mais sobre jateamento com gelo seco

"Com a flexibilidade de restaurar e recondicionar rapidamente vários tamanhos e tipos de equipamentos e máquinas industriais com a limpeza de gelo seco da Cold Jet, minimizamos o caro tempo de parada e interrupção geralmente associados à limpeza industrial", disse Derek Bland, vice-presidente de Desenvolvimento de Novos Negócios da Houston-Johnson, Inc. e DIBT.

 

Os Resultados

Um fabricante de automóveis em Michigan tinha um banco de cinco motores de 300 cavalos de potência, cada um totalizando 100 mil dólares para rodar a cada ano. A fim de diminuir seus gastos anuais, eles chegaram a Soluções de Conservação.  Após a desmontagem, foram descobertas duas polegadas de contaminação em cada motor que havia se acumulado ao longo do tempo e da falta de limpeza e manutenção regulares.

A limpeza com gelo seco da Cold Jet foi usada para remover a contaminação da superfície e depois uma espátula foi usada para limpar o interior da superfície da tampa do motor.  A contaminação no interior e exterior da tampa do motor pesava um total de 1,2 quilos.  Após a implementação da limpeza regular com gelo seco, houve uma economia instantânea de energia de 42% para a empresa.

Outra empresa de limpeza a seco industrial teve um grande problema com a contaminação porque os motores eram submetidos diariamente a sujeira, água e fibra úmida. Uma análise da Conservation Solutions constatou que a temperatura média do motor foi reduzida em 2,7° C após a utilização da limpeza com gelo seco da Cold Jet, resultando assim em um corte de 30-40% na sua conta de energia.

 

Benefícios Adicionais para a Limpeza

Os motores incluem regularmente:

  • Créditos de Energia DoE
  • Certificação Energy Star
  • Redução significativa nas contas de serviços públicos
  • Aumento da vida útil do motor
  • Operação mais confiável do sistema do motor
  • Menos interrupções de produção
  • Aumento da vida útil da correia e do acoplamento


Este método de limpeza também pode ajudar a eliminar defeitos, reduzindo o custo total e obtendo a certificação para os programas Sigma Six ou Kaizen. A limpeza com gelo seco é rápida e eficaz e atende à necessidade de resultados rápidos na captura de dados brutos antes e depois desses programas.

O uso da limpeza com gelo seco ao invés dos sistemas tradicionais de limpeza industrial restaura rapidamente as condições ideais de operação, protege a longevidade do equipamento e minimiza as interrupções na produtividade. Isto resulta em um aumento geral na eficiência energética, conservação e sustentabilidade.

Geração de Energia