O uso de gelo seco para a limpeza de moldes é, sem dúvida, a melhor solução, pois pode melhorar a eficiência e a produtividade na indústria, reduzir custos e também prolongar a vida útil do molde.
Não esqueçamos que os processadores de plásticos são submetidos a uma grande pressão para melhorar a eficiência e a eficácia nas fábricas e a qualidade de suas peças.
Mas, às vezes, as indústrias, especialmente as do setor de plásticos, sofrem perdas milionárias devido às horas de inatividade na fábrica, deixando de manter máquinas e equipamentos de forma otimizada e devidamente calibrados.
É por isso que o uso de tecnologias mais eficientes e gelo seco na hora da limpeza de moldes pode trazer muitos benefícios para a indústria, melhorando a produtividade e reduzindo significativamente os custos.
Que método de limpeza é usado para a limpeza de moldes?
Atualmente, existem vários métodos que são usados para limpar moldes, mas sem dúvida o melhor método de limpeza de moldes é com gelo seco e aqui damos-lhe as razões.
Não nos esqueçamos de que a limpeza dos orifícios e cavidades dos moldes, especialmente aqueles que têm uma forma um pouco complexa ou que são de difícil acesso, é fundamental para aumentar a qualidade dos produtos, reduzir custos e melhorar a eficiência na indústria.
Anteriormente, muitas empresas sofriam atrasos e perdas de dinheiro devido ao tempo de inatividade muito prolongado e ao desgaste do molde devido ao uso de métodos ineficientes para a limpeza dos moldes.
Mas, isso já é uma questão do passado, uma vez que, graças à limpeza de moldes com gelo seco, o processo é realizado de forma mais rápida, econômica, sem abrasão e de maneira ecologicamente correta.
Neste caso, as micropartículas de gelo seco permitem uma limpeza eficiente do molde, o que pode ajudar a aumentar a produtividade na indústria (especialmente aquelas que trabalham com plástico), melhorar a qualidade dos produtos e também prolongar a vida útil do molde.
Como limpar moldes de plástico?
Ao usar gelo seco como método de limpeza de moldes plásticos, podemos garantir que não será apenas um processo muito eficaz e não abrasivo, mas também evitará a criação de resíduos secundários após a limpeza.
Não nos esqueçamos de que o gelo seco (CO2) usado para limpar moldes de plástico é reciclado de outros processos de fabricação, o que também pode ser muito benéfico para o meio ambiente.
E como é o processo de limpeza de plásticos com gelo seco? Você deve saber que é baseado em 3 princípios fundamentais: efeito térmico, o efeito de energia cinética do pellet e o efeito de expansão de gás.
Efeito térmico
Deve-se destacar que uma característica importante do gelo seco é que sua temperatura é de -79,5 °C.
Portanto, essa baixa temperatura permite que o contaminante do molde seja facilmente eliminado, formando uma microfratura e uma falha na adesão entre o substrato e o contaminante específico.
Nesse caso, quanto mais quente esteja o molde, maior poderá ser o diferencial de temperatura entre o gelo seco e o substrato.
Tudo isso torna o resultado da limpeza dos moldes de plástico com gelo seco muito mais fácil, eficiente e rápido.
Efeito da energia cinética
Para alcançar o efeito ideal de energia cinética que garante a limpeza ideal no molde de plástico, as micropartículas de gelo seco são aceleradas em um fluxo de ar pressurizado, alcançando uma velocidade surpreendente de até 1.000 pés/segundo.
Portanto, as micropartículas são muito eficazes para a limpeza de moldes de plástico um pouco delicados, de formas geométricas complexas ou com pequenas aberturas.
Além disso, esses tipos de partículas fornecem uma cobertura de superfície muito mais profunda e podem remover os contaminantes dos moldes sem nenhum tipo de problemas.
Efeito de expansão do gás
Podemos também destacar outra característica especial do gelo seco e nos referimos à sua propriedade de sublimar, ou seja, mudar do estado sólido para o estado de gás natural.
Este efeito permite evitar qualquer tipo de resíduos secundários após a limpeza e que ocorrem com outros métodos convencionais.
Deve-se destacar que, após o impacto (jateamento com gelo seco na superfície), as partículas de CO2 podem se expandir entre 700-800 vezes seu tamanho original, eliminando assim o contaminante do molde de plástico desde seu interior.
O que é manutenção de moldes?
A manutenção dos moldes permite eliminar eficazmente os contaminantes ali presentes, produzindo resultados muito favoráveis para a indústria.
Neste caso, realizar uma boa manutenção dos moldes e principalmente com gelo seco, permitirá a limpeza de moldes um tanto delicados com muita segurança e rapidez, prolongando os ciclos periódicos de limpeza preventiva.
Tudo isso alcança a otimização dos processos, maior segurança, eficiência e responsabilidade, menor perda de tempo de inatividade, redução de custos e mão de obra e melhoria dos produtos.
Além disso, ter os moldes em perfeitas condições permite que tenham um melhor aspecto ou imagem, e podem até ser limpos em linha sem água e sem produtos químicos.
Não nos esqueçamos de que o gelo seco também pode ajudar na manutenção de moldes de plásticos, proporcionando os seguintes benefícios:
- Nenhum resíduo secundário é produzido
- Sem abrasão ou danos a moldes ou ferramentas
- Reduz o tempo de inatividade na indústria
- A qualidade do produto é melhorada
- Tempos de limpeza reduzidos
- Os custos de mão-de-obra são reduzidos
- Não é necessário desmontar os equipamentos
- O gelo seco é ecologicamente correto, ajudando a conservar o meio ambiente.
Limpeza de Moldes de Borracha e Plástico com a Cold Jet
Podemos destacar que a Cold Jet é a melhor solução para limpeza de moldes de borracha e plástico:
Através do jateamento com gelo, qualquer indústria pode obter muitos benefícios.
Neste caso, o processo pode limpar qualquer tipo de molde:
- Moldes de injeção
- Moldes de sopro
- Moldes de pré-formação PET
- Moldes de borracha de silicone líquido (LSR) e moldagem por injeção de líquido (LIM)
- Moldes de termoformagem
- Moldes de uretano
- Moldes técnicos
- Moldes de injeção de metal (MIM)
- Moldes de compressão
- Moldes de fibra de vidro
- Moldes de polietileno de alta densidade (HDPE)
- Moldes para dispositivos Médicos
- Matrizes de extrusão
- Moldes automotivos
- Entre outros
Contacte-nos para mais informações