Sua Fonte de Soluções em Gelo Seco

Empresa de moldes de injeção automotivo aumenta o tempo de operação em 25% com o Jateamento de Gelo Seco

Posted by The Cold Jet Team on 15/01/2020 17:48:33

 

 

iStock-1066926782A limpeza dos moldes de injeção pode causar muitas paradas desnecessárias na produção de automóveis.

A jateamento com gelo seco é a alternativa que pode tanto reduzir o tempo de inatividade quanto proporcionar uma limpeza completa.

O Grupo A. Raymond é um dos principais parceiros para desenvolvimento e produção na indústria automotiva. Além de veículos, a empresa fornece um sistema de fixação e conexão rápida para a indústria solar, de artigos domésticos, aeroespacial, eletrônica e de construção. A produção ocorre em 20 locais em todo o mundo, incluindo a filial A. Raymond GmbH & Co. KG, fundada em Lorrach, Alemanha.

 

dry ice blasting plastics

Nas instalações da Lorrach, moldes de injeção fundem fixadores especiais e engates para produtos. Estes incluem sistemas de encaixe, peças de parafuso e bicos lavadores de pára-brisas que são feitos de policarbonato, poliamida e POM, que são produzidos em três fases.


 

 

A limpeza das ferramentas colocou uma série de problemas para as instalações de Lorrach:

  • As peças precisavam ser retiradas da máquina e desmontadas para que as pequenas cavidades pudessem ser limpas com ferramentas especiais, escovas e solventes.
  • A bobina era limpa em um banho ultra-sônico
  • O tempo necessário para desmontar, limpar e remontar as ferramentas levava várias horas, causando uma parada significativa na máquina.
  • As ferramentas abrasivas e os produtos químicos danificaram muitas vezes as peças da máquina.

 

"O plástico contém retardadores de chamas e aditivos que deixam um revestimento nas cavidades das ferramentas. Este revestimento precisa ser removido a cada dois ou três dias para garantir que a qualidade das peças não seja afetada. Os sistemas de conectores também precisam passar por múltiplos testes de validação".
- Stefan Preller, Diretor de Industrialização de Manufatura (DMI)


Jateamento de Gelo Seco em Micropartículas

A fim de otimizar seu processo de limpeza, Stefan Preller pesquisou a limpeza com gelo seco como uma solução possível e entrou em contato com vários fabricantes de jateamento com gelo seco para obter uma solução.

O processo de jateamento com gelo seco utiliza meios não abrasivos na forma de partículas recicladas de CO2 que não danificam superfícies ou equipamentos. A combinação da energia cinética da limpeza com gelo seco e efeitos térmicos quebra a ligação entre a sujidade e a superfície, removendo os contaminantes.

Ao contrário do jateamento com outros meios, a limpeza com gelo seco:

  • Não deixa nenhum resíduo secundário
  • É seguro e não tóxico
  • Não cria contaminação posterior

Saiba mais como funciona a limpeza com gelo 

 

A utilização dos tradicionais pellets de gelo seco de 3mm para limpeza não era adequada para A Raymond porque as partículas de gelo seco não podiam acessar as pequenas cavidades e contornos de suas ferramentas e moldes.

Na pesquisa, Preller descobriu a tecnologia de jateamento de micropartículas da Cold Jet.  Neste processo, um bloco de gelo seco é colocado na máquina Cold Jet i3 MicroClean e o gelo seco em bloco é raspado em micropartículas.  As micropartículas resultantes são muito mais finas e menos agressivas do que os pellets tradicionais.  Elas também são capazes de acessar áreas de difícil acesso.  As máquinas de micropartículas requerem menos ar comprimido para acelerar as partículas menores através da mangueira de jateamento, por isso as máquinas são frequentemente mais silenciosas do que as máquinas de jateamento com pellets.

 

Os Resultados obtidos atrvés do Jateamento de Gelo Seco

1) Aumento do tempo de atividade do processo em 25% 
Com um processo que torna praticamente impossível danificar as ferramentas durante a limpeza, o jateamento com gelo seco teve um impacto positivo de 25% no tempo de funcionamento do processo. As máquinas estão instaladas e funcionando com mais eficiência do que quando outros métodos de limpeza foram utilizados.


2) Redução do tempo de parada para limpeza de duas a três horas para apenas 45 minutos
Móvel e compacto
, o sistema de jateamento de gelo seco é acionado para o molde de injeção, conectado a um suprimento de ar comprimido e cabo de aterramento estático, e os moldes são limpos com um bico apropriado. Este processo não leva mais do que 45 minutos.


3) Passa consistentemente nos testes de validação
A limpeza eficaz garante que a ventilação do molde de injeção seja sempre ótima; portanto, os testes de validação dos sistemas e conectores não falham mais


4) Operação de fácil utilização
A máquina também é simples de operar:
"Ensinei o pessoal a operar o sistema de jateamento de gelo seco em menos de 20 minutos. Anteriormente, uma equipe especialmente treinada era necessária para a limpeza da ferramenta e agora pode ser feita facilmente por qualquer pessoa. Isto é uma vantagem significativa no fim de semana, especialmente durante o regime de turnos contínuos".
- Stefan Preller


5) Amigável com o meio ambiente e seguro para o trabalhador
Para além destas outras melhorias, o jateamento com gelo seco utiliza meios que são amigáveis com o meio ambiente e elimina a necessidade de os funcionários entrarem em contato com produtos químicos nocivos, resultando em um ambiente de trabalho muito mais seguro.

Na A. Raymond em Lorrach, estão em uso três máquinas de jateamento de gelo seco. Duas delas são usadas para a limpeza de ferramentas a cada dois dias. A terceira é usada no departamento de Manutenção Técnica de Plásticos para limpar moldes de injeção.

"Devido à economia de tempo, fomos capazes de aumentar significativamente a utilização da máquina e a máquina pagou-se por si mesma em menos de um ano. Devido à economia de tempo e custos, estou certo de que estas máquinas serão utilizadas em outras fábricas. Elas permitem um aumento significativo na confiabilidade dos processos e nos ajudaram a manter nossos altos padrões de qualidade". 
- Stefan Preller


Antes:

dry ice blasting plastics


Depois:

dry ice blasting plastics

 

Benefícios do jateamento com Gelo Seco, Moldes de Injeção, Limpeza de Moldes, Automotivo, Casos de Estudo