Sua Fonte de Soluções em Gelo Seco

O método mais eficaz de rebarbação

Posted by Matt Caminiti on 21/05/2020 13:29:19

deburring with dry ice blastingNão é raro que materiais indesejados sejam deixados em uma peça plástica após a fabricação ou moldagem.

As rebarbas podem ser o resultado de inúmeros processos de fabricação: retificação, perfuração, fresagem, torneamento, rosqueamento, abertura de ranhuras, e etc.

É essencial remover este material indesejável da peça fabricada sem alterar as dimensões da peça ou margear a superfície. Assim, quando a rebarbação se torna necessária, uma solução de qualidade também é essencial.

Seja na remoção de rebarbas da linha de corte ou de rebarbas de material, os métodos tradicionais têm falhado com freqüência, podem ser lentos, envolver erro humano e inconsistências, causar aprisionamento de grãos e contaminação cruzada.

 

Então qual é a solução mais eficaz?

O jateamento com gelo seco garante que as geometrias da peça acabada sejam mantidas sem os efeitos colaterais negativos dos métodos alternativos.

O processo de jateamento com gelo seco:

  • Não altera as geometrias do produto acabado
  • Elimina a contaminação cruzada
  • É eficaz para remover todos os tipos de flash e rebarbas
  • Reduz o tempo dedicado ao acabamento das peças e diminui os custos
  • Conduz a uma qualidade consistente

dry ice blasting deburr

 

O jateamento com gelo seco não altera as geometrias do produto acabado

O gelo seco proporciona um toque forte, mas suave, sem causar danos às peças. Na Escala Mohs de Dureza, o gelo seco possui graduação de 1,5 - 2 (de 1 a 10) e, portanto, não é abrasivo na maioria dos materiais.

O gelo seco remove com sucesso as rebarbas das peças sem alterar as características dimensionais da peça nem danificar a superfície.

Quando comparado aos processos de rebarbação/ rebarbação por batelada (tumbling), o jato de gelo seco pode ser concentrado apenas na área específica da peça que necessita da remoção do material em excesso, o que resulta em uma maior precisão. A rebarbação de toda a peça pode causar danos em áreas que nem precisavam ser tratadas.

O processo de limpeza suave também é utilizado para limpar moldes, o que resulta em prolongar a vida útil do molde muito além do que seria obtido com métodos de limpeza tradicionais, como produtos químicos ou água. A limpeza de moldes com gelo seco elimina o desgaste das linhas de separação e fechamento. Esse desgaste desnecessário acaba resultando em um flash na peça.

Saiba mais sobre limpeza de moldes com gelo seco.

 

Jateamento com gelo seco elimina a contaminação cruzada

Em muitas indústrias, a contaminação cruzada que pode vir de lotes de peças diferentes na mesma máquina e no mesmo meio é uma séria preocupação.

Uma vez que o gelo seco atinge a superfície que está sendo limpa, ele sublima-se, ou passa diretamente de um sólido para um gás, após o impacto, não deixando resíduos.

 

O jateamento com gelo seco remove efetivamente diversos flashes ou rebarbas

Apesar de seu toque suave, o gelo seco remove efetivamente o flash e as rebarbas de uma variedade de superfícies. O gelo seco tem tido sucesso na maioria dos plásticos e em algumas borrachas, especialmente nos polímeros termofixos. Também tem tido resultados efetivos em Nylon, PEEK, Policarbonato, ABS, Acetato, Delrin, PPE, Turcite, Ryton, EPDM, entre outros.

Deburr_BeforeAfter

 

Jateamento com gelo seco reduz o tempo dedicado ao acabamento das peças e diminui os custos

O jateamento com gelo seco melhora muito a eficiência dos fabricantes, reduzindo o tempo gasto na remoção de rebarbas e flash e os custos associados. O processo pode remover rapidamente rebarbas e flashes, o que é contrário da rebarbação manual que pode levar minutos por cada peça.

O gelo seco não cria desperdício secundário, reduzindo ainda mais o tempo de limpeza e o tempo de paradas.

 

O jateamento com gelo seco leva a uma qualidade consistente das peças acabadas

A não utilização de instrumentos afiados nas mãos dos funcionários não só melhora a segurança da fábrica, mas elimina inconsistências que podem vir da limpeza manual. Isto é especialmente válido se várias pessoas estiverem envolvidas no processo de acabamento das peças. Os sistemas de jateamento com gelo seco proporcionam um fluxo consistente de partículas de gelo seco para remover flash e rebarbas de forma repetível, independentemente de quem está operando a máquina.

Saiba mais sobre nossas máquinas de jateamento com gelo seco.

 

Em resumo

O gelo seco provou ser um método eficaz e rápido de rebarbar e deflagar peças sem causar danos ao acabamento da peça, causar problemas de aprisionamento do meio ou preocupações de contaminação cruzada. Portanto, ao invés de rebarbar peças manualmente, considere o jateamento com gelo seco.

Este processo elimina a contaminação cruzada, alterações nas geometrias das peças e resíduos secundários.

Veja o jateamento com gelo seco em ação: 

 

Plásticos, Acabamento de Peças