Sua Fonte de Soluções em Gelo Seco

O que é a criogenia?

Posted by Paula Vier on 27/10/2022 10:40:21

A criogenia é o processo científico pelo qual objetos ou organismos são congelados em nitrogênio líquido ou hélio em seu ponto mais baixo de temperatura (cerca de -150°C).

Com o tempo, o processo de utilização do frio a temperaturas muito baixas tem sido adotado em outros campos. 

O jateamento com gelo seco, ao contrário da criogenia, é assim chamado porque utiliza a temperatura super baixa do dióxido de carbono em seu estado sólido, -78°C, popularmente conhecido como gelo seco ou neve carbônica.

A Cold Jet é líder mundial em jateamento com gelo seco, oferecendo soluções personalizadas para todos os clientes que procuram a melhor solução de jateamento com gelo seco.

Se você estiver se perguntando se o jateamento com gelo seco é um método adequado para a higiene de sua fábrica ou empresa, aqui lhe diremos em quais setores é recomendado.

Para que serve a criogenia?

Como mencionado acima, a criogenia é um processo científico através do qual objetos ou organismos são congelados a uma temperatura extrema de -150°C.

É realizada em máquinas especiais que convertem elementos em forma de gás - tais como nitrogênio líquido ou hélio - uma característica que permite obter estas temperaturas extremamente baixas muito rapidamente.

A criogenia tornou-se popular há trinta anos na medicina, para cirurgias em que a temperatura do sangue precisava ser radicalmente reduzida. Mais tarde, começou a ser utilizado em outros campos relacionados, como ginecologia, neurologia, dermatologia e cirurgia estética.

A grande vantagem deste processo é que ele evita a proliferação de vírus e bactérias, tornando-o extremamente seguro para o paciente.

A criogenia foi expandida para outras áreas e foi assim que chegamos à limpeza criogênica ou jateamento com gelo seco. Nestes casos, o composto utilizado é dióxido de carbono em estado sólido, popularmente conhecido como gelo seco ou neve carbônica.

Ao contrário do nitrogênio ou hélio, o gelo seco é o produto da diminuição da temperatura e da pressão do CO2. É importante notar que o dióxido de carbono não tem uma base aquosa; ele muda de um estado sólido para um estado gasoso. Sua sublimação não deixa resíduos de umidade e esta é a principal razão pela qual é cada vez mais utilizada para a limpeza industrial.

Quais são as vantagens da limpeza criogênica?

O jateamento com gelo seco ou limpeza criogênica é uma técnica de limpeza que se baseia na projeção de partículas de CO2 em estado sólido. 

Estas partículas de gelo seco (chamadas pellets ou neve carbônica) são projetadas a velocidades quase supersônicas utilizando ar comprimido e a temperaturas de -78°C que, ao impacto contra uma superfície, expandem 300x seu volume e mudam rapidamente do estado sólido para o gasoso. Isto é física pura!

Além disso, a baixa temperatura gera um choque térmico, que expulsa toda a sujeira da superfície, deixando o ambiente completamente limpo, sem umidade. 

Estas particularidades tornam o jateamento com gelo seco perfeito para a limpeza diária das camadas residuais de materiais como verniz, cola, tinta, óleo, graxa, fuligem, lubrificantes, desmoldantes e muitas outras substâncias que necessitam de manutenção diária.

Além disso, por ser um processo seco que não produz nenhuma condição de corrente, pode ser usado na limpeza de motores e circuitos elétricos. É por isso que ela é cada vez mais utilizada na indústria automotiva ou na indústria de geração de energia, por exemplo.

Deve-se observar que não há necessidade de desmontagem prévia ou remontagem posterior. Além disso, tem a capacidade de alcançar orifícios e lugares de muito difícil acesso devido a suas micropartículas. 

Outra das grandes vantagens deste novo método é que ele não produz resíduos secundários, como é o caso de outras técnicas de limpeza, como jateamento de areia com areia ou granalha, por exemplo. A única coisa que é descartada é o material que sai da superfície.

Além desses benefícios, o jateamento com gelo seco não afeta a saúde dos trabalhadores porque não é tóxico e não reage com outros materiais nas fábricas, muito menos com o que é produzido ali.

Onde é aplicada a limpeza criogênica?

Na limpeza industrial, o jateamento com gelo seco é usado em diversas áreas, as mais importantes das quais são as seguintes:

  • Setor de alimentos e bebidas: as fábricas de alimentos e bebidas precisam de máxima higiene para que a produção não seja arruinada. Além disso, o gelo seco pode matar bactérias, fungos e outros biopoluentes devido a suas baixas temperaturas.
  • Farmacêutico: Algo semelhante acontece nesta área, com a diferença de que substâncias e elementos mais sensíveis são tratados. A técnica de jateamento com gelo seco é uma excelente opção porque não deixa resíduos secundários e é um método que garante uma limpeza completa e a máxima capacidade higiênica.
  • Indústria automotiva: o jateamento com gelo seco pode ser usado para a limpeza de todos os tipos de moldes, ferramentas compostas, acabamento de peças, até a limpeza de chassis, interiores e motores do carro acabado.
  • Indústria petrolífera: o jateamento com gelo seco está dando muito bons resultados para a higiene das tubulações, válvulas e dutos. Além disso, como o gelo seco não é eletricamente condutivo ou inflamável, é mais seguro do que outras técnicas em ambientes voláteis.
  • Plásticos e compósitos: o jateamento com gelo seco é eficaz para a limpeza e manutenção preventiva de diferentes moldes como injeção, compressão, sopro, PET, poliuretano e moldes médicos.  Também é muito mais seguro e não abrasivo contra moldes com acabamento texturizado, espelhado ou cavidades complexas. 

Líderes mundiais na limpeza criogênica industrial

A Cold Jet é líder mundial em jateamento de gelo seco industrial, oferecendo soluções eficientes para higiene, limpeza e manutenção em uma variedade de indústrias.

Com mais de 35 anos de experiência e profissionais altamente treinados, somos o parceiro de que você precisa para implementar este método inovador.

De fato, você pode confiar em nós para aconselhá-lo sobre todos os aspectos do jateamento com gelo seco.

Além disso, fornecemos a nossos clientes máquinas de jateamento de gelo seco fabricadas com o mais alto padrão de qualidade, incorporando a mais recente tecnologia.

Estas máquinas de jateamento de gelo seco facilitam muito a limpeza e higiene das plantas de produção e são fáceis de manusear. No entanto, temos treinamento técnico e uma equipe de atendimento ao cliente sempre pronta para dar suporte! 

Deve-se notar que neste site você pode consultar nossa seção especial sobre perguntas frequentes para que você possa tirar todas as suas dúvidas.

Sem mais delongas, a Cold Jet é o aliado que você está procurando para manter as instalações de sua fábrica limpas e brilhantes.

Confie em verdadeiros especialistas, confie na Cold Jet!