Sua Fonte de Soluções em Gelo Seco

O que é limpeza de CO2 e suas aplicações

Posted by Paula Vier on 03/03/2023 07:31:14

A limpeza de CO2 está em pleno auge no campo industrial, pois oferece excelentes resultados, tanto em superfícies quanto em equipamentos.

Este composto é parte do que é conhecido como limpeza com jateamento de gelo seco, um método que usa pequenas partículas de gelo seco.

Esses pellets são dióxido de carbono - CO2 - em estado sólido e mudam para o estado gasoso uma vez que impactam a superfície a ser limpa. 

É um processo com múltiplos benefícios para a limpeza e manutenção de fábricas de diversas áreas.

Se você não sabe, ou quer saber mais, na Cold Jet vamos explicar tudo o que você precisa saber sobre este maravilhoso método.

O que é limpeza de CO2? 

A limpeza de CO2 é um método de limpeza que consiste em lançar partículas - pellets - de gelo seco a pressão, com o objetivo de higienizar uma superfície ou equipamento industrial. 

Para realizar este processo, você precisa de uma máquina especial projetada para a fabricação desses compostos.

Esses equipamentos possuem tecnologia de ponta que facilita a mudança direta de CO2 do estado sólido para o gasoso.

O gelo seco nunca entra no estado líquido e esta é uma das principais vantagens do jateamento com gelo seco, pois consegue deixar as instalações impecáveis sem a necessidade de usar uma gota de umidade.

Deve-se destacar que é um processo ecológico, que não deixa resíduos, não é tóxico e muito menos abrasivo como é o método de jateamento de areia.

Logicamente, é um processo que não traz consequências para a saúde dos trabalhadores ou para as instalações da fábrica.

Todas essas características o colocam como um método de limpeza extremamente eficiente, que deixa os ambientes e equipamentos de sua fábrica limpos sem o uso de compostos que possam deixar consequências para a indústria ou seus trabalhadores.

Como funciona o CO2? 

O jateamento com gelo seco é uma técnica que requer uma máquina especial, a qual está projetada para expelir partículas de CO2 em alta velocidade.

Esses equipamentos usam CO2 no estado sólido na forma de partículas, que podem ter um tamanho máximo de 3 mm.

Esses pellets de gelo seco são acelerados por ar comprimido em alta velocidade e, em seguida, lançados diretamente na superfície ou no maquinário a ser limpo.

Quando as partículas impactam, o dióxido de carbono muda imediatamente do estado sólido para o gasoso, um processo conhecido como sublimação

Estamos falando de um método que tem a capacidade de separar as impurezas que são aderidas ao solo ou às máquinas industriais de forma rápida e eficiente, mesmo nas áreas mais complexas.

É importante ressaltar que o gelo seco nunca entra em estado líquido, o que significa que a limpeza de CO2 não deixa uma gota de umidade.

Benefícios e características da limpeza de CO2 

Existem vários benefícios da limpeza de CO2, embora os mais importantes sejam os seguintes:

  • É um método rápido e profundo, capaz de limpar até mesmo aqueles locais de acesso muito difícil.
  • Não é necessário fazer uma desmontagem antes da limpeza porque o gelo seco penetra muito bem.
  • Ao contrário do jateamento de areia, não usa abrasivos, de modo que a saúde dos trabalhadores não corre risco algum, nem a produção da fábrica.
  • É uma técnica de limpeza ecológica porque não utiliza produtos químicos de qualquer tipo.
  • Não danifica as superfícies da fábrica porque não é um método abrasivo, um aspecto que também beneficia a vida útil dos equipamentos da indústria.

Aplicações da limpeza de CO2 

Graças aos seus enormes benefícios, cada vez mais áreas industriais estão adotando a limpeza de CO2 para a higiene e manutenção de suas fábricas

Vejamos algumas áreas que usam esse método: 

Alimentos e Bebidas

É claro que o setor de alimentos e bebidas requer uma limpeza regular exaustiva de todas as instalações e equipamentos para que a produção não seja alterada.

Devido à rigorosa higiene exigida nesses ambientes, a limpeza com CO2 surgiu como uma excelente alternativa por seus incríveis benefícios.

Alguns dos equipamentos e instalações do setor alimentício que ficarão impecáveis com este método são:

  • Churrasqueiras, fornos e máquinas de fermentação.
  • Máquinas de embrulho e embalagem.
  • Moedores e tremonhas.
  • Misturadores e liquidificadores.
  • Cortadores e separadores.

Indústria automotiva

Outro setor em que a limpeza de CO2 está ganhando grande popularidade. 

Neste caso, é um processo perfeito para usar em:

  • Ferramentas compostas. 
  • Linhas de soldagem.
  • Acabamento de peças.
  • Cabines.
  • Todos os moldes em uso na temperatura de sua operação
  • Preparação de superfícies antes de aplicar tinta ou revestimento.

Indústria farmacêutica

Tal como o sector alimentício, a produção da indústria farmacêutica é muito sensível. A limpeza de CO2 é perfeita para manter todas as instalações completamente limpas e impecáveis, de modo que nada do que é feito se veja afetado. 

Indústria madeireira

Nesta área, a limpeza de CO2 também foi adotada para a higiene de secadores, prensas de placas de aglomerado orientadas, coladoras, suportes de lâmina para juntas dentadas e tornos e máquinas de montagem. 

Indústria têxtil

Nesta área, a limpeza de CO2 ajudará a ter em condições impecáveis os equipamentos e máquinas muito importantes, tais como:

  • Correntes de tensionamento.
  • Coladoras.
  • Filtros de bolsa.
  • Máquinas de tensionamento.
  • Bastidores de tensionamento.
  • Máquinas de conversão.

Plásticos e compósitos

Neste setor, o jateamento com gelo seco é a solução perfeita para a higiene de diferentes moldes, como os de injeção, compressão, sopro, texturização, uretano e médico, entre muitos outros.

Se procura uma máquina de limpeza de CO2 de alta qualidade para a limpeza e manutenção da sua fábrica, veio ao lugar certo...

Na Cold Jet, somos líderes mundiais em tecnologia de gelo seco, fabricando equipamentos de primeira linha para que consiga uma higiene profunda nos ambientes e máquinas de sua indústria.