Sua Fonte de Soluções em Gelo Seco

O que é sublimação de gelo seco?

Posted by Paula Vier on 27/01/2023 05:36:25

A sublimação do gelo seco ocorre quando o material passa diretamente da fase sólida para a fase gasosa, sem a necessidade de derreter antes.

Esta particularidade torna-o um excelente elemento para a limpeza industrial , pois não deixa vestígios de humidade.

Claro, para isso é essencial ter uma máquina de produção de gelo seco de alta qualidade, que realize um processo de sublimação perfeito.

Na Cold Jet temos um catálogo de equipamentos de primeira qualidade que  lhe darão os resultados que você espera para a higiene de sua fábrica ou empresa.

Queremos que nossos clientes tenham 100% de certeza antes de efetuar a compra e é por isso que neste artigo explicaremos o que é a sublimação com gelo seco e quais os benefícios que ela pode trazer para você.

O que é sublimação e por que ocorre?

A sublimação é a conversão de um material da fase sólida para a gasosa sem a necessidade de passar pelo estado líquido.

No caso do gelo seco, é produzido pela distensão de dióxido de carbono (CO2) liquefeito de um tanque adequado e uma pressão de 17 b até a pressão atmosférica.

O CO2 é injetado em um molde de compressão, ou antecâmara de combustão, e depois pressionado hidraulicamente até convertê-lo em gelo seco na forma de pellets de diferentes tamanhos.

Se necessário, o gás CO2 queimado pode ser liquefeito novamente com equipamento de recuperação a ser fornecido para a produção final.

Em suma, o gelo seco é dióxido de carbono sólido sublimado a uma temperatura acima de -78,48 ° C, passando para um estado gasoso sem derreter anteriormente.  

Como é o processo de sublimação?

O processo de sublimação ocorre quando partículas de um sólido absorvem energia suficiente para superar a força de atracão entre elas.

Os compostos que são capazes de sublimação tendem a ser aqueles com forças intermoleculares fracas no estado sólido.

Para que o processo seja bem-sucedido, o calor precisa ser dado para que as partículas de matéria de estado sólido passem para o estado gasoso sem derreter.

À medida que a temperatura aumenta, há um aumento no elemento. No caso particular do gelo seco, a sublimação faz com que seu volume aumente 160 vezes

Qual é a temperatura de sublimação do gelo seco?

O gelo seco é o dióxido de carbono no estado sólido, produto da diminuição da temperatura e da pressão do CO2. O processo deve ser realizado a -78,48°C.

Todo esse processo faz com que se torne em uma espécie de neve seca e essa é a razão pela qual é popularmente chamado de "gelo seco".

Recomendações de armazenamento e manipulação de gelo seco

Atualmente, o gelo seco é usado em várias áreas e para diferentes fins, embora não haja dúvida de que seus usos mais populares são para a limpeza industrial e o transporte de produtos sensíveis, como alimentos e vacinas.

Quem utiliza gelo seco deve levar em conta algumas recomendações para seu armazenamento e manipulação, já que é um material muito particular que requer cuidados especiais.

Cuidados

  • O gelo seco nunca deve ser manipulado sem luvas isolantes, porque você pode congelar as mãos (lembre-se de que é -78,48ºC). Quando você tiver que dar-lhe um uso especial, como a limpeza, também cubra os olhos. 
  • As crianças não devem entrar em contato com o gelo seco porque sua ingestão é extremamente perigosa.
  • O gelo seco não deve ser armazenado em porões ou lugares pequenos que não sejam adequadamente ventilados. Tem que ser sempre em áreas baixas, onde o ar circule constantemente.
  • Também não precisa ser armazenado em recipientes herméticos porque as temperaturas quentes causam a formação de grandes quantidades de gás, o que pode levar à explosão do recipiente. Use apenas recipientes apropriados para gelo seco.
  • O gelo seco não deve ser transportado na cabine de um carro porque perderá frio. Recomenda-se transportá-lo em caminhões com compartimentos separados do motorista para que ele não tenha contato com o material.

Perigos

  • O impacto da respiração de baixos volumes de CO2 é fisiologicamente insignificante. No entanto, as altas concentrações de dióxido de carbono podem levar à asfixia.
  • É aconselhável medir as concentrações de dióxido de carbono em locais onde possa representar um risco para a saúde das pessoas, especialmente em ambientes pequenos e fechados.
  • A temperatura do gelo seco é de -78,48ºC. Se entrar em contato direto com a pele, pode congelá-la. Use sempre luvas e, em caso de limpeza, óculos para proteger os olhos. E repetimos: mantenha as crianças fora do alcance porque sua ingestão pode ser extremamente perigosa.

Cold Jet, número 1 em máquinas de gelo industrial 

Na Cold Jet temos um catálogo de  máquinas industriais com a mais recente tecnologia, capazes de produzir grandes quantidades de gelo seco fresco.

Não importa o objetivo que você está procurando com a compra, nós fabricamos equipamentos para todos os tipos de situações, o que garante que você vai encontrar exatamente o que você precisa para a sua fábrica ou empresa.

Todas as nossas máquinas industriais de gelo seco são projetadas para fornecer resultados consistentes e confiáveis por muitos e muitos anos.

A tecnologia que utilizamos simplifica muito o uso do equipamento e, além disso, permite que você tenha controle em tempo real de sua operação.

Vale ressaltar que temos a mais ampla gama de acessórios para  substituir um elemento ou proporcionar versatilidade à máquina.

Na Cold Jet, nos especializamos na produção de gelo seco há mais de 30 anos, o que nos tornou líderes mundiais no setor.

Não só você vai encontrar as máquinas industriais mais eficientes do mercado, como também nossa equipe de profissionais que está altamente preparada para ajudá-lo em qualquer caso que você precise

Portanto, se você tiver dúvidas sobre quais equipamentos escolher para sua fábrica ou empresa, não perca mais tempo e entre em contato com a Cold Jet, estaremos imediatamente à sua disposição.