Sua Fonte de Soluções em Gelo Seco

O que é uma máquina de gelo seco e como funciona?

Posted by Paula Vier on 27/10/2022 10:30:57

 O jateamento com gelo seco é um método extremamente eficiente, especialmente nas áreas industriais onde é necessária máxima higiene, como produtos farmacêuticos ou alimentos.

Seus resultados formidáveis estão fazendo com que muitas empresas prefiram isso em vez de técnicas que usam produtos químicos.

É um método semelhante, mas melhor, ao jateamento de areia, que atinge fortemente a superfície para eliminar todos os tipos de sujeira.

Além de sua grande eficiência, o jateamento com gelo seco está crescendo também porque é uma técnica ambientalmente amigável.

Outra particularidade a destacar é a sua segurança, uma vez que, ao contrário de outros métodos, não utiliza produtos químicos. Consequentemente, a saúde dos trabalhadores e clientes não é posta em risco. 

Para realizar uma limpeza eficiente, é essencial ter uma máquina de gelo seco de primeira qualidade.

Embora uma limpeza de jateamento com gelo seco seja altamente eficaz em todos os tipos de ambientes, onde seu uso é mais recomendado é em materiais complexos, como aço inoxidável e outras ligas duras, como titânio ou ferro nodular.

Neste tipo de elementos, o calor é o principal inimigo do maquinário, pois o atrito produz temperaturas extremas que forçam esses dispositivos a serem usados em uma velocidade menor, prejudicando assim a produção.

Bem, com uma máquina de gelo seco você não terá esses problemas porque o frio extremo faz com que a temperatura caia. 

O que é uma máquina de gelo seco?

Embora existam vários tipos e modelos, de diferentes modelos, uma máquina de gelo seco é uma unidade portátil que armazena gelo seco no seu interior. 

O aparelho está conectado a um equipamento de corrente de ar externa, através de rede de ar ou de um compressor.

Máquinas de gelo seco têm uma tecnologia especial que permite que partículas, ou pellets, de gelo seco passem rapidamente de um estado sólido para um gasoso.

Deve-se notar que o gelo nunca passa para o estado líquido, o que significa que a limpeza não deixa umidade. Esta é outra das grandes vantagens que oferece o jateamento com gelo seco. 

Existem máquinas, como as que fabricamos na Cold Jet, que têm funções especiais, como a possibilidade de controlar a temperatura através de telas digitais que possibilitam regular a pressão com que as partículas de gelo seco saem.

Como funciona uma máquina de gelo seco?

Uma máquina de gelo seco usa CO2 em estado sólido na forma de partículas, que podem ser pequenas como um floco de neve ou ter um diâmetro de até 3 mm.

Essas partículas são aceleradas pelo ar comprimido a uma velocidade próxima à do som e lançadas diretamente sobre a superfície na qual será utilizada.

Quando os pellets impactam, o CO2 muda imediatamente para um estado gasoso (ou seja, sublima), conseguindo separar todas as impurezas que são aderidas.

É importante ressaltar novamente que o gelo nunca entra no estado líquido, o que significa que a máquina não deixa nem uma gota de umidade nas instalações.

Benefícios de ter uma máquina de gelo seco

Comprar uma máquina de gelo seco é um investimento importante, mas não há dúvida de que trará grandes benefícios a longo prazo.

A primeira coisa a notar é que o jateamento com gelo seco é um dos métodos de limpeza mais eficientes e ecológicos do momento.

Em ambientes sensíveis onde a máxima higiene é essencial, como na área farmacêutica ou alimentícia, uma técnica que limpe profundamente todos os setores é fundamental

E o jateamento com gelo seco é ideal porque não deixa vestígios de sujeira, sendo uma excelente alternativa para empresas desse tipo. 

É uma máquina segura porque não usa produtos tóxicos. Tenha certeza de que não haverá efeitos secundários para a saúde dos trabalhadores e clientes.

Outro grande benefício deste método é que ele é rápido e não deixa nenhum rastro de umidade.

Deve-se notar que a manipulação de uma máquina de gelo não tem muita complexidade, o que acaba tornando-a uma opção muito boa para a limpeza industrial de sua fábrica, empresa ou seu domicílio. 

A maior seleção de máquinas de gelo seco

A Cold Jet possui a maior e melhor seleção de máquinas de gelo seco, adequadas para a realização de diferentes trabalhos de limpeza industrial.

É um método que cada vez mais fábricas e empresas adotam porque está trazendo excelentes resultados.

Inclusive, o jateamento com gelo seco é uma excelente técnica para limpeza domiciliar, especialmente para quem tem uma casa grande e com superfícies complexas para higienizar. 

Isso se deve não só à higiene profunda para todos os tipos de equipamentos e ambientes industriais, mas é uma técnica que não polui em absoluto.

Essa particularidade, que outros métodos não possuem, fazem da limpeza com gelo seco a melhor opção para o cuidado da saúde dos trabalhadores e tudo o que é produzido na fábrica.

Na Cold Jet fabricamos equipamentos de jateamento com gelo seco de primeira linha projetados e criados para aqueles que procuram uma limpeza profunda, segura, ecológica e rápida em suas instalações.

Todas as máquinas de gelo seco que fazem parte do nosso catálogo são feitas com a mais recente tecnologia, com funções inovadoras que simplificam significativamente a tarefa.

Neste ponto, deve-se ressaltar que a manipulação do equipamento de jateamento com gelo seco da Cold Jet não é um problema. De qualquer forma, a compra inclui um manual que explica em detalhes como manipulá-lo.

Diante de quaisquer dúvidas antes, durante ou após a compra, você pode nos consultar sem qualquer compromisso.

Contamos com profissionais que têm profundo conhecimento sobre essa técnica inovadora que vai ajudá-lo a resolver todas as suas questões.

Finalmente, se levarmos em conta a qualidade das máquinas de gelo seco e a excelente limpeza que elas oferecem, não há dúvida de que os preços são muito competitivos

Esse aspecto acaba nos tornando sua melhor opção para a compra de equipamentos de limpeza criogênica.

Não perca mais tempo e navegue pela nossa seleção de máquinas de gelo seco, onde você certamente encontrará o artefato que você está procurando para a higiene da sua empresa ou fábrica.