Sua Fonte de Soluções em Gelo Seco

Para que serve a limpeza com jateamento de gelo seco na indústria automotiva?

Posted by Paula Vier on 27/10/2022 10:37:48

A limpeza com gelo seco é uma nova técnica de limpeza que a indústria automotiva está adotando, graças aos enormes benefícios que proporciona.

Setores como o farmacêutico ou alimentício, que requerem higiene máxima, usam esse método há alguns anos.

Seus resultados formidáveis fizeram com que empresas de outras áreas também a prefiram em vez de técnicas tradicionais de limpeza, entre elas o automotivo.

Especificamente, é um método semelhante ao das máquinas que expulsam jateamento de areia, que atinge a superfície fortemente para remover todos os tipos de sujeira.

Neste caso, o equipamento criogênico ejeta partículas de gelo seco em alta velocidade. Quando essas partículas impactam, mudam imediatamente para o estado gasoso - sublimam-se - e é assim que separam as impurezas que estão aderidas.

Basicamente, é um método rápido, eficiente e ecológico, três peculiaridades que explicam por que é uma técnica cada vez mais popular na indústria automotiva.

Benefícios da limpeza com gelo seco na indústria automotiva

Entre os principais benefícios da limpeza com gelo seco na indústria automotiva, destacam-se os seguintes pontos: 

  • É um método de limpeza completamente ecológico, respeita o meio ambiente, pois não utiliza produtos químicos.
  • É uma técnica que não usa produtos químicos. Este é um aspecto muito valioso porque a saúde dos trabalhadores da fábrica não corre risco algum.
  • A limpeza com gelo seco não deteriora as superfícies porque não é um processo abrasivo, aspecto que também beneficia a vida útil dos componentes dos carros.
  • A limpeza com gelo seco é um processo rápido, rigoroso, profundo e muito completo, sendo capaz de alcançar locais de difícil acesso. Deve-se ressaltar que não danificará as áreas sensíveis do automóvel.
  • Todos os componentes do carro em geral estarão em condições impecáveis após a limpeza
  • A limpeza com gelo seco oferece economias significativas de tempo.

Para que serve a limpeza com jateamento de gelo seco na indústria automotiva?

 A limpeza com gelo seco pode ser aplicada em vários aspectos que fazem a higiene do setor automotivo. 

Em particular, na maioria das fábricas do setor, está sendo usado para:

Limpeza de moldes

Como não é abrasivo e não produz resíduos secundários, a limpeza com gelo seco é um processo que pode ser perfeitamente aplicado em todos os tipos de moldes e acabamentos, das superfícies A1 até as texturizadas.

Preparação da superfície

Este processo de limpeza com gelo seco é capaz de eliminar todos os contaminantes em superfícies de plástico. Além disso, também é usado para remover grandes acúmulos de contaminantes em metal ou aço.

De qualquer forma, não deixará resíduos ou produzirá entalamento de material abrasivo, o que se traduz em peças de maior qualidade e medidas mais precisas durante os testes.

Limpeza de cabines de pintura e revestimento

A limpeza com gelo seco é extremamente útil também em cabines de pintura e revestimento, reduzindo o tempo de inatividade associado a esses processos de higiene.

Além disso, é um processo que, por todos os benefícios que traz, maximizará a vida útil de todos os equipamentos envolvidos na indústria automotiva. 

Por ser um método ecológico, respeitador do meio ambiente, não deixará vestígios nas cabines, nem mesmo de umidade. 

Limpeza de ferramentas compostas

Este processo prolonga a vida útil das ferramentas e moldes de compostos, eliminando a necessidade de produtos químicos severos, escovas de arame e abrasivos.

A limpeza com gelo seco não é abrasiva e protege as dimensões críticas e formas geométricas das bordas e superfícies de vedação, preservando o acabamento da superfície do molde.

Limpeza de linhas de soldagem

A limpeza com gelo seco evita desalinhamentos, quebras e detritos porque elimina efetivamente acúmulos e respingos de resinas, soldas, fumaça, óleo e adesivos.

Esse processo pode ser aplicado em caixas de transferência, juntas de robôs, ferramentas diamantadas, mesas de soldagem e parafusos, entre outros.

Como podemos ver, o jateamento com gelo seco é um método versátil, que pode ser usado em vários aspectos que fazem a higiene das fábricas na indústria automotiva.

De qualquer forma, oferece um trabalho rápido, eficiente e seguro, sendo uma excelente alternativa para qualquer empresa do setor.

Se você está pensando em começar a aplicar este novo método de higiene em sua indústria automotiva, você veio ao lugar certo porque a Cold Jet é líder mundial em jateamento com gelo seco.

Estamos trabalhando nessa técnica há anos, o que significa que sabemos perfeitamente como realizá-la e quais benefícios ela pode lhe trazer.

Melhor solução para jateamento com gelo seco na indústria automotiva

 A limpeza com gelo seco é um método que está ganhando cada vez mais seguidores na indústria automotiva, por várias razões.

O mais importante é sua eficácia, pois é uma técnica que deixa os componentes do carro impecáveis e não tem risco para as partes mais sensíveis do veículo.

Outra peculiaridade é a sua velocidade, graças ao fato de que não é necessária uma preparação prévia das superfícies e, além disso, o jato de gelo seco sai a uma velocidade impressionante.

As máquinas, especialmente as que fazemos, não têm complexidade alguma. Em pouco tempo, os operários da fábrica saberão muito bem como lidar com isso.

Por fim, entre as principais razões que explicam o aumento da limpeza com gelo seco no setor automotivo, destaca-se que é um método ambientalmente amigável, que não deixa vestígios tóxicos nas superfícies (além disso, nem mesmo rastros de umidade).

Na Cold Jet temos uma equipe de profissionais com ampla experiência na aplicação desta técnica inovadora.

Sabem muito bem os benefícios que pode trazer para sua empresa e é por isso que estamos à sua inteira disposição.

Mas não só contamos com experiência e conhecimento sobre essa técnica de limpeza, mas também fabricamos máquinas eficientes com gelo seco.

São equipamentos de primeiro nível que incorporam a mais recente tecnologia, com funções especiais que facilitam significativamente seu manejo e aumentam sua eficiência.

É claro que vamos aconselhá-lo sobre tudo o que você precisar para obter os resultados esperados com a aplicação desta técnica de limpeza profunda.