Sua Fonte de Soluções em Gelo Seco

Remoção de pintura e revestimento com jateamento com gelo seco + abrasivo

Posted by Matt Caminiti on 02/03/2020 13:17:52

Muitas vezes nos perguntam: "O jateamento com gelo seco pode remover pintura?"  Esta pode ser uma pergunta complicada, pois a resposta é específica para a situação (tipo de tinta, tipo de superfície, quão bem a tinta está aderida, etc.).

O gelo seco é um meio suave e, em algumas aplicações, não é bem sucedido na remoção de tinta apenas com gelo seco.  Dependendo do tipo de tinta e do primer, mesmo o jateamento com gelo seco agressivo pode ser muito lento ou muito suave.

SandblastingOs métodos tradicionais de remoção de tinta e outros tipos de contaminantes superficiais, tais como corrosão e tinta, são eficazes mas têm efeitos secundários negativos que podem tornar-se mais caros e dar mais tempo aos projetos.  O jateamento com areia e outros tipos de meios criam uma quantidade significativa de resíduos e poeira respirável para o meio ambiente.  Isto não só requer uma limpeza e contenção extensivas, mas também não é saudável para os trabalhadores que realizam o trabalho.  Estes métodos deixam resíduos e umidade na superfície a ser limpa, o que requer um segundo tempo de limpeza e secagem antes que se possa começar a repintar ou revestir novamente.

A adição de um abrasivo ao jateamento com gelo seco aumenta a agressividade do mesmo e remove efetivamente a tinta e os revestimentos, eliminando os problemas com os métodos tradicionais de remoção.

 

Por que gelo seco + abrasivo?

Ao limpar e preparar uma superfície, você quer ter certeza de que pode remover 100% dos contaminantes da superfície e tintas/revestimentos antigos antes de aplicar uma nova camada - e você quer fazê-lo o mais rápido e eficientemente possível. 

Jateamento com gelo seco + um abrasivo:

  • Reduz significativamente o desperdício e a poeira gerados pelos métodos tradicionais
  • Não deixa resíduos na superfície a ser limpa
  • Não requer tempo de secagem (não utiliza água utilizada no processo de limpeza)
  • Fornece um método de limpeza mais ecológico e seguro para o trabalhador

 

Benefícios do gelo seco + abrasivo:

Coating and corrosion removal (1)1) Elimina os processos de pré e pós-limpeza

Com a necessidade de instalação de contenção e limpeza de resíduos, métodos como areia, vapor ou jateamento de granalha são demorados e intensivos. Estes métodos criam uma enorme quantidade de resíduos secundários, o que significa que a contenção deve ser configurada antes do início da limpeza e quando a limpeza termina, os resíduos secundários devem ser recolhidos e eliminados.

No caso de remoção de revestimentos e corrosão com um com jateamento de areia, a contenção é configurada para escoamento de água e outros resíduos, o que acrescenta tempo e recursos ao projeto. Quando o processo de remoção é concluído, os trabalhadores devem esperar que a superfície seque completamente antes de aplicar uma nova camada.

Além disso, em ambientes de água salgada acumulam-se sólidos solúveis e cloreto nas superfícies, o que resulta em uma etapa adicional de pré-lavagem que deve ser removida antes mesmo do início da remoção.

O gelo seco + um abrasivo diminui a quantidade de tempo e recursos necessários para um projeto, eliminando a necessidade de contenção, limpeza de resíduos, tempo de secagem e qualquer etapa pós-lavagem. Isto leva a uma considerável quantidade de horas poupadas por projeto.

 

2) Reduz os níveis de poeira e resíduos

Como a maioria das pessoas sabe - jateamento de areia e outros tipos tradicionais de jateamento geram poeira e resíduos significativos. A poeira respirável é prejudicial ao operador, à força de trabalho, ao público e ao meio ambiente. A OSHA reforçou seus padrões para encorajar iniciativas que limitam a exposição à poeira. Esta é uma das razões para a instalação de contenção excessiva necessária antes da limpeza com granalha, vidro triturado, escória de carvão e outros métodos de jateamento.

O jateamento úmido, utiliza água com um abrasivo para capturar moléculas de poeira e evitar que elas sejam transportadas pelo ar. Embora isto seja eficaz na redução dos níveis de poeira, o método ainda cria uma quantidade considerável de resíduos. Além disso, a água como meio abranda a velocidade das partículas abrasivas, o que, por sua vez, limita a produtividade.

O jateamento com gelo seco misturado com um abrasivo busca o melhor dos dois mundos. Como o gelo seco impacta a superfície e sublima de um sólido para um gás, esse gás reprime a poeira do ar devido ao fato de o gás CO2 ser mais pesado que o ar.

A redução dos níveis de poeira também leva a uma maior visibilidade do operador, o que facilita a limpeza e eficiência do operador.

 

3) Mais seguro para os funcionários e para o meio ambiente - de acordo com as diretrizes da OSHA

Coating and corrosion removal_2

Uma redução de 97% nos níveis de poeira significa que os operadores e a força de trabalho circundante não estarão expostos a níveis insalubres de poeira respirável e incômoda.  O gelo seco + abrasivo atende facilmente às diretrizes da OSHA para níveis de poeira. 

O gelo seco + abrasivo também é uma opção mais amigável ao meio ambiente em comparação com outras alternativas.  A solução requer uma quantidade significativamente menor de abrasivos do que soluções alternativas de remoção de pintura e corrosão.  A solução Cold Jet de gelo seco + abrasivo usa de 45 a 68 kg (100 a 150 lb) de material por hora, contra 272 kg (600 lb) ou mais por hora das opções tradicionais.  Isto significa que menos material e poeira serão dispersos no ambiente circundante.

 

4) Economia extensiva de tempo e dinheiro

A mistura de gelo seco + abrasivo elimina a necessidade de pré- e pós-lavagem, de configuração de contenção e de recolha de resíduos.  Também limpa mais rápido do que muitas opções de abrasivos úmidos. Isto resulta em uma grande redução no tempo de projeto.

A solução também deixa a superfície completamente seca e livre de resíduos, o que elimina horas de tempo de secagem e permite aplicar uma nova camada de tinta ou revestimento imediatamente após o processo de limpeza. 

 

Quando eu deveria usar gelo seco + abrasivo?

1) Corrosão pesada ou incustrada na superfície

coating and corrosion removal 3Se a corrosão for incrustada no metal, o gelo seco por si só não será suficiente para remover essa corrosão para uma aderência adequada do revestimento. Com gelo seco + abrasivo, você pode atender aos requisitos de um padrão de superfície antes do novo revestimento. Isto lhe dará um acabamento de metal quase branco, removendo uma pequena camada do metal e expondo um novo perfil de superfície metálica.

Este é um grande avanço para a tecnologia de gelo seco, uma vez que a jateamento com gelo seco sempre foi sem perfil, mas ao adicionar um abrasivo você pode criar um perfil de 1-5 mL.

 

2) Se o jateamento com gelo seco sozinho não está funcionando

Certos tipos de tinta, corrosão ou revestimentos simplesmente não podem ser removidos apenas com o toque não abrasivo do gelo seco. Dependendo dos muitos fatores da superfície, gelo seco + abrasivo é geralmente melhor para aplicações industriais, como aço estrutural de navios, tanques, infra-estruturas e tubulações.

 

A Solução Cold Jet de gelo seco + abrasivo: A E-CO2 150cold jet E-CO2 dry ice blaster

A E-CO2 150 combina outras máquinas de jateamento com gelo seco Cold Jet (PLT 60, Aero 80 ou C100) com um recipiente abrasivo pressurizado personalizado de 1,5 pés cúbicos. O sistema foi desenvolvido especificamente para alimentar a mistura patenteada da Cold Jet de gelo seco e um meio abrasivo. O recipiente de jateamento personalizado permite que os usuários experimentem uma dose precisa de material abrasivo e um aplicador com capacidades de auto-regulação e integração de mecanismos de controle para garantir a alimentação do gelo seco e do abrasivo simultaneamente quando o gatilho é acionado.

A solução patenteada foi verificada por terceiros para reduzir os níveis de poeira em até 97%; assim, tornando-a mais segura para o operador, a força de trabalho ao redor e o ambiente adjacente.

A E-CO2 150 também oferece a melhor versatilidade, permitindo uma limpeza não destrutiva com apenas gelo seco e também uma limpeza mais agressiva com a mistura patenteada da Cold Jet de abrasivo + gelo seco, mantendo a responsabilidade com o meio ambiente. Você pode se sentir confiante em saber que ao realizar um trabalho, você será capaz de fazê-lo com a E-CO2 150.

Benefícios do jateamento com Gelo Seco, Remoção de Corrosão