Sua Fonte de Soluções em Gelo Seco

10 Razões para usar jateamento com gelo seco

Posted by Ellen Heini on 15/01/2020 15:00:00

 

1. Limpeza superior

O jateamento com gelo seco é um processo de limpeza mais eficaz e eficiente em muitas aplicações. Ao limpar equipamentos e máquinas em menos tempo, as plantas são capazes de obter mais ciclos de produção dos equipamentos existentes. A manutenção preventiva ou a limpeza pontual também pode ser feita com mais freqüência sem afetar a produção.

Métodos alternativos de limpeza podem envolver desmontagem demorada e podem ser ineficazes, dispendiosos, prejudiciais aos recursos caros e também podem ser prejudiciais ao meio ambiente. O jateamento com gelo seco elimina os resíduos secundários e o consequente tempo de inatividade da limpeza tradicional. Ao diminuir o tempo de inatividade da produção, ele maximiza as taxas de utilização e a vida útil dos ativos.

A limpeza com gelo seco também resulta na melhoria da qualidade do produto. A remoção de contaminantes que se acumulam nos equipamentos de produção, tais como a resina que se acumula nos moldes plásticos, garante que os produtos finais estejam livres de defeitos. Isto ajuda a manter o alinhamento adequado da máquina e resulta em uma redução de refugo.


2. Limpeza no local

A limpeza com gelo seco não utiliza soluções aquosas ou químicas e não produz nenhum resíduo secundário, o que permite a limpeza de ferramentas e equipamentos no local sem desmontagem e remontagem demoradas. O jateamento com gelo seco é utilizado para remover contaminantes, tais como resíduos de produção, agentes desmoldantes, tintas, óleos e biofilmes do equipamento enquanto este ainda está on-line.

Ao limpar o equipamento no local, as instalações são capazes de reduzir as interrupções e aumentar a produtividade.


3. Não abrasivo

O gelo seco é um meio muito suave e pode limpar a maioria das superfícies sem danificá-las. É cerca de 1,5 - 2 na Escala Mohs de Dureza (ver abaixo). O gelo seco pode limpar superfícies sensíveis, tais como equipamentos eletrônicos, placas de circuito impresso e moldes plásticos, sem gravar, perfilar ou alterar as dimensões da superfície. Isto prolonga a vida útil do equipamento e diminui o risco de danos às máquinas durante o processo de limpeza.

Os operadores das máquinas de jateamento com gelo seco podem controlar ainda mais a agressão do gelo seco alterando o tamanho das partículas e a velocidade de saída da máquina. Partículas menores, combinadas com menor aceleração, equivalem a uma limpeza mais suave.

dry ice is non-abrasive

(Imagem: National Park Service)


4. Aumento da eficiência

O jateamento com gelo seco reduz o tempo, a mão-de-obra e os recursos necessários para projetos de limpeza e permite às instalações alocar seus recursos de forma mais eficiente. 

Os processos manuais que requerem ferramentas abrasivas, como cinzéis e raspadores, ou produtos químicos nocivos são tediosos, demorados e exigem que várias pessoas sejam alocadas ao projeto de limpeza. Os operadores muitas vezes precisam esperar que os equipamentos esfriem antes de iniciar o processo de limpeza e precisam desmontar as máquinas para alcançar espaços apertados.

O jateamento com gelo seco permite uma limpeza mais rápida e fácil com apenas uma pessoa necessária para realizar a limpeza.


5. Sem resíduos secundários

O processo de limpeza com gelo seco não gera resíduos secundários. O gelo seco sublima-se (volta ao estado gasoso) após o impacto com a superfície a ser limpa, o que resulta em nenhum resíduo secundário e nenhuma umidade introduzida. Isto elimina limpeza extra, eliminação de fluxos de resíduos secundários e preparações adicionais, tais como mascarar sensores delicados ou envolver componentes eletrônicos antes da limpeza. A eliminação de resíduos secundários permite que o equipamento seja limpo enquanto está online e ainda em funcionamento.

Ao utilizar granulados sólidos ou água para a limpeza de materiais perigosos, os meios de limpeza também se tornam perigosos, exigindo manuseio especial, eliminação e relatórios de regulamentação.


6. Responsável com o meio ambiente

dry ice is environmentally responsible

O gelo seco utilizado no processo de limpeza é feito de CO2 recuperado. Este CO2 é criado como um subproduto de outros processos industriais e é depois recolhido e reciclado. A limpeza com gelo seco não produz CO2 ou adiciona CO2 adicional à atmosfera e, portanto, não contribui para o efeito estufa.

O gelo seco é também um meio aprovado pela EPA, USDA e FDA. Não é tóxico, não é nocivo e é aprovado para uso em torno de alimentos. O gelo seco é incolor, insípido e inodoro.

Se você precisa de uma limpeza a seco, está tentando reduzir a quantidade de água ou produtos químicos utilizados ou está tentando melhorar o saneamento ou programas de prevenção de contaminação cruzada, a jateamento com gelo seco fornece uma resposta ambientalmente sustentável. 


7. Maior segurança do operador

O jateamento com gelo seco é o método de limpeza preferido pelos funcionários que realizam a limpeza. Métodos como a limpeza manual, podem ser tediosos e exaustivos; já a limpeza com gelo seco elimina a necessidade de raspar e esfregar manualmente as áreas contaminadas.

Outros métodos que utilizam materiais tóxicos, como jateamento de areia e limpeza química, podem ser prejudiciais tanto para o operador como para a área ao redor. A limpeza com gelo seco não é tóxica e elimina a necessidade de soluções químicas de limpeza.

 

8. Acesso e limpeza de espaços apertados

O jateamento com gelo seco é capaz de penetrar em geometrias pequenas e complexas com baixa tensão superficial, o que permite uma melhor e mais completa limpeza.

Os métodos tradicionais são muitas vezes ineficazes na limpeza de áreas pequenas ou inacessíveis. 

10 reasons to use dry ice blasting



9. Limpeza mais rápida

O jateamento com gelo seco proporcionará uma limpeza mais rápida que os métodos alternativos na maioria das aplicações de limpeza. Quando o tempo e os recursos dedicados à contenção e coleta de resíduos são considerados, esses métodos de limpeza podem consumir muito mais horas do que a limpeza com gelo seco.

O jateamento com gelo seco também economiza tempo, permitindo que o equipamento seja limpo online e ainda à temperatura de operação. Isto reduz o tempo associado com o esfriamento das máquinas, desmontagem, deslocamento para uma área a ser limpa e depois remontagem das máquinas. 

 

10. Variedade de aplicações de limpeza

Desde plataformas petrolíferas a equipamentos de panificação, o jateamento com gelo seco proporciona uma solução de limpeza mais rápida e eficaz em qualquer ambiente de manufatura. Clique aqui para ver todas as indústrias que se beneficiam com a limpeza com gelo seco.

Os sistemas de jateamento com gelo seco podem ajudar muitos tipos de instalações a suportar metas de qualidade, serviço e produtividade, ao mesmo tempo em que atendem aos padrões regulatórios da indústria e do governo.

Benefícios do jateamento com Gelo Seco, Fundamentos do jateamento com Gelo Seco