Desde o início do COVID-19, o mundo está enfrentando uma escassez de suprimentos médicos e equipamentos de proteção pessoal.
Para atender a demanda por esses suprimentos, o apoio de várias indústrias, bem como a coordenação das cadeias de suprimentos a montante e a jusante, estão se tornando críticos.
Os fabricantes estão buscando soluções para as ineficiências em seus processos produtivos. As ineficiências são comumente encontradas nos procedimentos de limpeza e manutenção dentro de sua produção. Por exemplo, a limpeza de moldes plásticos com métodos tradicionais, como raspagem manual ou químicos, leva um longo período de tempo - resultando em longas paradas de produção.
O jateamento com gelo seco tornou-se uma solução eficaz para os fabricantes de dispositivos médicos que procuram aumentar a produção em resposta à COVID-19.
O jateamento de gelo seco limpa com segurança e profundidade as complexas cavidades e respiradouros dos moldes médicos, bem como remove rapidamente rebarbas e clarões das peças médicas acabadas - permitindo a produção consistente de produtos de alta qualidade. O processo não-abrasivo não danifica moldes ou ferramentas e permite a limpeza enquanto o equipamento ainda está quente e online, o que permite uma limpeza mais freqüente e eficaz. Isso reduz significativamente o tempo de parada, os custos com ferramentas de reposição e as taxas de refugo do produto, ao mesmo tempo em que aumenta a produção de qualidade. O jateamento com gelo seco também está sendo usado com sucesso em salas limpas ISO 8 - Classe 100.000.
Aqui estão apenas alguns exemplos recentes de como o jateamento com gelo seco está ajudando os fabricantes de dispositivos médicos a atender a demanda urgente apresentada pelo COVID-19:
Produção de máscaras respiratórias e nebulizadores
Um fornecedor chave de suprimentos médicos recebeu um grande número de pedidos para o principal suporte do corpo de máscaras respiratórias e nebulizadores após o surto da COVID-19. O fornecedor teve que aumentar a produção de forma rápida e segura a fim de atender a demanda urgente por este equipamento.
A empresa utilizou a limpeza com gelo seco para limpar rapidamente seus moldes de injeção ainda quentes e on-line. Ao limpar os moldes online, a empresa eliminou o tempo de parada prolongada da produção resultante do processo anterior de limpeza e manutenção e agora é capaz de aumentar significativamente a sua capacidade de produção.
Produção de equipamentos de Ressonância Magnética
O diagnóstico de pacientes com suspeita de COVID-19 é atualmente baseado em testes de detecção de ácidos nucléicos. No entanto, os resultados dos testes de ácido nucléico nem sempre são confiáveis. Para diagnosticar com precisão a condição do paciente, muitos hospitais começaram a utilizar exames de tomografia computadorizada ou ressonância magnética e, portanto, a demanda por este equipamento de teste aumentou rapidamente em um curto período de tempo.
Um fabricante internacional de equipamentos médicos que é um dos mais importantes colaboradores na área de disgnótico por imagem e produção de equipamentos clínicos começou a utilizar a jateamento com gelo seco no processo de produção. A empresa utiliza o jateamento de gelo seco para limpar os meios de desenvolvimento/contraste dos principais componentes dos equipamentos de MRI e CT, permitindo-lhes acelerar consideravelmente o processo de produção.
Produção de tampas de borracha utilizadas em tubos coletores
Quando um paciente é internado no hospital, a coleta de sangue é um procedimento indispensável. Para garantir a retenção estável da amostra, os tubos de coleta de sangue geralmente consistem de tampões de borracha butílica, que são mais convenientes de usar do que os tampões de borracha de silicone e proporcionam melhor proteção e preservação do sangue.
Um grande fornecedor de tampões de borracha médica utiliza a limpeza com gelo seco para limpar rapidamente os moldes de injeção que são usados para fazer esses tampões enquanto ainda estão quentes e online. A limpeza com gelo seco não só lhes permite aumentar o tempo de funcionamento da máquina e a capacidade de produção, mas também resulta em uma melhor qualidade das peças.
Produção de máscaras faciais
A demanda por equipamentos de proteção, tais como máscaras faciais, aumentou drasticamente. Na produção de máscaras faciais, o tecido fundido é o núcleo e o material mais vital. Para produzir estas máscaras, um jato de ar quente é utilizado para extruir o polipropileno dos orifícios finos do bocal do fiador para fazer com que ele se estenda em uma forma fibrosa e depois é recolhido na esteira transportadora para formar uma teia de fibra. As fiações estão cheias de pequenos furos e cada furo tem cerca de 0,15mm; no entanto, estes furos muitas vezes não são precisos ou consistentes. Devido à baixa precisão desses furos e ao fluxo de fusão inconsistente causado pelo aquecimento desigual, são formados tampões nos bocais de pulverização, o que resulta em entupimento durante ou após o processo de pulverização. Estes tampões são extremamente difíceis de limpar e muitas vezes não são suficientemente limpos ou não são limpos de qualquer forma. Isto causa tecidos fundidos irregulares e afeta a qualidade das máscaras cirúrgicas. Métodos alternativos, como o enfiamento manual ou a imersão em solução química, não são eficazes ou consomem muito tempo.
Muitos fabricantes de máscaras faciais estão agora usando jateamento com gelo seco para limpar completamente os moldes e os fiadores em muito menos tempo. Um produtor anteriormente utilizava um banho químico, que levava até um dia para limpar seus moldes. Eles recentemente mudaram para o jateamento com gelo seco e limparam os mesmos moldes em apenas 10 minutos.