Sua Fonte de Soluções em Gelo Seco

Como produzir mais de 6,5 milhões de garrafas por ano?

Posted by The Cold Jet Team on 12/01/2021 11:00:00

Cold Jet dry ice cleaning for PET preforms

Os moldadores PET precisam melhorar constantemente sua disponibilidade, qualidade e desempenho de OEE Scores, reduzindo custos, prolongando a vida útil das ferramentas e melhorando o ambiente e a segurança de seus trabalhadores.

E se os processadores PET pudessem produzir mais de 6,5 milhões de garrafas pré-formadas por ano?

Encontre a resposta no artigo "A moldagem PET é como uma corrida de carros - velocidade e controle são essenciais". Cold Jet apresenta uma maneira simples de melhorar os processos de produção" publicado na edição 9 / 2020 de PET Planet Insider magazine.

Plastics_PET_Molds_Clamps_HO_09302020-photo-03Para uma máquina de moldagem por injeção ou sopro, os moldes são um ativo de missão crítica e exigem uma limpeza oportuna, adequada, rápida e eficiente para garantir o tempo de operação e a qualidade da peça. Quando os moldes não são limpos corretamente e regularmente, eles podem causar manchas indesejadas e falhas no produto final, problemas de preenchimento que levam a problemas de qualidade e aumento do tempo do ciclo de produção. Além disso, os solventes e outros processos de limpeza que geram resíduos são ruins para o meio ambiente e não aceitáveis para a performance das engarrafadoras de PET.

A tecnologia de limpeza com gelo seco da Cold Jet proporciona uma solução simples que economiza tempo e melhora os processos. O resultado é um aumento de 3 a 5% na produtividade e no retorno do investimento em apenas alguns meses. Além disso, com o equipamento de jateamento com gelo seco da Cold Jet, os moldadores de PET evitam o uso de produtos químicos.

"A indústria de PET nunca teve uma máquina inteligente com a capacidade de adaptar o processo de limpeza a tantas aplicações diferentes em plásticos e moldagem de borracha", diz Steffen Kalisch, Gerente de Contas PET da Cold Jet Europe. "É por isso que a Cold Jet lançou a máquina PCS 60."

PCS 60A PCS 60 apresenta o sistema de controle de partículas patenteado da Cold Jet (Particle Control System™ - PCS). Isto permite aos moldadores PET um maior grau de versatilidade em todas as suas aplicações de limpeza. Com o PCS, um processador PET pode usar uma máquina para limpar muitos tipos de superfícies, tais como peças fundidas de aço, componentes de molde revestidos e moldes de inserção de berílio ou alumínio.

A moldagem PET é como uma corrida de Fórmula 1 - a velocidade e o controle são os reis. Os ajustes da máquina PCS 60 permitem que os processadores PET se adaptem rapidamente às diferentes exigências de limpeza de numerosos componentes do equipamento de processamento. A limpeza de anéis de vedação, anéis de pescoço, cavidades, tubos de extração, núcleos, insertos de portões e cones pode ser feita no local, sem a necessidade de desmontar a placa de extração.

A PCS 60 não é apenas a máquina de limpeza de gelo seco mais avançada tecnologicamente do mercado, mas também a mais fácil de usar. Com uma tela LCD colorida de 7 polegadas e controles digitais, o PCS 60 fornece uma tela intuitiva que permite ao usuário visualizar e ajustar facilmente os parâmetros de jateamento e as configurações da máquina. A máquina também apresenta receitas de aplicação programáveis e protegidas por senha. Um processador PET pode salvar uma receita de aplicação para um de seus moldes de injeção e outra receita de aplicação para seus moldes de sopro ou mesmo transportadores de ar. Isto evita erros do usuário e garante que os parâmetros corretos sejam usados para cada aplicação única.

A PCS 60 é habilitada para IoT usando a solução Cold Jet Industrial 4.0, Cold Jet CONNECT®. O sistema fornece monitoramento e diagnóstico remoto, enquanto permite aos usuários coletar e gerenciar dados e empregar ferramentas para um ótimo desempenho e produtividade.

PCS60-AirFlow

O projeto otimizado da PCS 60, que inclui um sistema de ar direto e um sistema de alimentação redesenhado (imagem à esquerda), minimiza a perda de pressão e a sublimação do gelo seco dentro da máquina. A economia em gelo seco e ar comprimido e o maior desempenho do PCS 60, combinados com um nível de ruído reduzido, ajudam os processadores PET a limpar mais rápido e com mais potência.

 

Benefícios da limpeza de moldes PET com gelo seco:

  • O tempo de limpeza é reduzido em 2/3
  • Mais seguro e limpo do que nunca
  • 70% mais rápido de retorno à produção
  • Menos desgaste dos moldes
  • Não são necessários produtos químicos
  • Sem resíduos secundários
  • Certificado de CO2 de grau alimentício

O gráfico a seguir mostra o retorno do investimento (ROI) do equipamento de jateamento de gelo seco da Cold Jet. O exemplo é calculado com base na produção máxima, tempo de ciclo de molde pré-definido, lucro estimado por pré-forma, etc.

ROI_Cold Jet dry ice cleaning_PET preforms

"A tecnologia de limpeza de gelo seco simplesmente aumenta o tempo de produção", disse Steffen Kalisch, "Com o PCS 60 podemos economizar recursos e custos, melhorar o processo, e o que é crucial é que podemos construir mais de 6,5 milhões de pré-formas PET extras por ano enquanto usamos 144-cavidades IMM".

 

Plásticos, Moldes de Injeção, Limpeza de Moldes, Moldes PET