Sua Fonte de Soluções em Gelo Seco

Como uma padaria comercial limpa mais rápido e sem utilizar água

Posted by Tyson Marlowe on 27/02/2020 11:52:42

dry ice cleaning food and beverage

Uma padaria comercial no Texas estava procurando uma solução para o seu problema de limpeza.

A fábrica está em constante funcionamento e a limpeza tinha que ser feita frequentemente para remover camadas de minerais, óleos, migalhas de pão e outras incrustações dos seus equipamentos e ferramentas.

A padaria utilizava anteriormente o método tradicional de limpeza manual e hidrolavadoras à pressão.

Este método apresentou uma série de questões:

  • Intensivo e demorado em termos de trabalho
  • Necessidade de grande equipe de limpeza
  • Gera maior fluxo de resíduos secundários
  • Demanda um tempo extra para isolar e proteger componentes elétricos

Por exemplo, o processo de limpeza da padaria envolvia uma equipe de 25 pessoas trabalhando de 8 a 10 horas para limpar a transportadora em um refrigerador de pães que movimenta os produtos cozidos do forno para outra área para resfriamento e embalagem. 

A padaria experimentou o mesmo problema ao limpar outras áreas, tais como suas máquinas provadoras de pães e ensacadeiras. A limpeza dessas máquinas envolvia pelo menos duas horas de preparação para revestir e isolar os componentes elétricos.

dry ice cleaning food and beverage

Este método também não limpava com profundidade suficiente para remover completamente as camadas de resíduos do refrigerador, provador, grelhas, ensacadores e do piso.

O uso de hidrolavadoras à pressão também exigia que a empresa revestisse todos os componentes elétricos antes da limpeza e depois designasse alguns membros da equipe para enxugar a água, era preciso enxugar e secar toda a água e garantir que o equipamento esteja completamente seco antes que as peças possam ser remontadas e a produção pudesse recomeçar.

 

"Não importa o quanto você tente, a água fica em todo lugar, e mesmo depois de tentar enxugar a água, a umidade permanece", disse o Gerente de Controle de Qualidade (QA). "Em um ambiente de cozimento, estamos altamente preocupados com a qualidade e o prazo de validade dos nossos produtos a longo prazo. Onde há umidade ou incrustração há uma maior chance de crescimento de bolor. Nós estávamos gastando muito tempo, dinheiro e recursos de trabalho para manter a linha limpa e manter nossos altos padrões de saneamento".

 

A Solução: Jateamento com Gelo Seco

Incentivado pela eficácia dos sistemas de limpeza com gelo seco em duas plantas irmãs, o Gerente de QA trouxe um sistema de jateamento de gelo seco para testes.

A limpeza com gelo seco utiliza meios não abrasivos na forma de meios reciclados de CO2 que não danificam superfícies ou equipamentos. A combinação da energia cinética da limpeza com jacto de gelo seco e efeitos térmicos quebra a ligação entre a sujidade e a superfície, removendo os contaminantes.

 

Ao contrário da limpeza à pressão ou limpeza a vapor, a limpeza com gelo seco:

  • Não deixa qualquer resíduo secundário (o gelo seco sublima-se a gás)
  • É seguro e não tóxico
  • Elimina água e umidade do processo de limpeza
  • Não cria contaminação cruzada
  • Reduz ou elimina a exposição dos funcionários a agentes químicos de limpeza
  • Não é abrasivo e não danifica o equipamento

A limpeza com gelo seco utiliza meios não abrasivos na forma de meios reciclados de CO2 que não danificam superfícies ou equipamentos. A combinação da energia cinética do jateamento com gelo seco e dos efeitos térmicos rompe a ligação entre a sujidade e a superfície, eliminando os contaminantes.

Saiba mais como funciona a limpeza com gelo seco>>

 

Os Resultados: Retorno de Inversão Imediato

 

1) Economia de tempo e custos

O refrigerador de pão e a esteira transportadora de 1,5 km, que antes levava 25 pessoas trabalhando de 8 a 10 horas para limpar, agora leva apenas duas pessoas e menos de seis horas para limpar.

Em um experimento, uma equipe de limpeza de quatro pessoas limpou uma máquina de ensacar usando uma máquina hidrolavadora à mão, enquanto uma segunda equipe de duas pessoas limpou outra ensacadeira com gelo seco. A equipe com a hidrolavadora levou mais de quatro horas, enquanto a equipe de limpeza com gelo seco levou menos de uma hora.

O departamento de saneamento foi capaz de reduzir o pessoal, enquanto a equipe restante agora pode se concentrar em áreas da fábrica que a empresa não tinha sido capaz de limpar anteriormente.

Ao reduzir a quantidade de pessoas e o tempo necessário para a limpeza, eles foram capazes de recuperar 24-30 horas por pessoa por semana que podem ser alocadas a outros projetos de limpeza e manutenção.

"Simplesmente não tivemos tempo de inatividade para limpar alguns equipamentos de acordo com nossos padrões", observou o Gerente de QA. "Mas devido à velocidade e eficácia do sistema de gelo seco, agora temos tempo e recursos para atender a uma variedade de outras áreas da planta".

 

2) Eliminação da água e da umidade

Com a limpeza com gelo seco, a fábrica não tem mais que se preocupar com resíduos de água ou umidade. Os membros da equipe não têm mais que isolar os componentes elétricos, e também reduziram a possibilidade de crescimento de bolor.

"Fizemos testes significativos para determinar como nosso equipamento está limpo após a limpeza, e com a limpeza com gelo seco, somos capazes de fazer mais do que simplesmente remover detritos", observou o Gerente de QA. "Estamos realmente higienizando nossas máquinas, o que terá um impacto positivo na qualidade dos nossos produtos a longo prazo e na vida útil dos nossos equipamentos".

 

3) Redução de danos ao equipamento

O processo de limpeza é suficientemente suave para não descascar tinta, não danificar componentes elétricos e o laser infravermelho utilizados na produção, nem remover os lubrificantes do transportador, mas é poderoso o suficiente para remover vários anos de resíduos acumulados nas máquinas da linha de produção.

"Grande parte do equipamento em uma assadeira de alta velocidade simplesmente não foi projetado para ser limpo facilmente", explicou o Gerente de Controle de Qualidade. "Com o sistema de jateamento com gelo seco, estamos limpando máquinas que eu nunca vi sendo limpas nos dez anos em que estive dentro desta indústria".

Antes x Depois

dry ice cleaning food and beverage

dry ice cleaning food and beverage

Alimentos e Bebidas, Casos de Estudo