Os moldes de injeção precisam ser limpos
Na fábrica em Teltow, perto de Berlim, a produção de plástico é equipada com 25 máquinas de injeção de plástico, nas quais as peças híbridas são revestidas por extrusão com os plásticos a temperaturas entre 120ºC e 400ºC.
"A limpeza dos moldes de injeção tem uma influência decisiva na qualidade dos nossos produtos", explica Nicolas Hofmann, Engenheiro de Processo na Fabricação de Plásticos, Diehl.
Para garantir a alta qualidade do produto, a planta teve um processo. As formas de filigrana eram retiradas para manutenção em média uma vez por semana. Em seguida eram limpas em banho ultra-sônico, trabalhadas manualmente com escovas, remontadas e, finalmente, reinseridas nas máquinas.
Este processo envolvia:
-
dois turnos, que encerram a produção
-
dois dias de limpeza
-
aumento das necessidades energéticas
-
reaquecimento das máquinas de injeção
-
limpeza manual breve com escovas em cada camada
"Tivemos problemas com a qualidade da superfície apesar do tempo e dos processos de limpeza intensivos do nosso pessoal", disse Hofmann. "Quando, após múltiplas análises de falhas e vários testes, não foi encontrada nenhuma solução com o fabricante das resinas plásticas. O fornecedor do material recomendou que mudássemos para a limpeza com gelo seco".
Diehl implementa o jateamento com gelo seco
Pouco tempo depois, as instalações em Teltow estavam testando o jateamento com gelo seco na produção de plástico.
As partículas de gelo seco são aceleradas com ar comprimido a velocidadea supersônicaa e podem penetrar em contornos e cavidades muito delicados, garantindo um tratamento eficaz, porém suave - mesmo em superfícies propensas a danos. No impacto, ocorre uma combinação de cinética, choque térmico e efeitos termo-cinéticos. Este último faz com que o gelo seco sublime-se sob condições ambientais - transferindo-se do sólido diretamente para o gasoso.
O gelo seco se expande até 700 vezes o seu volume em poucos milissegundos. No ponto de impacto, isto resulta em uma microexplosão que se espalha sobre a superfície. Esta onda de explosão tem uma força de elevação muito eficiente, que remove de forma confiável o contaminante da superfície e depósitos das cavidades.
Saiba mais como funciona o jateamento com gelo seco
A fim de garantir que o gelo seco não danifique as formas das filigranas, também foram realizados testes de abrasividade. Para isso, superfícies metálicas idênticas com bordas e cantos afiados foram jateadas com areia e gelo seco durante um mesmo período. Não foram observadas alterações na superfície tratada com gelo.
"Os resultados dos testes de limpeza e abrasividade foram tão convincentes que alugamos uma máquina Cold Jet para podermos trabalhar de forma imediata até termos a aprovação do investimento pela direção da empresa", disse Hofmann.
O gelo seco melhorou a qualidade do produto e eficiência
Ao utilizar um sistema de jateamento com gelo seco para limpar seus moldes, a Diehl Metal Applications melhorou a qualidade do produto, limpou eficientemente os moldes e economizou 400 horas de tempo de limpeza por ano. Isto resultou em um aumento de 10% na disponibilidade da fábrica, bem como um aumento na capacidade de produção de 500.000 peças de plástico.
As máquinas de jateamento com gelo seco limparam áreas planas com dois bicos de jateamento largos com jatos de 22 mm e 12 mm, além da sujeira dos rebaixos, cantos e bordas que foram limpas de forma confiável com dois bicos redondos diferentes. O aplicador possui uma união rotativa de 360° para que todas as áreas a serem limpas possam ser alcançadas ergonomicamente. A pressão de jateamento e a quantidade de gelo seco puderam ser adaptadas à superfície e ao grau de sujeira de cada área, o que garante o uso mais econômico possível de ar comprimido e gelo seco.
Saiba mais sobre jateamento com gelo seco para limpeza de moldes plásticos
"Agora podemos limpar os moldes sem desmontá-los no estado temperado e obter um resultado perfeito", disse Hofmann.
O tempo de limpeza foi reduzido de 16 horas para 1 hora. E como agora é feito diretamente na área de produção, o pessoal do Departamento de Manutenção e Ferramentas tem mais tempo para outras tarefas. A limpeza manual por cada turno agora foi dispensada.
"Na verdade, compramos o aparelho apenas para a aplicação na máquina giratória", disse Hofmann. "E o retorno sobre inversão da máquina já foi pago devido ao aumento da capacidade de trabalho do pessoal do Departamento de Manutenção e Ferramentas". A economia de tempo é de aproximadamente 400 horas por ano, resultando em um período de retorno de cerca de 1,5 anos".
A unidade de produção de plásticos em Teltow agora utiliza a máquina de jateamento com gelo seco, que é fácil de transportar de um lado para outro na fábrica, para a limpeza de moldes em dez máquinas de moldagem por injeção para a produção de três tipos de produtos diferentes.