Sua Fonte de Soluções em Gelo Seco

Limpeza com Gelo Seco otimiza o transporte de petróleo na Europa

Posted by Simon Van den Cruys on 08/06/2020 17:12:44

A indústria petroleira está encontrando uma nova solução para remover a contaminação de vagões ferroviários pesados com máquinas de jateamento com gelo seco.

 

mining case study tupras

Tüpraş é o único fabricante do setor de refinaria da Turquia e tem capacidade para processar 28,1 milhões de toneladas anuais de petróleo bruto com suas quatro refinarias em Kocaeli, Izmir, Kırıkkale, e Batman. É a maior empresa industrial da Turquia e a sétima maior refinaria da Europa.

A empresa transporta seus produtos petrolíferos pesados em vagões ferroviários que são utilizados em um horário exigente para manter a produção da empresa eficiente e constante.

Para continuar o transporte de derivados de petróleo de acordo com as instruções de segurança, os vagões que transportam os derivados pesados de petróleo tiveram que ser limpos pela primeira vez.

 

Entre os requisitos da empresa para uma solução de limpeza estavam:

  • Capacidade de limpar a contaminação acumulada ao longo de 10 anos em 149 vagões
  • A limpeza tinha que ser feita sem danificar o meio ambiente
  • Evitar qualquer risco associado a incêndio na refinaria
  • Eliminar as opções de limpeza associadas com produtos químicos de limpeza 

Os vagões utilizados para produtos petrolíferos haviam acumulado forte poluição ao longo dos anos. Para manter um transporte mais seguro e eficiente, foi necessária uma limpeza completa.

mining case study tupras

A Solução: Jateamento com Gelo Seco

Tüpraş precisava de um método de limpeza que reduzisse o tempo de manutenção e evitasse o uso de produtos químicos perigosos para devolver os vagões ao seu cronograma normal de entrega.

O jateamento com gelo seco é um sistema de jateamento que utiliza dióxido de carbono sólido (CO2) ao invés de outros produtos químicos. Ao contrário de outras técnicas de limpeza, o gelo seco sublima-se (converte-se de sólido em gás) no impacto com a superfície a ser limpa, não deixando mais resíduos do que aqueles removidos durante o processo de limpeza. Isto resulta em uma técnica de limpeza que é segura e não tóxica, não cria mais contaminação e reduz ou elimina a exposição a agentes químicos perigosos de limpeza.

É um meio não abrasivo que utiliza a combinação da energia cinética e os efeitos térmicos da limpeza com gelo seco para quebrar a conexão entre a sujeira e a superfície, removendo os contaminantes.

Em 2018, a empresa adquiriu a máquina de jateamento de gelo seco da Cold Jet Aero 40FP, após um teste bem sucedido na fábrica de Izmit. Desde então tem sido utilizado para a limpeza dos vagões utilizados para o transporte de derivados de petróleo na refinaria Kırıkkale.

O processo de limpeza foi realizado nas instalações da Tüpraş. Com a ajuda da limpeza com gelo seco, Akat Cevre limpou pela primeira vez seus vagões ferroviários. Para este projeto maciço, eles usaram a máquina de limpeza de gelo seco Aero 40FP. 

O trabalho foi um sucesso e 149 vagões foram limpos:

  • Quatro máquinas Aero 40FP
  • Dois andaimes
  • 13 funcionários foram alocados para o trabalho
  • Dois turnos, seis dias por semana, durante seis meses
  • 230.000 kg de gelo seco utilizados

Por ser uma limpeza a seco, a limpeza com gelo seco reduz as circunstâncias em que a limpeza com água ou outros solventes pode ser problemática.

A limpeza profunda da Cold Jet facilitou consideravelmente a limpeza dos vagões, e agora a equipe de manutenção pode se concentrar em outras tarefas enquanto a limpeza principal é feita de forma mais eficiente.

Saiba mais sobre como funciona a limpeza com gelo seco.

 

Os Resultados

A solução de jateamento com gelo seco reduziu o tempo de manutenção, os custos e o uso de produtos químicos durante a limpeza dos vagões, evitando o perigo de incêndio na refinaria. Os vagões limpos voltaram rapidamente a funcionar e o transporte de derivados de petróleo pôde recomeçar em um horário normal.

mining case study tupras

A limpeza com gelo seco é melhor utilizada como manutenção preventiva de rotina. Se houver uma forte acumulação de resíduos e óleo, a velocidade de limpeza será significativamente reduzida. O resultado da limpeza com gelo seco varia dependendo do contaminante e do tipo de radiador.

A limpeza com gelo seco também é ambientalmente responsável. O processo remove os produtos químicos do processo de limpeza e não gera nenhum resíduo secundário. A Agência de Proteção Ambiental (EPA) monitora de perto os poços de água e a eliminação do uso de produtos químicos é um grande benefício.

mining case study tupras

Petróleo e Gás