Sua Fonte de Soluções em Gelo Seco

Como a limpeza com Gelo Seco permite remover pintura eletrostática de um carro de corrida

Posted by Allegra Thatcher on 30/06/2020 16:15:08

Dry Ice Blasting Surface Preparation

Em 1981, os EUA lançaram a Fórmula SAE® (Society of Automotive Engineers) - uma competição para inspirar e desenvolver jovens engenheiros empreendedores e inovadores, desafiando estudantes universitários a conceber, projetar, construir, custear, apresentar e competir como uma equipe com um pequeno carro de corrida de um assento em uma série de competições estáticas e dinâmicas. 

O formato do evento é tal que proporciona uma oportunidade ideal para que os alunos possam demonstrar e melhorar suas capacidades para entregar um produto complexo e integrado no ambiente exigente de uma competição automobilística.

Hoje, a competição se expandiu e inclui uma série de eventos spinoff. O Formula Student é um evento similar ao SAE do Reino Unido, e o Verein Deutscher Ingenieure (VDI) realiza a competição Formula Student Germany (FSG) em Hockenheimring, Alemanha.

O FSG é um concurso global de design para estudantes que tem regras similares à Fórmula SAE e é patrocinado pela associação Deutscher Ingenieure e. V. (Engenheiros Alemães). Nesta competição, as equipes projetam e constroem um carro de corrida de um assento para competir em corridas de Fórmula 1 contra equipes de todo o mundo.

Na competição Formula Student, o vencedor não é o carro mais rápido, mas a equipe que desenvolve o melhor pacote geral em construção, desempenho nas corridas, planejamento financeiro e argumentos de vendas.

Para determinar o melhor veículo, um júri de especialistas da indústria automobilística, automotiva e de fornecedores avalia as equipes de acordo com as disciplinas estáticas: design, orçamento e plano de negócios. Além disso, os alunos demonstram os veículos na pista em várias disciplinas dinâmicas para mostrar como seus carros se mostram na prática.

"A Universidade de Giessen, na Alemanha, promove este projeto desde 2008", disse Stefan Porth, responsável pela organização e gestão de testes da equipe. "É muito interessante porque você ganha conhecimento sobre a construção de um veículo. Além disso, você também aprende a usar na prática. Atualmente, temos 26 alunos das áreas de engenharia, aprendizagem de gestão empresarial, engenharia elétrica e engenharia industrial e dois professores que têm o prazer de oferecer consultoria".

 

O PROBLEMA

Na temporada 2012-2013, o bem-sucedido carro F21-12 serviu de base para algumas modificações. O F21-12b não é um carro recém-projetado, mas é um desenvolvimento sistemático.

Em particular, a refrigeração do motor, o tanque e o fornecimento de óleo deram muitos problemas significativos no passado que poderiam ser em grande parte evitados por novos desenvolvimentos. Além disso, o chassi foi completamente redesenhado e individualmente feito de carbono e os assentos e tanques de transbordo foram revisados. As melhorias mais notáveis incluem a parte externa do carro, que incluiu a atualização para o layout do THM este ano.

A fim de fazer mudanças na estrutura tubular, a pintura eletrostática teve que ser removida do modelo anterior.

As mudanças incluem:

  • Pontos de fixação para o cinto de segurança
  • Vários suportes para o refrigerador à base de água
  • Reservatórios de tanque seco
  • Uma mudança na estrutura de impacto frontal 

 

A SOLUÇÃO

A equipe da THM Motorsports investigou vários métodos para descobrir qual seria o método mais apropriado para remover a pintura eletrostática. Eles encontraram a solução certa enquanto visitavam a feira EuroMold em Frankfurt, Alemanha. Foi lá que eles foram apresentados às tecnologias de limpeza com gelo seco da Cold Jet.

A Cold Jet reconheceu a importância desta competição de design e organizou uma demonstração entre a equipe da THM e a HS Blasting - uma empreitera de limpeza  localizada em Weitefeld, que possui máquinas de limpeza com gelo. A equipe apreciou a eficiência da Cold Jet para este projeto e, após uma demonstração bem sucedida, decidiu usar a limpeza com gelo seco da Cold Jet para remover a pintura.

Dry Ice Blasting Surface Preparation

Os sistemas de limpeza de gelo seco da Cold Jet utilizam meios não abrasivos na forma de partículas de CO2 recicladas, aceleradas em altas velocidades sem danificar as superfícies. A combinação da energia cinética e do efeito térmico da limpeza com gelo seco quebra a conexão entre as camadas de resina e a superfície, retirando o revestimento.

Ao contrário de outros meios, o jateamento com gelo seco:

  • Não deixa para trás nenhum resíduo secundário porque as partículas de gelo seco sublimam no impacto - convertendo-se de um sólido em um gás
  • É seguro e não tóxico
  • Não cria contaminação a jusante
  • Reduz a exposição a agentes químicos perigosos de limpeza.

Os sistemas de limpeza com gelo seco da Cold Jet são um método eficaz em uma variedade de aplicações de limpeza - desde a limpeza de materiais delicados até a remoção de escória de solda das linhas de montagem de automóveis.

 

Aprenda mais sobre jateamento com gelo seco.

A limpeza com gelo seco foi especificamente bem sucedida com este projeto devido à necessidade de um método de limpeza delicado para garantir que a estrutura do carro não fosse danificada.

"O aspecto mais importante para mim foi que a limpeza com gelo seco eliminou o aspecto de resíduos secundários que você teria tido com o jateamento de areia", disse Porth. "Isto nos poupou muito trabalho de limpeza"

Bodo Wloch, representante técnico de vendas da Cold Jet para o leste da Alemanha, acrescentou: "Nossos sistemas de limpeza com gelo seco são mais comuns e estão sendo usados em mais indústrias como o método de limpeza ambientalmente responsável preferido tanto para aplicações de limpeza quanto de preparação de superfícies. Remover a pintura eletrostática ou outros revestimentos em pó sem danificar a superfície não é uma tarefa fácil, mas podemos fazê-lo com os sistemas da Cold Jet. Qualquer que seja a aplicação - desde peças sensíveis até superfícies muito sujas, a limpeza com gelo seco proporciona uma solução para cada desafio único".

OS RESULTADOS

A equipe da THM Motorsports tinha competido contra 74 concorrentes da Europa e do exterior. Com uma capacidade do motor de 599 ccm e uma potência de 63 kW (86 cv), o veículo passou de zero a 100 quilômetros por hora em 3,9 segundos. Eles ficaram em 23º lugar na categoria de motores de combustão e ficaram muito satisfeitos com seus resultados. O objetivo deles era terminar na primeira metade dos participantes, o que eles conseguiram.

Além de um final de sucesso, a equipe da THM Motorsports ganhou um prêmio especial para o veículo mais bem preparado para a inspeção técnica, devido principalmente em parte à limpeza com gelo seco.

"Estamos satisfeitos com os resultados de nosso carro de corrida e aguardamos com expectativa a próxima temporada", concluiu Porth.

Automotivo, Preparação de Superfícies