Sua Fonte de Soluções em Gelo Seco

Limpeza com gelo seco vs. métodos alternativos de limpeza

Posted by The Cold Jet Team on 15/01/2020 17:00:00

Como o jateamento de gelo seco se compara a outros métodos de limpeza?

Ao comparar o jateamento de gelo seco com outros métodos de limpeza, tais como jateamento abrasivo (areia, grânulos, etc.), jateamento com soda, lavagem com pressão, lavagem com solvente químico e ferramentas manuais, é importante fazer as seguintes perguntas de cada um:

  • É abrasivo?
  • Cria resíduos secundários?
  • É ambientalmente responsável?
  • É tóxico?
  • É condutor de eletricidade?

Os atributos de cada método de limpeza não só afetam o resultado da limpeza, mas também afetam drasticamente a área da superfície que está sendo limpa, a área circundante e também a segurança da pessoa que realiza a limpeza.

Aqui está uma visão geral do jateamento de gelo seco vs. métodos alternativos de limpeza:

Comparacion-metodos-de-limpieza-PTBR-v2-2

* Os materiais de jateamento tradicionais ficam contaminados quando usados para limpar substâncias e objetos perigosos. Estes materiais são classificados como resíduos tóxicos e requerem uma eliminação segura e adequada.

 

Vamos rever mais profundamente os atributos dos seguintes métodos de limpeza:

  1. Jateamento com gelo seco
  2. Jateamento abrasivo
  3. Jateamento com Soda
  4. Jateamento de água a alta pressão
  5. Limpeza com Solventes
  6. Limpeza de ferramentas manuais
dry ice blasting vs

 

1) Jateamento de gelo seco

O jateamento de gelo seco é semelhante a outros métodos de jateamento de mídia, pois prepara e limpa superfícies usando um meio acelerado em um fluxo de ar pressurizado.  Ele difere em que a limpeza de gelo seco usa pellets de dióxido de carbono sólido (CO2) ou micropartículas. As partículas sublimam com o impacto, levantando sujeira e contaminantes do substrato subjacente sem danos. O processo de limpeza com gelo seco tem características únicas que o diferenciam de outros métodos de limpeza.

Não abrasivo

A limpeza com gelo seco não é abrasiva e não danifica o equipamento.  O gelo seco é um meio muito macio e pode limpar equipamentos sensíveis, como sensores ou peças móveis complexas, sem gravar, criar perfis ou alterar as dimensões da superfície. A limpeza com gelo seco também pode prolongar a vida útil dos ativos e reduzir o risco de falha e desligamento do equipamento.  

Sem desperdício secundário

O gelo seco sublima-se ao impacto com a superfície sendo limpa, o que resulta em nenhum resíduo secundário, nenhum resíduo e nenhuma introdução de umidade. Isso elimina a limpeza extra, o descarte de fluxos de resíduos secundários e a preparação de limpeza adicional, como mascarar sensores delicados ou embalar componentes eletrônicos antes da limpeza.  Isso reduz significativamente a duração dos projetos de limpeza e as paradas resultantes.

A eliminação de resíduos secundários também permite que o equipamento seja limpo enquanto está online e ainda em funcionamento.

Responsabilidade ambiental

O gelo seco usado no processo de limpeza do gelo seco é feito de CO2 recuperado que é coletado e reciclado de outros processos industriais.  Não produz mais CO2 nem adiciona gases com efeito de estufa adicionais à atmosfera.

Ele também permite a eliminação de produtos químicos de limpeza prejudiciais ao meio ambiente e elimina a exposição dos trabalhadores a agentes de limpeza perigosos. Também não produz quaisquer resíduos tóxicos que devam ser eliminados.

Não tóxico

O gelo seco é um meio de comunicação de grau alimentício e é aprovado pela EPA, FDA e USDA para uso em torno da fabricação de alimentos.  É incolor, insípido, inodoro e não tóxico.

Não condutora de eletricidade

O gelo seco não é condutor e não causará corrosão nas superfícies que estão sendo limpas.  Ele também permite que o equipamento elétrico seja limpo com segurança com o processo de jateamento de gelo seco. 

O jateamento de gelo seco também é um método de limpeza preferido para os funcionários que realizam a tarefa de limpeza. Métodos, como a limpeza manual, podem ser tediosos e trabalho de quebra de costas. Outros métodos que usam materiais tóxicos, tais como jateamento de areia e limpeza química, podem ser prejudiciais tanto para o funcionário e da área circundante.

 

2) Jateamento abrasivo (areia, miçanga, silicone, noz, etc)

O jateamento abrasivo inclui métodos de limpeza agressivos que usam ar comprimido para impulsionar um fluxo de material abrasivo contra uma superfície.  O material abrasivo varia e pode incluir areia, miçangas de vidro, silicone, cascas de nozes, maçarocas de milho e muito mais.  Este tipo de jateamento é geralmente usado para remover ferrugem profunda, tinta fortemente aderida, corrosão pesada e outros contaminantes difíceis.

Dry ice blasting vs sandblasting

 

Abrasivo e destrutivo

O jateamento abrasivo destina-se a aplicações de limpeza que necessitam de um método de remoção mais agressivo. Portanto, embora sua natureza abrasiva seja positiva para algumas aplicações, ela também pode danificar a superfície subjacente que está sendo limpa. 

O jateamento abrasivo pode reduzir drasticamente a vida útil das ferramentas e máquinas em que é usado.  Também pode danificar permanentemente superfícies sensíveis e peças móveis em máquinas.  Há também um risco de aprisionamento de grão quando o processo é usado para limpar em torno de peças móveis sensíveis.

Gera resíduos secundários

O jacto abrasivo cria uma enorme quantidade de resíduos secundários.  Em alguns casos, pode haver instalação de contenção, como em uma cabine de jateamento, para manter a mídia em uma área, mas geralmente a mídia será espalhada em todas as direções.  Isso precisará ser coletado e descartado quando o trabalho estiver completo. 

A contenção, coleta e descarte dos resíduos secundários podem adicionar uma quantidade significativa de tempo e custos a um projeto.  A instalação da contenção pode levar horas e, embora isso limite os resíduos a uma área específica, a coleta da mídia ainda levará um tempo considerável.  Em alguns casos, pode levar dias para limpar os resíduos resultantes.

Não responsável pelo meio ambiente

Os efeitos ambientais negativos do meio abrasivo dependem de qual meio está sendo usado.  Por exemplo, as cascas de nozes são biodegradáveis e são menos prejudiciais, enquanto meios como vidro, plástico e silicone são prejudiciais para a área ao redor que está sendo limpa. 

Os resíduos de mídia também podem ficar contaminados quando são usados para remover materiais tóxicos ou prejudiciais.  Estes resíduos são então classificados como tóxicos e requerem uma eliminação adequada e segura, o que aumenta ainda mais os custos de um projecto. 

Além disso, certos métodos, como o jacto de areia, criam poeiras fugitivas, que podem ser tóxicas quando inaladas.

 

Dry ice blasting vs soda blasting3) Jateamento de Soda

O Jateamento com Soda é levemente abrasivo e geralmente é um método de limpeza eficaz para muitos tipos de aplicações de limpeza.  Ele usa ar comprimido para jatear pó fino de bicarbonato de sódio contra uma superfície.  É um método de limpeza suficiente quando um processo não destrutivo é necessário.
 
Gera resíduos secundários

Uma grande desvantagem ao usar jateamento com soda é a enorme quantidade de resíduos que deve ser contida, coletada e descartada quando o projeto de limpeza estiver concluído. 

Isto pode acrescentar uma quantidade significativa de tempo e custos.  Antes do início da limpeza, deve ser instalado um sistema de contenção na área a ser jateada, o que pode levar várias horas.  As partículas extra finas do jateamento com soda se espalham por toda a área a ser limpa e entrarão em fendas e áreas onde é difícil remover. O resíduo também pode aderir à madeira e outros substratos a jatear, o que torna mais difícil a aplicação de tinta nas superfícies limpas.

É necessário um período de tempo considerável para recolher os resíduos resultantes e limpar completamente a área.  Isto pode acrescentar horas, se não dias, a um projecto. 

Não é ambientalmente responsável

Se o jateamento com soda não for efetivamente contido, então os resíduos resultantes a jusante podem infiltrar-se no solo da vegetação circundante, o que pode afetar negativamente os níveis de pH do solo e matar a vegetação.

Os resíduos também podem se tornar tóxicos quando a limpeza com jato de soda é usada para limpar substâncias e objetos perigosos. Estes materiais de decapagem são então classificados como resíduos tóxicos e requerem uma eliminação adequada e segura.

Abrasivo

O jateamento com soda é levemente abrasivo, mas geralmente não é destrutivo.  Na maioria das superfícies, não causa danos ao substrato.   
 

Leia mais sobre como o jateamento de soda se compara ao jateamento de gelo seco >>

 

4) Jateamento de água a alta pressão

A lavagem por pressão envolve a aceleração da água para produzir um fluxo de alta pressão que é direcionado para uma área de limpeza.  O método é tipicamente usado para remover sujeira, poeira e outras sujidades das superfícies.  O processo é rápido e relativamente barato, mas tem várias desvantagens.

 

Dry ice blasting vs pressure washingGera resíduos secundários

A lavagem por pressão resulta numa grande quantidade de água residual e a preparação da contenção da água pode ser um desafio.  Nos locais de trabalho, isto cria uma confusão e pode interferir com as operações.  Ao limpar com água, as máquinas devem ser desligadas e, muitas vezes, devem ser desmontadas para uma limpeza adequada.  Quando a limpeza estiver concluída, a produção não pode começar até que a máquina esteja seca, o que leva a um tempo de inatividade maior. A água residual pode resultar em problemas elétricos graves e também pode causar problemas nos motores.  Antes da limpeza, todos os equipamentos elétricos devem ser devidamente embalados.

A umidade resultante também leva a outros problemas potenciais, como o crescimento biológico prejudicial.  Isso se torna uma questão importante em indústrias altamente regulamentadas, como em instalações de alimentos e bebidas.
 

Condutividade elétrica

Devido à utilização de água, a lavagem por pressão pode causar ferrugem nas superfícies. Há também um risco de corrosão por flash, que resulta em ferrugem imediata se um inibidor de ferrugem não for utilizado.

Não é ambientalmente responsável

As águas residuais podem ficar contaminadas quando são utilizadas para remover materiais tóxicos ou nocivos. Esta água é então classificada como tóxica e requer uma eliminação adequada e segura, o que aumenta ainda mais os custos de um projecto.

Leia mais sobre como a limpeza com gelo seco se compara à lavagem por pressão >>

 

Dry ice blasting vs solvent chemical cleaning

5) Limpeza com solvente

A limpeza com solventes envolve qualquer processo de limpeza que envolva agentes químicos de limpeza.  Quando os solventes são usados para dissolver materiais de superfície indesejados, uma lavagem, enxágue ou ferramenta manual subsequente é freqüentemente necessária para remover os materiais dissolvidos. Este método é oportuno e requer máquinas de disseminação, o que resulta em tempo de inatividade de produção prolongado. O custo real das soluções de limpeza é muitas vezes subestimado, uma vez que elas são tipicamente custeadas e não incluídas em um orçamento de capital.

Abrasivo

O processo envolve o uso de produtos químicos cáusticos, que são abrasivos na maioria das superfícies e podem danificar máquinas e ferramentas.  Quando produtos químicos nocivos são usados em uma superfície para limpeza repetida ao longo do tempo, essa superfície começará a quebrar.  Este processo pode danificar ativos caros e vitais para as empresas.  Quando o processo é usado para limpar peças e máquinas, aumenta o risco de que as máquinas se avariem na produção.  Isso causa tempo de inatividade de produção prolongado e custos adicionais de reparo e manutenção.   

Não é ambientalmente responsável

Os solventes químicos incluem substâncias que são prejudiciais ao meio ambiente e à segurança do trabalhador.  O processo envolve a exposição frequente dos funcionários a produtos químicos tóxicos, o que pode criar problemas de saúde a longo prazo.

Os solventes também devem ser gerenciados e descartados quando a limpeza estiver concluída.  Os resíduos são considerados tóxicos e devem ser eliminados de forma adequada, o que pode ser dispendioso para as empresas.

 

6) Limpeza da ferramenta manual

Este processo de limpeza envolve raspar ou esfregar manualmente com escovas de arame, cinzéis e outras ferramentas.  O processo é demorado e tedioso, e normalmente requer o desligamento da produção e a alocação de mão-de-obra extensiva.  A limpeza de ferramentas manuais requer que os funcionários realizem movimentos repetitivos, que podem ser prejudiciais e causar problemas de saúde a curto e longo prazo.

 

Dry ice blasting vs Hand tool cleaning

Abrasivo

Os movimentos repetitivos de limpeza ou esfregamento manual, cinzelamento ou atividades que exijam trituração, lixamento ou raspagem danificam ferramentas, máquinas e peças.  A natureza abrasiva das ferramentas manuais encurta a vida útil do ativo e o torna menos produtivo.   

A limpeza de ferramentas manuais normalmente envolve também o uso de solventes químicos, o que pode danificar ainda mais o equipamento e o bem-estar e a moral dos funcionários.

 

Conclusão

Dry ice blasting vs

 

As características únicas do gelo seco fazem dele o meio de limpeza perfeito:

  • Não abrasivo e não condutor e não danifica superfícies ou equipamentos.
  • Ele sublima-se no impacto, não deixando para trás nenhum resíduo secundário.
  • É atóxico e seguro para os funcionários. 
  • É ambientalmente responsável.
  • Método preferido para os funcionários que executam tarefas de limpeza.


Estes atributos fazem da limpeza com gelo seco uma solução de limpeza eficiente, econômica e ambientalmente responsável.

Métodos alternativos de limpeza são benéficos em alguns projetos de limpeza, mas esses métodos são muitas vezes demorados, trabalhosos e caros. Quando se considera a contenção e coleta de resíduos, estes métodos de limpeza podem consumir muito mais horas do que a limpeza com gelo seco, o que resulta em tempo de inatividade prolongado, perda de produtividade e diminuição da lucratividade.

Com métodos de limpeza abrasivos, há também o risco de que estes métodos danifiquem o equipamento, reduzam a vida útil do ativo e/ou o tornem menos produtivo.

 

Se você está enfrentando um tempo de inatividade prolongado, altos custos para descarte de resíduos secundários ou desgaste caro do equipamento, é hora de avaliar seu processo de limpeza e compará-lo ao jateamento de gelo seco.

 

Ainda tem perguntas sobre o Explosão de Gelo Seco?  Fale conosco.

Benefícios do jateamento com Gelo Seco, Fundamentos do jateamento com Gelo Seco