Sua Fonte de Soluções em Gelo Seco

Limpeza de moldes de injeção com micropartículas de gelo seco aumentam a produtividade

Posted by Allegra Thatcher on 22/10/2020 18:12:56

Dry Ice Blasting Plastics

No processo de produção de peças moldadas por injeção, a limpeza das máquinas e moldes é uma etapa crucial, mas geralmente é improdutiva. A Marquardt resolveu este problema com um sistema de limpeza com gelo seco da Cold Jet. O sistema reduz o tempo de limpeza e o tempo de máquina parada em 95%, ao mesmo tempo em que melhora a segurança do processo.

Em cada veículo, você pode encontrar peças mecatrônicas ou eletromecânicas da Marquardt. A Marquardt possui sede em Rietheim - Alemanha e presença em 9 países, e é líder mundial no fornecimento de sistemas de acionamento, painéis de controle, interruptores e ferramentas elétricas. É possível encontrar os produtos Marquardt em painéis de controle em veículos, equipamentos domésticos e outras indústrias.

O Problema

As ferramentas modernas de desenvolvimento, engenharia simultânea e experimentação eficaz são igualmente importantes na moldagem por injeção de alta tecnologia. Com 100 máquinas, a empresa produz cerca de 3.000 produtos diferentes. E havia uma etapa no processo de trabalho que ainda era feita manualmente: a limpeza dos moldes de injeção.

"Manter as ferramentas limpas são uma obrigação para a qualidade do produto", explica Dieter Stais, gerente de produto da Marquardt. "Os contaminantes causam peças danificadas e desperdícios. Por isso, nós limpamos em ciclos fixos".

Para a limpeza manual, as ferramentas precisavam ser removidas, instaladas e alinhadas novamente. Por isso a empresa tinha um tempo de inatividade de produção de quatro horas. Além disso, a limpeza não era garantida ou confiável e se tornou relacionada a equipe de manutenção. Também não podia ser excluída, pois a limpeza manual poderia danificar ou aumentar o desgaste das ferramentas. Este processo definitivamente precisava ser otimizado.

ANTES x DEPOIS

Dry Ice Blasting PlasticsDry Ice Blasting Plastics

A Solução

A solução foi a máquina inovadora de limpeza com gelo seco da Cold Jet i3 MicroClean®-S4.

"O tema da limpeza com gelo seco já estava realmente encerrado", disse Dieter Stais. "A razão para isso foi um concorrente do Cold Jet ter aparecido com seu equipamento e nos pediu para experimentá-lo. A limpeza com gelo seco com pellets não funcionava e as máquinas não podiam ser ajustadas às nossas necessidades. Com a Cold Jet, o consultor de vendas fez alguns testes nos moldes de injeção e ajustou a máquina às nossas necessidades".

Para garantir que fosse a melhor solução, a Marquardt testou a máquina por quatro semanas.

  • A i3 MicroClean utiliza o gelo seco em formato de blocos, que são feitos de dióxido de carbono capturado como um subproduto em processos químicos ou industriais.
  • O CO2 é recuperado e não contribui para o efeito estufa. Este subproduto é criado, por exemplo, com a fabricação de cerveja, e pode ser encomendado como um gás industrial padrão sobre o comércio correspondente.
  • Para a limpeza, o bloco de gelo seco é raspado em micropartículas com a tecnologia patenteada de gelo raspado exclusiva da Cold Jet. Estas partículas têm, em comparação com os pellets, uma gama de jateamento mais refinada, permitindo um tratamento mais suave e eficaz aos moldes de injeção. Ao mesmo tempo, a i3 MicroClean-S4 opera de forma muito mais silenciosa.

"Com esta técnica de limpeza com gelo seco, podemos limpar nossos moldes de injeção ainda quentes dentro da prensa e sem desmontar os equipamentos", informou o gerente de produção.

  • Isto é possível, por um lado, porque a pressão de explosão e o volume de gelo são ajustáveis.
  • Por outro lado, existem diferentes bicos de alto desempenho. Para a limpeza de áreas amplas, um bico com uma faixa de jateamento de 2,2 cm seria apropriado.
  • O bico redondo de baixo fluxo garante uma remoção pontual e confiável da contaminação persistente. A limpeza de áreas de difícil acesso é feita com um bico com ângulo de 90°.
  • Além disso, uma união rotativa permite que o bico gire 360° e alcance todas as áreas. Durante o trabalho, o aplicador ergonomicamente projetado com luz LED integrada proporciona iluminação ótima para as áreas que precisam ser limpas.

Saiba mais sobre como funciona o jateamento com gelo seco.

Os Resultados

Para limpar, a máquina móvel e compacta pode ser facilmente movida para os moldes de injeção e depois conectada à alimentação de ar comprimido e ao cabo estático.

"A máquina é ajustada e o trabalho de limpeza é feito em cinco a dez minutos", disse Dieter. "Em comparação com as quatro horas que tínhamos antes, a produtividade é aumentada significativamente".

A i3 MicroClean reduz o tempo de limpeza em até 95%; portanto, a máquina se paga em um tempo muito curto. Este é um aspecto com o qual o pessoal da Marquardt estava muito satisfeito. Outro aspecto é a confiabilidade otimizada do processo.

"Ao contrário da limpeza manual, podemos certamente remover contaminantes com a limpeza com gelo seco", disse o gerente de produção. "Isto também resulta em uma contribuição para a otimização geral de nosso processo de produção".

Plásticos, Moldes de Injeção, Automotivo