Sua Fonte de Soluções em Gelo Seco

Moldador de pré-forma de injeção aumenta os ciclos de produção com gelo seco

Posted by The Cold Jet Team on 26/05/2020 17:18:11

Dry Ice Blasting Plastics

A Preform Solutions em Sioux Falls, Dakota do Sul, EUA,  é especializada na produção de pré-formas de qualidade para as indústrias de alimentos e bebidas, farmacêutica e cosmética. A pequena empresa familiar fornece serviços personalizados de moldagem por injeção de pré-formas para clientes em todo o país, assim como para o Canadá e México.

Com o crescimento da empresa nos Estados Unidos e internacionalmente, suas oito máquinas de moldagem por injeção estão em funcionamento constante para atender às demandas e prazos de sua crescente base de clientes. Como resultado de sua diversificação de clientes e cronograma de produção, a Preform possui uma grande quantidade de trocas de moldes, o que exige que a empresa limpe seus moldes após cada troca, e realize manutenções regulares em suas máquinas para mantê-las em perfeitas condições.  

O Problema

"Com tantas mudanças, fazemos muita limpeza", disse Neil Christopherson, Gerente de Moldes da Preform. "Para manter nossa qualidade, fazemos todas as nossas trocas de ferramentas e manutenção in house. A qualidade é fundamental para o nosso sucesso, por isso não apenas colocamos um molde e depois o usamos até que ele se desgaste. Tentamos manter nossos moldes e máquinas limpos para que possamos obter o máximo de vida útil e desempenho deles".

No passado, após cada troca, a Preform utilizava uma combinação de solventes químicos e uma máquina ultra-sônica para limpar suas máquinas e moldes.

O maior desafio para a limpeza manual era que os funcionários da Preform precisavam trabalhar em conjunto com equipamentos grandes, volumosos e moldes afiados. Além disso, os produtos químicos exigiam que os funcionários usassem luvas e lentes de proteção para reduzir o risco de machucar a pele ou os olhos.

Com o método ultra-sônico, a Preform tinha que: 

  • desligar completamente suas prensas
  • remover e desmontar os moldes
  • mergulhar os moldes em produtos químicos
  • enxaguá-los após o banho ultra-sônico
  • soprar a água com uma mangueira de ar para reduzir a chance de manchas de água
  • reinstalar e aquecer as placas do molde.

preform solutions_beforePara um molde de 16 cavidades, a Preform levava mais de cinco horas para limpar. Além disso, o ritmo constante de produção combinado com a impossibilidade de se detectar efetivamente a limpeza apresentava alguns desafios de produção e qualidade.

"Temos manutenção regular programada a cada duas semanas durante as quais limpamos completamente todas as máquinas e moldes", acrescentou Christopherson. "Infelizmente, tivemos momentos no passado em que estivemos operando constantemente e não conseguimos parar. Nós não tínhamos a capacidade de fazer a limpeza, então tivemos que esperar até que o pedido estivesse terminado antes que pudéssemos limpar. E em alguns casos, notamos uma deterioração da qualidade".

Num esforço para reduzir o tempo e o esforço associado à limpeza e manutenção, a Preform começou a procurar novos sistemas de limpeza ultra-sônica que permitissem à empresa limpar todo o molde, em vez de peças individuais.

Para Christopherson, a maior pergunta era: "O que eu faço quando tenho que limpar o molde enquanto as máquinas ainda estão operando"?

Além disso, o fabricante do sistema de limpeza ultra-sônico não forneceu unidades de demonstração, o que significava que a empresa teria que comprar o sistema para testá-lo.

 

A Solução

Após percorrer várias plantas de PET e trabalhar com uma empresa de moldes que utilizava os sistemas de limpeza com gelo seco da Cold Jet, a Preform solicitou uma unidade de demonstração e um representante da Cold Jet demonstrou o sistema internamente, removendo graxa antiga dos moldes de injeção.

"A demonstração interna nos motivou a olhar seriamente a tecnologia para a nossa empresa", comentou Christopherson. "Após algumas pesquisas, descobrimos que a Cold Jet foi a única empresa a oferecer uma unidade móvel que nos permitisse limpar nossas máquinas e moldes no local. Compramos uma máquina i3 MicroClean, assim como uma IcePress".

A máquina de jateamento com gelo seco i3 MicroClean para limpeza e acabamento de produtos apresenta a tecnologia patenteada da Cold Jet de alimentação e gelo seco raspado. O sistema de limpeza de precisão limpa sem abrasividade e enquanto os moldes ainda estão quentes e na prensa, o que reduz significativamente o tempo de limpeza e o impacto na produção. A i3 IcePress complementa a MicroClean ao criar gelo seco em bloco just-in-time a partir de pellets, nuggets e/ou sucata de gelo seco em menos de três minutos.

Christopherson acrescentou: "Eu recomendaria que qualquer pessoa que compre uma MicroClean também compre um IcePress porque a qualidade do gelo é muito importante quando se trata de limpeza. O gelo seco se degrada rapidamente, e com a IcePress, podemos fazer blocos de gelo de qualidade conforme a necessidade".

Saiba mais sobre como funciona o jateamento com gelo seco.

 

preform solutions_after

Os Resultados

De acordo com Christopherson, a MicroClean tornou a limpeza mais eficiente, permitindo que os trabalhadores realizem a limpeza mesmo com os moldes funcionando; retirando foligem de PET de acabamentos, fendas de roscas, anéis de gargalo e também fora das cavidades do molde. A MicroClean permitiu que os trabalhadores movimentem a máquina rapidamente pelo chão da fábrica para limpar quando e onde fosse necessário. Uma limpeza completa do molde com o sistema de jateamento com gelo seco leva menos de uma hora, além de economizar resina e eliminar tempos extras de desligamento e partida dos moldes.

"O sistema Cold Jet ajudou a tornar nossos processos de limpeza e manutenção mais eficientes", afirmou Christopherson. "Não temos mais que interromper os ciclos de produção para limpar a área, o que reduz o desperdício e preserva as resinas. Podemos simplesmente moldar as peças e continuar".

Before&After-Preform-Mold-PtA máquina da Cold Jet permite que a Preform seja mais eficiente com sua limpeza, acrescentando a limpeza contínua dos moldes à sua manutenção programada. Como os moldes são limpos com maior rapidez e freqüência, a Preform pode operar seus sistemas de injeção por mais tempo e aumentar o número de ciclos de produção. Juntos, isso se traduz em mais produtos de alta qualidade e mais lucro.

Além disso, com a IcePress, a Preform pode produzir blocos de gelo seco de alta densidade sob demanda, garantindo a qualidade de limpeza da MicroClean. O jateamento com gelo seco suporta os esforços de qualidade dos produtos da Preform, melhora a produtividade reduzindo os tempos prolongados de parada e melhora a segurança do trabalhador, ajudando a eliminar a exposição a solventes químicos.

Plásticos, Moldes de Injeção, Limpeza de Moldes