Sua Fonte de Soluções em Gelo Seco

Moldador automotivo reduz o tempo de limpeza em 75% com jateamento de gelo seco

Posted by Steve Wilson on 16/01/2020 17:34:25

 

dry ice blasting plastics

A empresa Miniature Precision Components estava perdendo centenas de milhares de dólares em despesas com mão-de-obra perdida, peças defeituosas e equipamentos danificados, tudo por causa de métodos de limpeza inadequados.

Para a Miniature Precision Components (MPC), atender às expectativas dos clientes e fornecer-lhes um produto de qualidade na "primeira vez, na hora certa e o tempo todo" é primordial. A empresa é fornecedora de componentes e subcomponentes funcionais da injeção de termoplástico para a indústria automotiva.

Seus clientes incluem a General Motors, Chrysler, Ford, Harley Davidson, Nissan e Toyota; e como fabricante líder de componentes e montagens termoplásticas, a MPC fabrica milhões de peças todos os anos.
Para produzir um volume tão grande de peças, a empresa precisa manter as suas máquinas em funcionamento o tempo todo. A fábrica da MPS em Prairie du Chien, Wisconsin, EUA tem 40 máquinas de moldagem por injeção de termoplásticos e uma máquina de moldagem por injeção de borracha de silicone líquida (LSR) que utiliza uma variedade de materiais e polímeros.

Para garantir que a empresa cumpra os prazos e padrões de alta qualidade dos seus clientes, as máquinas e moldes devem ser mantidos e limpos regularmente e após o uso contínuo, o equipamento fica contaminado com resina degradada e resíduos de gás. Desta forma, a prensa precisava ser desligada para que os moldes pudessem ser limpos.

Se não for limpa regularmente e adequadamente, a resina plástica degradada e desgasificada pode se acumular nas aberturas e cavidades do molde, causando fugas e queimaduras. Um produto acabado rejeitado pode custar à empresa centenas de milhares de dólares em despesas de mão-de-obra perdida, peças defeituosas e danos ao equipamento. Os moldes são muito caros de substituir, um molde custa em torno de U$ 80.000, enquanto uma pequena cavidade do molde pode custar até U$ 5.000.

"Nossos clientes não esperam nada além de peças de alta qualidade da MPC e, dada a natureza competitiva da indústria, eles não têm tolerância para peças defeituosas. Não há margem para erros, pois a substituição de equipamentos danificados é cara e uma peça rejeitada pode fazer com que a MPC perca o cliente no setor automotivo".
- Mike Wohlfarth, Engenheiro de Ferramentas da Miniature Precision Components

 

Métodos tradicionais de limpeza não funcionam mais

No passado, a MPC utilizava métodos tradicionais de limpeza como solventes químicos, ultra-sons, abrasivos e produtos de limpeza Scotch Brite para livrar o equipamento de contaminantes. Estes métodos manuais eram extremamente perigosos e colocavam sérias preocupações de segurança aos funcionários. As equipes de manutenção eram submetidas a vapores químicos nocivos e tinham que trabalhar em conjunto entre duas metades de moldes quentes.

Esses métodos de limpeza também consumiam tempo, exigindo uma parada completa da linha de produção enquanto os moldes eram desmontados. Os produtos químicos às vezes danificavam o equipamento enquanto os abrasivos removiam o aço na linha de corte, causando intermitência e resultando em uma peça defeituosa. As soluções de limpeza Scotch Brite também danificavam as superfícies do molde, removendo o metal de base e arredondando as bordas afiadas do molde.

 

A MPC precisava de uma solução que pudesse racionalizar e melhorar os seus métodos de limpeza.
Após avaliar os seus processos, a empresa identificou os seguintes requisitos para um novo sistema de limpeza:

  • Eliminar o risco de danos nos seus moldes
  • Reduzir a sua dependência de solventes químicos
  • Diminuir os custos de mão-de-obra
  • Diminuir o tempo de manutenção preventiva
  • Aumentar o tempo de produção
  • Limpar moldes online sem expor os seus funcionários a riscos de segurança

 

A Solução: Jateamento com gelo seco

Depois de avaliar várias soluções de limpeza, a empresa recorreu ao jateamento com gelo seco.

O jateamento com gelo seco é um processo de limpeza industrial que é similar em conceito ao jateamento com areia. Ao invés de utilizar um meio abrasivo, a limpeza com gelo seco utiliza dióxido de carbono (CO2) reciclado na forma de pellets de gelo seco.

O jateamento com gelo seco funciona usando ar comprimido para acelerar os pellets de gelo seco em velocidades supersônicas. Atinge a superfície do molde criando inúmeras mini-explosões e se sublima no impacto, não deixando resíduos secundários. A combinação da energia cinética e do gradiente de choque térmico do jateamento com o gelo seco quebra a aderênciado resíduo na superfície.

Saiba mais como funciona a limpeza com gelo seco clicando aqui


dry ice blasting plastics

A MPC requeria um sistema que pudesse não só limpar eficientemente, mas também gerir os espaços apertados e os pequenos detalhes dos seus moldes. A utilização do sistema de mesa portátil Cold Jet foi a solução. O sistema da Cold Jet permite que as empresas limpem aplicações pequenas a grandes usando tamanhos variados de gelo seco e bicos personalizados que podem projetar partículas de gelo seco através de um buraco do tamanho da cabeça de um lápis. As micropartículas de gelo seco utilizadas neste sistema são muito mais finas e menos agressivas que os pellets tradicionais, e podem facilmente acessar áreas de difícil acesso.
A MPC utilizou um bico mais fino para limpar os moldes enquanto eles estão offline e um bico flexível que permite que a equipe de manutenção limpe espaços de difícil acesso. Para MPC, 1 - 1,5 blocos de gelo seco proporcionam entre 45 a 60 minutos de potência de limpeza contínua, o que pode limpar toda a parte traseira de um molde, em comparação com as três a quatro horas que levava anteriormente com a limpeza manual.

 

"Apenas três máquinas de limpeza com gelo seco foram o que precisamos para limpar toda a nossa gama de moldes e equipamentos. O processo é rápido, não embaça as ferramentas e a portabilidade da máquina i3 MicroClean da Cold Jet é uma enorme vantagem, pois podemos levá-la a qualquer máquina da fábrica para a limpeza online. Ela melhorou drasticamente a nossa produtividade e ajudou-nos a reduzir custos. Em poucas palavras, a limpeza com gelo seco é a melhor solução de limpeza para as nossas necessidades".
- Mike Wohlfarth

Benefícios do jateamento com Gelo Seco, Limpeza de Moldes, Automotivo, Casos de Estudo