Sua Fonte de Soluções em Gelo Seco

O jateamento com gelo seco melhora a qualidade da impressão ao mesmo tempo que reduz o tempo de interrupções e refugos

Posted by Ellen Heini on 20/02/2020 13:19:10

dry ice blasting printing

Uma gráfica comercial estava à procura de uma forma de limpar as prensas sem grandes interrupções.
A acumulação de tinta e graxa nas máquinas de impressão pode causar desalinhamento e mau funcionamento da máquina, o que resulta em altas taxas de refugo, qualidade inferior e produção reduzida. O entupimento das aberturas de ventilação e a acumulação de material em outros componentes também pode resultar na redução da velocidade de impressão.

A impressão com tintas fluidas a alta velocidade cria uma "névoa de tinta" de gotículas finas que vem da transferência das tintas da chapa de impressão para a superfície que está sendo impressa. Estas gotículas fixam-se na placa de impressão e eventualmente obstruem as ranhuras de ventilação ou os bicos. Isto resulta num fluxo de ar reduzido e irregular, o que, por sua vez, inibe a secagem adequada. Para compensar este fluxo de ar reduzido, a velocidade da prensa é reduzida.

Para as gráficas comerciais, a qualidade é de extrema importância.

Os projetos devem ser entregues dentro do prazo sem erros de impressão ou de cor. Devem existir procedimentos de limpeza e manutenção para garantir que a impressora funcione corretamente e que a operação produza consistentemente um produto de qualidade.

Em muitas tipografias, o maquinário não é limpo até ser absolutamente necessário, pois os métodos tradicionais causam longas interrupções. As impressoras modernas têm de seis a oito decks de tinta, portanto, o tempo de inatividade da limpeza pode facilmente somar vários milhares de dólares de produção perdidos por ciclo de limpeza.

As instalações dependem de limpeza manual, como raspagem e limpeza com solventes químicos e escovas de arame.

Estes métodos criavam vários problemas:

  • Eram demorados
  • Paralisavam a produção
  • Não removiam completamente as tintas, gorduras e acúmulo de papel sujo dos equipamentos

Várias horas foram gastas em cada estação de cor para raspar e limpar as superfícies críticas. Num processo de limpeza típico, a raspagem manual requer 20-30 horas por peça do equipamento.

 

Dry ice blasting printer roller

A Solução: Jateamento com gelo seco

O jateamento com gelo seco é uma solução de limpeza ideal para muitos tipos diferentes de máquinas de impressão, incluindo off set, flexografia e Gravura. O processo pode limpar facilmente qualquer parte da impressora, inclusive:

  • Rolos
  • Tambores
  • Tinteiros
  • Esquadrias laterais
  • Unidade de alimentação/remessa

Saiba mais como funciona o jateamento com gelo seco >>

 

Os Resultados

O jateamento com gelo seco limpa rapidamente a prensa e seus componentes no local, sem gerar resíduos secundários e com pouca ou nenhuma desmontagem necessária. Os rolos da impressora podem ser removidos, o que proporciona fácil acesso a todas as superfícies. Ambos os lados do deck podem ser limpos em apenas 10-15 minutos antes de voltar à produção.

Uma impressora de 56 polegadas de seis a sete cores leva quase 90 minutos para ser limpa com o método tradicional.

Quando limpa com gelo seco, leva apenas 30 minutos.

Com este tipo de velocidade e eficiência, não há mais a necessidade de esperar pelo próximo desligamento para limpar. É rentável realizar a limpeza entre trabalhos, o que resulta em aumento da produção e aumento da vida útil do produto.

"Nós gostamos muito da Cold Jet. Torna a vida muito mais fácil e ajuda o equipamento a permanecer em melhores condições. A facilidade de operação e a qualidade e rapidez de limpeza que conseguimos fazer é incrível, a tecnologia limpa uma impressora de 56 polegadas em apenas 30 minutos, e tira a sujeira e a cola com uma velocidade incrível. Vê-la em primeira mão é realmente fenomenal".

 

ANTES x DEPOIS

dry ice blasting printing

dry ice blasting printing

Impressão