Sua Fonte de Soluções em Gelo Seco

Pare de limpar instrumentos médicos com métodos abrasivos

Posted by Steve Wilson on 26/03/2020 19:40:15

dry ice blasting medical devices

As ferramentas e equipamentos utilizados no processo de fabricação de produtos médicos requerem precisão absoluta.

Uma atenção especial aos detalhes dos dispositivos médicos é fundamental, pois o produto final deve ser puro e não comprometido. Assim como o produto final, o equipamento utilizado no processo de fabricação deve ser mantido para garantir que os produtos sejam entregues sem falhas ou excesso de material e prontos para o uso.

Os fabricantes de instrumentos médicos enfrentam muitos desafios quando se trata de limpeza e manutenção do equipamento. Durante a produção de peças de instrumentos médicos de alta tolerância, acumulam-se resíduos em pequenas cavidades do molde e em equipamentos caros, o que impacta a qualidade do produto final. Esse acúmulo resulta em peças defeituosas, o que eleva as taxas de refugo e pode eventualmente entupir as cavidades do molde e impedir o desempenho do equipamento. Os resíduos também podem impedir a impressão de pequenos detalhes, porém críticos, como escalas de medição em seringas.

Devido ao pequeno tamanho das cavidades do molde, o processo de limpeza é tipicamente trabalhoso. As altas tolerâncias sobre as peças também exigem um controle de qualidade rigoroso, o que significa que o processo de limpeza tem que igualar o processo de fabricação em termos de qualidade e diligência.

 

Métodos de limpeza inadequados

Os fabricantes de instrumentos médicos têm experimentado vários processos de limpeza para as suas complexas necessidades:

  • Um fabricante de pontas de cateter usou álcool isopropílico e escovas para limpar as pequenas cavidades do molde das peças. O processo era lento, trabalhoso e muitas vezes inadequado. O contato direto com os moldes freqüentemente colocava o equipamento caro em risco de danos..

  • Outro fabricante de pontas de cateter teve que resfriar, desmontar e enxaguar seus moldes. Cada cavidade era perfurada manualmente e examinada sob um microscópio. Os moldes tinham então que ser remontados e reaquecidos antes da produção.

  • Um fabricante de stents médicos usou um micro-sandblaster para remover resíduos de grampos durante a produção de peças de alta tolerância. As ferramentas tiveram de ser desmontadas antes da limpeza, e o jateamento com areia abrasiva desgastou rapidamente as ferramentas, deixando resíduos secundários substanciais. Após 2-4 limpezas, o jateamento de areia destruiu os grampos.

  • Um fabricante de manifolds desmontava seus moldes, deixava-os de molho numa solução de limpeza e depois os esfregava para remover as incrustações. Após a limpeza, os moldes tinham de ser secos, remontados e reaquecidos..

  • Um fabricante de instrumentos cirúrgicos utilizava raspagem manual para remover rebarbas e material em excesso, enquanto outro utilizava micro-sandblast. O processo manual era lento e trabalhoso, enquanto o jateamento com areia abrasiva era prejudicial para algumas peças delicadas e criava resíduos secundários que tinham de ser tratados como material tóxico. 


dry ice blasting medical devices

Jateamento com gelo seco: Um método seguro e não-abrasivo

Em cada um dos exemplos anteriores, os fabricantes substituíram seus processos manuais de limpeza e acabamento pelo jateamento com gelo seco.

Este método de limpeza de precisão utiliza CO2 reciclado na forma de pellets ou micro partículas de gelo seco acelerado a velocidades supersônicas para remover delicadamente os resíduos de peças e equipamentos. Ao contrário do jateamento com outros meios, a limpeza com gelo seco:

  • Não deixa nenhum resíduo secundário

  • É seguro e não tóxico

  • Não cria contaminação a jusante

O processo está ajudando os fabricantes de produtos médicos a melhorar a qualidade, aumentar a produção, prolongar a vida útil dos equipamentos, melhorar a segurança dos trabalhadores, reduzir custos e apoiar iniciativas ambientais.

 

O que a limpeza com gelo seco pode fazer: 

1) Melhorar a Qualidade

Métodos de limpeza não confiáveis que utilizam jateamento de areia, solventes químicos ou raspagem manual com escovas não são apenas fisicamente exigentes para os trabalhadores de manutenção, mas podem danificar o equipamento. Ao contrário dos métodos de limpeza abrasivos, quando o gelo seco atinge as superfícies, sublima-se, eliminando qualquer resíduo secundário. Após a sublimação, os minúsculos contaminantes caem no chão. 

 

2) Aumentar a Produtividade

A limpeza com gelo seco pode reduzir o tempo de limpeza em até 75%. Por exemplo, uma pessoa usando um sistema de jateamento com gelo seco de precisão em uma planta de produção de diversos tipos foi capaz de limpar um molde em 15 minutos versus 1 hora com um método alternativo. Esta redução no tempo pode poupar aos fabricantes milhares de dólares em tempo e custos de mão-de-obra. Com o jateamento com gelo seco, o equipamento pode ser limpo no local sem resfriamento ou desmontagem

 

3) Prolongar a Vida Útil dos Equipamentos

O jateamento com gelo seco proporciona uma limpeza completa sem a abrasividade de métodos mais agressivos ou solventes químicos corrosivos. A vida útil do equipamento é prolongada, pois o jateamento com gelo seco regular e completo não carrega o risco de danos que muitas vezes ocorrem com a desmontagem e o transporte do equipamento para áreas de limpeza designadas. Ao contrário do jateamento com areia, não há meios que possam ficar presos em espaços apertados dentro do equipamento e causar danos.

 

4) Melhorar a Segurança do Trabalhador

O jateamento com gelo seco é seguro para os operadores e elimina a exposição desnecessária a solventes nocivos e a necessidade de trabalhar em conjunto com equipamentos extremamente quentes. O processo de limpeza de fácil utilização também elimina os movimentos repetitivos de limpeza manual que podem causar a fadiga do operador.

 

5) Redução de custos

Os fabricantes de instrumentos médicos que utilizam sistemas de jateamento com gelo seco relataram uma redução dramática no tempo de inatividade dos equipamentos. Isto é atribuído ao fato de que o jateamento com gelo seco pode ser realizado com as máquinas ainda online e sem danificá-las.

Os custos de mão-de-obra para a limpeza de moldes delicados também são reduzidos com o uso de jateamento com gelo seco, pois a limpeza pode ser feita por uma única pessoa com um único sistema de limpeza.

 

6) Apoio à Iniciativas Ambientais

O processo elimina a necessidade de solventes químicos e, como o processo não produz nenhum resíduo secundário, também reduz a possibilidade de contaminação a jusante.

 

Saiba mais sobre limpeza com gelo seco para fabricação de instrumentos médicos

 

Os Benefícios

Uma fabricante de pontas de cateter em Minnesota, EUA, que usa jateamento com gelo seco para limpar moldes experimentou uma redução de 40% no tempo total de limpeza, enquanto outro fabricante de instrumentos economizou mais de 75.000 dólares, eliminando a necessidade de substituir os caros grampos que foram destruídos por sistemas de limpeza com jateamento de areia.

O jateamento com gelo seco permite que os fabricantes limpem mais rápido e com maior freqüência, permitindo que produzam consistentemente resultados de alta qualidade, ao mesmo tempo em que prolonga a vida útil de seus equipamentos mais valiosos e caros. Mais importante ainda, a capacidade de limpar rapidamente permite aos fabricantes voltar a produzir produtos e aumentar o resultado final.

Os fabricantes que já integraram o jateamento com gelo seco em seus negócios tiveram uma redução no tempo de limpeza e nos custos de mão-de-obra, eliminaram o desperdício secundário e implementaram um processo ambientalmente responsável que promove um ambiente de trabalho mais seguro e saudável para os funcionários.

Antes x Depois

dry ice blasting medical devices_deburr

dry ice blasting medical devices_deburr

Instrumentos Médicos