Sua Fonte de Soluções em Gelo Seco

Qual é a melhor maneira de limpar moldes de borracha?

Posted by Christiane Rach on 15/06/2020 12:41:41

Dry ice blasting rubber molds

Os Laboratórios Vernay inventaram o elemento de expansão de cera que revolucionou o termostato automático. Desde sua fundação, em 1935, a Vernay tornou-se uma fornecedora confiável de soluções de controle de fluidos para OEMs líderes e empresas emergentes nas indústrias automotiva, médica, de consumo/especialidade, de pressão e de motores pequenos.

A Vernay possui instalações fabris em todo o mundo e seus equipamentos são certificados ISO com os mesmos altos padrões, garantindo qualidade consistente e confiável, independentemente de onde o componente seja fabricado.

A empresa necessitava de um sistema de limpeza para peças moldadas de borracha, moldes de compressão, moldes de injeção de transferência a frio e transferência a quente. E além disso, que lhes permitisse limpar no local e reduzir seu tempo de inatividade.

O Problema

A empresa utilizava métodos tradicionais de limpeza, incluindo banhos ultra-sônicos e outros abrasivos. Isto exigia que a empresa retirasse os moldes para limpeza. Além disso, os abrasivos e a poeira restante do abraviso ficavam impregnados em áreas críticas do molde e precisavam de mais uma etapa de limpeza.

"Nossos maiores problemas eram a contaminação dos moldes pelo escoamento da borracha e a consequente perda de produtividade quando os moldes eram retirados das prensas para limpeza", disse Brian Bailey, Gerente de Fábrica da Vernay. "Levava cerca de 6-8 horas para remover e limpar os resíduos usando métodos convencionais. Também era necessário tempo adicional para reaquecer o molde à temperaturas de produção antes que o processo de moldagem pudesse ser retomado."

Trockeneisstrahlen GummiformenVernay precisava de uma solução de limpeza que lhes permitisse:

  • Limpar no local à temperaturas de operação

  • Reduzir o tempo total de inatividade

  • Aumentar a segurança dos operadores

A solução: jateamento com gelo seco

Trockeneisstrahlen Gummiformen

O jateamento com gelo seco foi uma solução atrativa para Vernay, pois o processo permite a limpeza no local sem grandes desmontagens ou tempo adicional de resfriamento.

Os sistemas de limpeza com gelo seco utilizam meios não abrasivos na forma de CO2  reciclado e não danificam superfícies ou equipamentos. A combinação de energia cinética e efeitos térmicos da limpeza com gelo seco quebra a ligação entre a sujeira e a superfície e remove os contaminantes.

A limpeza com gelo seco:

  • Não deixa resíduos secundários
  • É seguro e não tóxico
  • Não causa contaminação das áreas a jusante ao contrário de outros meios.

"O maior valor do jateamento com gelo seco para a nossa operação foi a capacidade de estender nossos tempos de operação", diz Bailey. "Não temos mais que remover os moldes para limpá-los, e isso aumentou tremendamente nossa produtividade".

Saiba aqui como funciona o jateamento com gelo seco

 

O Resultado

Trockeneisstrahlen Gummiformen

Antes x Depois

  • Limpeza mais fácil e eficaz

A Vernay começou a limpar os moldes com geometrias mais simples - sem rebaixamentos ou depressões. Quando descobriram como eram fáceis de limpar, Vernay mudou para ferramentas mais complexas como os moldes de válvulas de retenção e foi capaz de limpar ate as pequenas lâminas de pinças de 5 milímetros x 3 metros enquanto os moldes ainda estavam na prensa.

Eles também limparam seus grandes equipamentos, tais como seus moldes de injeção de 61 x 61 cm.

  • Limpeza mais rápida

O projeto inteiro levou de 30 minutos a uma hora, dependendo do tamanho do molde, Vernay realizou estudos comparando o tempo de limpeza com o tempo de inatividade quando se utilizava gelo seco em vez dos meios convencionais.

Em geral, os tempos de limpeza foram reduzidos de mais de seis horas para apenas 30 minutos, dependendo da complexidade do molde.

  • Aumento da produtividade

Com a limpeza no local, Vernay não precisou mais esperar horas para que seus moldes esfriassem e depois fossem retirados.

"Um dos benefícios mais notáveis é o aumento da produtividade da limpeza de nossos moldes no local, ampliando nossas produções", disse Leroy Milam, Engenheiro Sênior de Manufatura. "Agora usamos jateamento com gelo seco em todas as nossas instalações de produção".

  • Aumento da segurança no trabalho e redução do risco de danos

"Ao poupar tempo ao remover os moldes, também reduzimos o risco de danos aos moldes", disse Milam. "Com a limpeza no local, eliminamos os problemas de segurança do operador associados à remoção de um molde quente".

Limpeza de Moldes, Borracha