Sua Fonte de Soluções em Gelo Seco

Silgan Plastics reduz 3 dias de inatividade com a limpeza com gelo seco

Posted by Steve Wilson on 30/06/2020 16:57:59

silgan2

A Silgan Plastics dedicou inúmeras horas à manutenção manual dos moldes de produtos, mas a empresa ainda estava insatisfeita com a qualidade de seus métodos de limpeza..

A Silgan Plastics é a maior fornecedora de recipientes metálicos para produtos alimentícios na América do Norte e é uma das principais fornecedoras de recipientes plásticos para produtos de higiene pessoal. Com mais de 22 plantas de produção, a Silgan é uma das 10 maiores empresas de moldagem por sopro da América do Norte, fornecendo estoque e embalagens personalizadas para muitos dos principais fabricantes de bens de consumo.

A fábrica sede da empresa em Toronto abriga três tipos de sistemas de moldagem:

  • Moldagem por  injeção
  • Moldagem de injeção por sopro (IBM)
  • Moldagem de injeção de sopro e estiramento (ISBM)

A fábrica produz uma variedade de recipientes plásticos e tampinhas, muitos usando moldes de pré-formas PET com 72 cavidades individuais. Como a Silgan administra muitos produtos PET e farmacêuticos, a empresa desenvolveu um software de manutenção preventiva que produz uma ordem de trabalho baseada em ciclos para cada molde. Os ciclos de limpeza são estabelecidos com cada cliente para garantir que seus moldes estejam bem mantidos e em boas condições de trabalho.

Com os moldes de 72 cavidades, os produtos são feitos em ciclos de 10 segundos. Após cada 15.000 ciclos, a equipe de manutenção limpava os moldes quentes manualmente nas prensas utilizando limpadores químicos e cítricos, desengraxantes, escovas de arame, brocas e aspiradores de tubos.

Dado o grande número de cavidades, cada molde levaria entre 2-3 horas para ser limpo à mão. Após cada 60.000 ciclos, os moldes eram retirados das prensas e submetidos a uma limpeza mais completa. Apesar do tempo gasto para manter os moldes, era difícil obtê-los completamente limpos.

"Quando se limpa um molde de 72 cavidades à mão, não é apenas demorado, é difícil chegar atrás de cada lâmina e anel de gargalo. Os revestimentos e plásticos que usamos tendem a ficar em outras partes do equipamento, o que também aumenta o desafio." - Joe Pond, Supervisor de Instalação de Plásticos Silgan

silgan

Silgan implementou o jateamento com gelo seco

A Silgan descobriu o jateamento com gelo seco como uma solução para as necessidades únicas da empresa. A fábrica adquiriu duas máquinas de jateamento de gelo seco, uma para a fábrica e outra para a sala de manutenção da empresa.

O jateamento com gelo seco utiliza meios não abrasivos na forma de pellets de CO2 reciclados que não danificam superfícies ou equipamentos. A combinação da energia cinética da limpeza com gelo seco e dos efeitos térmicos quebra a conexão entre a sujeira e a superfície, removendo os contaminantes.

Outros fabricantes descobriram que usando a limpeza com gelo seco eles podem diminuir o tempo de limpeza em 50 a 75%, e como o gelo seco sublima-se no contato, não há necessidade de escorrimento, enxágüe ou secagem.

Saiba mais como funciona o jateamento com gelo seco

 

dry ice blasting plastics packaging

O jateamento com gelo seco melhorou a eficiência

Silgan foi capaz de reduzir seu pessoal da sala de manutenção a uma única pessoa e treinou todos os seus operadores de máquinas para usar as máquinas de jateamento com gelo seco.

O tempo de limpeza de um único molde passou de 2 - 3 horas para menos de 45 minutos.

Silgan usa um spray anti-estático nas garrafas enquanto elas se movimentam ao longo do sistema de transporte para evitar que fiquem grudadas entre si. O spray se acumula sobre os rolos transportadores, retardando a produção. Normalmente para limpar a máquina de pulverização, os trabalhadores teriam que desmontar o sistema, limpar os componentes à mão com limpadores de grau alimentício e depois remontar a máquina em um processo que levaria pelo menos um dia.

Com o jateamento com gelo seco, os operadores da máquina agora podem limpar a máquina inteira em uma hora sem desmontar o equipamento e correr o risco de danificar os componentes.

Saiba como funciona a limpeza com gelo seco para a indústria de plásticos

Silgan também lembrou uma experiência quando um secador PET superaqueceu e a resina derreteu no secador. Normalmente, os trabalhadores teriam que esperar que o secador e a resina esfriassem e, em seguida, remover a resina, lascando-a para fora. Este foi um processo de 12 a 24 horas.

Usando jateamento com gelo seco, a fábrica foi capaz de remover a resina e restaurar o secador em menos de duas horas.

Silgan também observou que eles também "eliminaram quase três dias de parada" usando jateamento de gelo seco para limpar os parafusos de injeção da prensa nas instalações em vez de fora do local.

"A economia de tempo por si só tem sido fenomenal, pois conseguimos limpar melhor e mais rapidamente nossos equipamentos enquanto eles ainda estão on-line. Não temos mais que nos preocupar em trabalhar perigosamente próximo com equipamentos quentes. Nossos gerentes de ambiente e segurança no local estão satisfeitos e reduzimos drasticamente a quantidade de produtos de limpeza, desengraxantes e álcool que compramos e usamos para limpeza". Acrescentou Joe Pond.

A Silgan Plastics ainda limpa de forma cíclica, mas a limpeza agora é mais rápida e fácil. A cada 15.000 ciclos, os operadores de máquinas usam sistemas de jateamento de gelo seco para limpar e preparar os moldes para os próximos 15.000 ciclos. Quando é necessária uma limpeza mais completa aos 60.000 ciclos, o pessoal de manutenção jateia os moldes com gelo seco, limpando a maior parte do resíduo antes que os moldes sejam removidos e limpos mais completamente com jateamento de gelo seco.

A Pond está completamente satisfeita com o investimento de Silgan em sua máquina de jateamento de gelo seco.

"Eles pagaram facilmente por si mesmos mais de duas ou três vezes. É por causa do [jateamento com gelo seco] que somos capazes de atender nossos altos padrões de limpeza e os ciclos de manutenção dos moldes de nossos clientes". Concluiu Jond.

 

Plásticos, Limpeza de Moldes, Embalagens