Sua Fonte de Soluções em Gelo Seco

A Limpeza com Gelo Seco é o melhor método de limpeza e manutenção de lâminas de geradores elétricos

Posted by Paula Vier on 28/10/2020 19:04:08

Copy of DRYICEBLASTING_INDUSTRIES_POWERGEN_SUBSTATIONS (7)

Já sabemos que a tecnologia da Cold Jet aumenta o desempenho e melhora os processos em usinas de energia, veja aqui mais informações.

Além da limpeza de turbinas, bobinas, estatores e rotores, o jateamento com gelo seco provou ser essencial na limpeza e manutenção das lâminas de geradores elétrico.

As lâminas estão localizadas na periferia da turbina. Têm o formato de colheres, pás ou palhetas. A força com que a água, ar, vapor ou energia nuclear aciona as lâminas é responsável pela rotação das turbinas. Se as lâminas não estiverem 100% limpas e livres de contaminantes, a turbina perde força e não gera energia suficiente, aumentando os custos e atrasando as usinas de geração de energia.

Normalmente, os produtores usam produtos químicos, retalhos, escovas e jateamento de areia para remover qualquer incrustação, óleo, crostas ou impurezas das lâminas. 

Estes métodos manuais ao longo do tempo são:

🚫 Perigosos para os operadores
🚫 Demora muito tempo
🚫 Atrasando a produção em larga escala
🚫 Danos na superfície das lâminas

A limpeza com gelo seco permite aos fabricantes limpar áreas críticas de lâminas e geradores mais rapidamente, sem criar qualquer resíduo secundário e sem danificar as superfícies. 

DRYICEBLASTING_INDUSTRIES_POWERGEN_LEFT

O jateamento com gelo seco utiliza CO2 reciclado na forma de partículas sólidas de gelo seco que são aceleradas por um fluxo de ar de alta velocidade para remover contaminantes das superfícies. As partículas de gelo seco são sublimadas no impacto e passam de sólido a um gás, sem deixar nenhum resíduo secundário.

Saiba mais como funciona a limpeza com gelo seco.

Ao contrário dos métodos tradicionais, a limpeza com gelo seco:

  • Economiza cerca de 50% do tempo de limpeza
  • Remove a sujeira sem raspar as lâminas: o gelo seco limpa mais efetivamente do que os métodos manuais sem deixar nenhum resíduo secundário
  • Mais fácil de operar: elimina o trabalho manual com produtos químicos, trapos e escovas

Com a limpeza com gelo seco, é possível limpar:

1. Lâminas de Turbina Eólica

Alabes-turbina-eolica

2. Lâminas de Turbina a Vapor
Alabes-turbina-vapor-01

3. Lâminas de Turbina a Gás

Alabes-turbina-gas

4. Lâminas de Turbina Nuclear

alabes-turbina-nuclear

5. Lâminas de Turbina Hidroelétrica

Alabes-turbina-hidroeletrica

Para garantir que a planta de produção esteja operando a 100%, é necessário uma limpeza que não raspe ou danifique a superfície das lâminas. Caso contrário, as lâminas perdem sua calibração e a eficiência da geração de energia da turbina é comprometida.

Muitos sistemas de limpeza, tais como jateamento de areia, destroem a camada protetora dos rotores e estatores, o que também compromete o desempenho.

O jateamento com gelo seco garante a manutenção regular de equipamentos elétricos críticos na geração de energia. O processo é não condutor, não abrasivo e permite uma limpeza eficaz no local sem a necessidade de resfriamento ou desmontagem.

FALE CONOSCO PARA UNA DEMONSTRAÇÃO ON SITE E VEJA A NOSSA TECNOLOGIA EM AÇÃO!

 

Geração de Energia