Sandblast ou jateamento com areia é uma técnica de limpeza que usa ar comprimido para impulsionar partículas abrasivas em altas velocidades através de um bico.
Na maioria dos casos, este método é usado em aço e metal para livrá-lo de todos os tipos de contaminantes e revestimentos e, em seguida, aplicar uma nova camada de revestimento/acabamento. Também é eficaz em madeira, vidro, cerâmica, lajes e mármores, entre outras superfícies.
A palavra sandblasting vem das palavras em inglês "sand", que significa areia, e "blast", que significa pressão.
Deve-se esclarecer que a técnica não requer necessariamente areia, como o próprio nome indica, uma vez que outros substitutos podem ser usados como abrasivos, como óxido de alumínio, carboneto de silício, bicarbonato de sódio ou areia sílica.
Embora o sandblasting seja um método de limpeza bastante eficiente, não é o melhor e não é o mais recomendado. Inclusive, desde 2004 o método de jateamento com areia sílica cristalina (quartzo) foi proibido no Brasil pelo Ministério do Trabalho, devido ao aumento do número de casos de trabalhadores com silicose.
Sendo por esta e outras razões, a limpeza criogênica é uma alternativa superior, o que explicaremos mais tarde.
O que é o sandblast/jateamento com areia?
O sandblast/jateamento com areia é o processo de limpeza que utiliza algum tipo de abrasivo como meio de jateamento com o objetivo de limpar e/ou preparar uma superfície para logo ser revestida.
Durante o processo, impacta com grande força na área desejada, criando uma rugosidade e removendo todos os tipos de resíduos e partículas para que a tinta ou o revestimento possam ser aderidos perfeitamente.
Na maioria dos casos, o jateamento com areia é usado para remover restos de tinta já existente, ferrugem, oxidação ou qualquer tipo de revestimento que esteja na superfície a ser trabalhado, como metais, cerâmica, bronze ou madeira.
Em suma, é uma técnica de limpeza abrasiva que é usada para livrar uma superfície de todos os tipos de contaminantes. E em muitos casos, o que é feito em seguida é passar um revestimento para que a área esteja em condições impecáveis.
Como é usado o jateamento com areia?
Para utilizar a técnica de jateamento com areia, é usado areia ou outro abrasivo, impulsionada através do ar comprimido que sai através de um bico.
Além do abrasivo, os principais componentes são a pistola de jateamento, o compressor, a mangueira e o bico através do qual sai o ar comprimido.
Principalmente, este método é utilizado na indústria mecânica e na fabricação de peças de aço e metal, mesmo que seja eficaz também em vidros, cerâmicas, pedras, lajes e madeira.
O objetivo desta técnica é limpar completamente as estruturas e protegê-las de possíveis oxidações, para a posterior aplicação de revestimentos.
Além disso, este método é usado simplesmente para limpar uma superfície que está muito infectada com ferrugem e oxidação.
Vantagens do sandblast / jateamento com areia
O principal benefício do sandblasting/jateamento de areia é que faz com que o material, especialmente o metal e o aço, fique perfeito! Já que o livra de todos os tipos de sujeira.
Por isso, é um processo fundamental naqueles trabalhos em que um revestimento será aplicado. E também, como atinge um alto nível de pureza na superfície, a ancoragem e a adesão da tinta será o que você está procurando, independentemente da superfície em que pinte.
Deve-se notar também que os custos de mão-de-obra são consideravelmente reduzidos, pois é uma técnica que pode perfeitamente ser aplicada por uma única pessoa, a menos que seja numa área grande.
Por último, outro dos benefícios importantes da abrasão com jateamento com areia é que não será necessário realizar tarefas de manutenção, já que a superfície está muito bem protegida.
Desvantagens do sandblast / jateamento com areia
A limpeza com sandblast tem uma grande desvantagem, pois o uso constante pode causar sérios problemas respiratórios nas pessoas, o que pode ser até mesmo mortal.
Especificamente, o que produz é o que se conhece como silicose aguda, que resulta em inflamação dos pulmões que se enchem de fluido.
Isso causa graves problemas respiratórios e uma queda nos níveis de oxigênio no sangue.
Os casos mais complicados ocorrem quando você está exposto por muito tempo ao abrasivo, naqueles trabalhos de limpeza que podem levar semanas e até meses.
Lembre-se que, em substituição à areia, costuma-se utilizar óxido de alumínio, carboneto de silício ou bicarbonato de sódio, componentes que também podem trazer inconvenientes para a saúde.
Diante dessa situação, cada vez mais empresas estão optando pela limpeza criogênica, que oferece melhores resultados do que o jateamento com areia e é completamente segura.
Este método utiliza gelo seco, CO2 em estado sólido, que é um componente ecológico e não tem consequências para a saúde das pessoas.
Limpeza criogênica: melhor que o sandblast / jateamento com areia?
A limpeza com gelo seco fornece uma solução muito mais eficaz do que o sandblast, em termos de limpeza ambiental, preparação de superfícies a serem revestidas e acabamento de peças.
Ao contrário da abrasão do jateamento com areia, a limpeza criogênica não traz efeitos nocivos à saúde dos trabalhadores, nem consequências para o meio ambiente.
A principal característica da limpeza criogênica é que se usa gelo seco, um componente que é obtido pela redução da temperatura e pressão do CO2. Por não ter água em sua base, seu uso não deixa vestígios de umidade.
Deve-se notar que é um material ecologicamente correto, pois é fabricado com dióxido de carbono reciclado, ou seja, não adiciona CO à atmosfera.
Além disso, não é tóxico, nem inflamável e não contém bactérias e germes, o que o torna um processo ideal.
Outra grande vantagem é que o gelo seco não é um material abrasivo, ou seja, não haverá danos ao substrato. Sem dúvida, esta é a principal diferença com o sandblast/jateamento com areia.
Todas essas características o tornam um método ideal até mesmo para o setor alimentício, já que não deixa resíduos e não é tóxico.
A limpeza criogênica não só alcança uma higiene profunda, mas também é um processo muito rápido, um aspecto que as empresas valorizam notavelmente.
Se compararmos este método com o sandblast/ jateamento com areia, não há dúvida de que é uma técnica muito mais recomendada e que oferece melhores resultados. Principalmente porque seu uso não implica um risco à saúde das pessoas.
A Cold Jet é líder mundial em limpeza criogênica e utiliza as melhores técnicas para fazer o composto final da mais alta qualidade.
Experimente no seu negócio e comprove a alta qualidade de seus resultados.