Os profissionais de geração de energia elétrica sabem que uma chave para o pico de desempenho é um equipamento elétrico limpo. A demanda para manter o equipamento funcionando muitas vezes leva a uma limpeza e manutenção adiada, eficiência reduzida e, em alguns casos, a interrupções causadas por intermitência elétrica.
O jateamento com gelo seco restaura tanto equipamentos elétricos rotativos quanto estacionários para um ótimo desempenho com tempo de parada muito curto. Permite que o equipamento seja limpo on-line e no local, sem necessidade de mascaramento ou contenção, o que o torna a solução mais econômica da indústria.
Saiba mais sobre jateamento com gelo seco na produção de energia
O jateamento com gelo seco é uma alternativa ambientalmente responsável aos métodos tradicionais de limpeza; proporcionando uma solução não condutora, não corrosiva e seca. Este processo de limpeza permite que o equipamento seja limpo on-line, sem resfriamento ou desmontagem.
Opera sempre a plena capacidade
Os processos antigos incluem desmontar equipamentos e podem ser muito demorados, o que impede que os equipamentos produzam em plena capacidade.
O jateamento com gelo seco é mais rápido, permitindo que você limpe sem esperar por resfriamento, tempo seco ou desmontagem, o que economiza tempo, dinheiro e maximiza a eficiência.
Devido à crescente demanda por energia elétrica, alguns equipamentos, como interruptores, turbinas e subestações, ficam sem manutenção. Isto resulta em uma operação menos eficiente e interrupções não planejadas.
Considerando o regime de limpeza do início ao fim do processo, o jateamento com gelo seco elimina muitas etapas dispendiosas e demoradas em um processo de limpeza em várias etapas. Falhas catastróficas, como flash overs, são evitadas em tais situações.
O jateamento com gelo seco tem muitas aplicações na geração de energia
O jateamento com gelo seco pode melhorar o desempenho dos transformadores ao remover a sujeira e a tinta solta dos mesmos. Também limpa efetivamente as pás do rotor sem danificar as superfícies metálicas.
Peças auxiliares da turbina podem ser limpas removendo depósitos e incrustações de sujeira com este método. Usando jateamento com gelo seco, uma parede tubular de alta pressão pode ser efetivamente limpa. Também remove a corrosão e resíduos de gás dos tubos e aletas. Quando a parede da caldeira e os tubos de aquecimento são limpos usando este método, melhora a transferência de calor e o fluxo.
O jateamento com gelo seco também limpa equipamentos hidroelétricos, reduzindo o risco de paradas e falhas no sistema.
Uma das razões mais vitais para o uso do jateamento com gelo seco por várias indústrias é o desperdício zero que produz. Como o gelo seco é seco e sublimado em um gás, nenhum resíduo é produzido para limpeza e nenhum tempo de secagem é necessário.
Abaixo estão outros casos de uso de jateamento de gelo seco na indústria de energia e utilidades:
- Turbinas de água
- Turbinas de Impulso e Reação
- Bobinas
- Enrolamentos
- Usinas de Geração de Energia Elétrica
- Ventiladores Fin
- Motores Elétricos
- Acionamentos de Freqüência Variável (VFDs)
- Componentes Eletrônicos
- Transformadores
- Estatores e Rotores
- Turbinas a Gás
- Geradores de Vapor de Recuperação de Calor (HRSG)
- Caldeiras de Cogeração
- Descontaminação de Células "Semi-Quentes"
- Interruptores
- Compressores
- Subestações
- Tubulações
- Remoção de tinta
- Tubos de troca de calor
- Descamação de água
- Limpeza de Tanques
Saiba mais sobre como o jateamento com gelo seco é utilizado na