Sua Fonte de Soluções em Gelo Seco

Como funciona a limpeza com gelo seco?

Posted by Paula Vier on 03/06/2022 08:09:42

Nos últimos anos, o inovador método de limpeza criogênica tornou-se um dos mais solicitados pelas indústrias em diversos setores porque deixa as instalações e máquinas em perfeitas condições.

Por ter equipamentos e ambientes profundamente higienizados, a saúde dos trabalhadores e a integridade da produção não serão afetadas.

Em linhas gerais, podemos dizer que a limpeza criogênica é um método que consiste em injetar partículas - pellets - de gelo seco sob pressão com o objetivo de higienizar a superfície. 

Para realizar esse processo, é necessário utilizar máquinas com tecnologia de ponta para facilitar a mudança direta do estado sólido para gasoso.

Esse equipamento faz com que o gelo nunca passe para o estado líquido e essa é a principal vantagem da limpeza criogênica, pois consegue deixar as instalações impecáveis sem a necessidade de usar uma gota de umidade, o que é uma grande novidade.

Além do cuidado com a produção e a saúde dos trabalhadores, deve-se ressaltar que se trata de um processo ecológico, que não deixa resíduos, não é tóxico nem abrasivo.

Todas essas características particulares o colocam como um método completamente inovador e eficiente ao mesmo tempo, já que você poderá ter os ambientes de sua fábrica limpos sem usar produtos ou técnicas que possam deixar consequências na indústria.

Como especialistas em limpeza criogênica, na Cold Jet vamos lhe contar como esse método funciona para que você não tenha dúvidas na hora de comprar os equipamentos.

O que é uma máquina de limpeza criogênica?

Uma máquina de limpeza criogênica é um equipamento especialmente projetado para executar esta eficiente técnica de limpeza.

Na maioria dos casos, deve ser capaz de liberar gelo seco usando um sistema de ar comprimido para que impacte em alta velocidade sobre a superfície em que vai trabalhar.

Mas existem máquinas, como as que projetamos na Cold Jet, que têm funções especiais, como a possibilidade de controlar a temperatura através de telas digitais que permitem regular a pressão com que o gelo seco sairá.

Embora uma limpeza criogênica seja altamente eficaz em todos os tipos de ambientes e equipamentos, onde seu uso é mais recomendado é em materiais complexos, como aço inoxidável e outras ligas duras como titânio, ferro nodular e aço.

Nestes tipos de elementos, o calor é o inimigo das máquinas dessas características porque o atrito produz temperaturas extremas que forçam esses dispositivos a serem usados em uma velocidade menor, prejudicando assim a produção.

Com uma máquina de limpeza criogênica você não terá esses problemas porque o frio extremo faz a temperatura cair rapidamente. Consequentemente, você não terá que reduzir o desempenho da fábrica

Como funciona?

como-funciona

A limpeza criogênica é uma técnica de limpeza industrial na qual uma máquina usa CO2 no estado sólido em forma de partículas, que podem ser pequenas como a grãos de açúcar (micropartículas de 0,3 mm)ou em forma de pellets de 3 mm.

Para explicar melhor, podemos utilizar o acrônimo ICE:

Impacto

O impacto dos pellets cria um Efeito Energético Cinético. O gelo seco é acelerado por ar comprimido através de bicos especialmente projetados em velocidades supersônicas.

Choque Térmico

A temperatura dos pellets de gelo seco cria um Efeito de Choque Térmico. A temperatura do gelo seco (-78,9°C) faz com que o contaminante se incorpore. Isto ajuda a quebrar a ligação entre o substrato e o contaminante.

Expansão

Os pellets de gelo seco se sublimam ao impacto, expandindo-se 800x o seu tamanho, removendo o contaminante.

Como o gelo não possui água em sua composição, ele passa do estado sólido ao gasoso, não deixando umidade nas linhas de produção e máquinas.

Comparação da limpeza criogênica com outros métodos de limpeza

Se compararmos a limpeza criogênica com outros métodos, como a limpeza com hidrolavadoras, abrasivos, com soda cáustica ou à pressão, as diferenças a seu favor são claras, por várias razões.

Em primeiro lugar, descobrimos que não é um processo abrasivo, como acontece, por exemplo, com a soda cáustica e ojateamento.

Além disso, a limpeza com gelo seco não deixa resíduos secundários como acontece com praticamente qualquer outro método de higiene industrial.

Também vale ressaltar que não é um processo tóxico, como acontece com os solventes/produtos químicos e, às vezes, com outras técnicas como o jateamento abrasivo.

Por último, outro aspecto em que a limpeza criogênica faz a diferença é por ser ecológica, algo que não acontece com os outros métodos.

Por que comprar uma máquina de limpeza criogênica Cold Jet?

A limpeza criogênica é um método que cada vez mais fábricas e empresas adotam porque está trazendo excelentes resultados.

É que não só fornece higiene profunda para todos os tipos de equipamentos e ambientes industriais, como também é uma técnica que não polui em absoluto.

Essa particularidade, que, como vimos, não tem outros métodos, faz da limpeza com gelo seco a melhor opção para a assistência à saúde dos trabalhadores e de tudo o que é produzido na indústria.

Na Cold Jet temos uma equipe de profissionais experientes e altamente treinados   para realizar essa técnica inovadora em indústrias de diferentes setores.

Mas também projetamos e comercializamos equipamentos criogênicos de primeira linha para proprietários de fábricas que procuram uma limpeza impecável, segura, ecológica e rápida em suas instalações. 

Absolutamente todas as máquinas do nosso catálogo são feitas com a mais recente tecnologia, uma característica vital porque facilitará muito seu manuseio.

Neste ponto, deve-se notar que o uso de máquinas de limpeza com gelo seco Cold Jet não é um problema. Além disso, como não poderia ser de outra forma, inclui um manual que explica em detalhes como funciona e como operar-la.

De qualquer forma, em caso de qualquer dúvida que você tenha, antes, durante ou após a compra, você pode nos consultar sem qualquer compromisso.

Finalmente, se levarmos em conta a qualidade das máquinas e a excelente limpeza que oferecem, não há nenhuma dúvida de que os preços são muito competitivos

Esse aspecto nos torna sua melhor opção para a compra de máquinas de limpeza com gelo seco.