Sua Fonte de Soluções em Gelo Seco

Como o gelo seco pode melhorar a remoção do excesso de espuma

Posted by Paula Vier on 31/07/2020 11:42:34

Durante o processo de fabricação de refrigeradores e freezers, uma espuma isolante de poliuretano é injetada entre o revestimento interno e a carcaça para garantir o isolamento térmico.

Se houver qualquer vazamento entre as partes de acoplamento, a espuma preenche os furos e deixa resíduos de espuma na superfície do produto.

O PROBLEMA

É essencial que os produtos estejam completamente limpos de qualquer sujeira, detritos e espuma isolante antes de chegar ao consumidor final. Porém os métodos atuais de limpeza com ferramentas manuais são demorados, além de apresentarem riscos de segurança ao operador e causarem arranhões nas superfícies. Uma superfície arranhada é descartada como refugo, custando às empresas uma quantia significativa de dinheiro a cada ano.

"Estamos produzindo continuamente e não queremos atrasar a produção para pará-la e limpá-la." - disse o especialista em Lean Manufacturing de uma fábrica de refrigeradores e eletrodomésticos sueca, com planta em Curitiba.

post-remocion-exceso-espumado-01post-remocion-exceso-espumado -02

 

Os métodos manuais para remover o excesso de espuma:

🚫 São abrasivos: danificam a peça a ser limpa
🚫 Geram resíduos secundários
🚫 Retrabalho: Longos tempos de limpeza
🚫 Refugo: as partes com qualquer imperfeição são jogadas fora

Uma empresa sul-coreana de refrigeradores e eletrodomésticos com fábrica em Manaus e Taubaté, nos contou que enfrentava muitas dificuldades com refugo na remoção de espuma de poliuretano com ferramentas manuais. "Jogávamos fora centenas de peças por dia", disse o Gerente de Produção.

A SOLUÇÃO

Após demonstrações e estudos de ROI, os fabricantes de refrigeradores ficaram muito satisfeitos com a limpeza com gelo seco da Cold Jet.

O jateamento com gelo seco utiliza CO2 reciclado na forma de partículas sólidas de gelo seco que são transportadas pelo fluxo de ar de alta velocidade para remover contaminantes de superfície. As partículas de gelo seco sublimam no impacto, passando de um sólido para um gás, não deixando nenhum resíduo secundário.

Clique aqui e descubra como funciona a limpeza com gelo seco.

 

Ao contrário dos métodos manuais, a limpeza com gelo seco:

  • Não é abrasiva: não danifica superfícies ou pintura
  • Não gera resíduos secundários
  • Sem retrabalho de limpeza
  • É mais fácil e rápida

Uma fábrica de refrigeradores em Ramos Arizpe, México (com planta em Michigan, EUA e Manaus, AM), teve mais de 10% de sua produção jogada fora como refugo, além do fato de que a limpeza do excesso de espuma levava cerca de 1 minuto por peça. E com a limpeza com gelo seco da Cold Jet, agora é possível limpar em 30 segundos, e nenhuma peça é descartada por imperfeição.

"Os sistemas de limpeza com gelo seco são mais eficientes em termos de qualidade de limpeza, e a velocidade melhorou nosso negócio." - disse o especialista em Lean Manufacturing de uma fábrica de refrigeradores e eletrodomésticos sueca, com planta em Curitiba.

Além de resolver os problemas de limpeza com excesso de espuma, a limpeza com gelo seco também é aliada aos fabricantes de refrigeradores e freezers para limpeza de moldes, moldes de injeção, moldes termoformados e moldes com acabamento espelhado.

Saiba mais sobre a limpeza de moldes com gelo seco aqui

A limpeza com gelo seco da Cold Jet tem sido a solução para os problemas de produção em mais de 50 fabricantes de refrigeradores e freezers em todo o mundo.

 

FALE CONOSCO PARA UMA DEMONSTRAÇÃO EM PLANTA E VEJA NOSSA TECNOLOGIA EM AÇÃO!

 

Plásticos, Benefícios do jateamento com Gelo Seco, Remoção de Espuma