Sua Fonte de Soluções em Gelo Seco

Como o gelo seco age na conservação dos alimentos?

Posted by Paula Vier on 29/07/2022 07:31:44

O gelo seco ou neve carbônica tornou-se um elemento-chave para a correta conservação dos alimentos perecíveis, especialmente aqueles que precisam manter uma temperatura baixa para não perder suas propriedades nutricionais.

Falamos, principalmente, de carnes, peixe e laticínios, que exigem que a cadeia fria não seja interrompida, para chegar às prateleiras do supermercado ou à nossa mesa em excelente estado.

Se a temperatura não estiver correta para manutenção, esses alimentos apodrecem, perdendo assim sua cor, sabor e, principalmente, propriedades nutricionais.

As consequências podem ser enormes, uma vez que consumir um produto em condições precárias pode nos trazer graves problemas para nossa saúde.

Em suma, a conservação dos alimentos não deve ser tomada com leveza. É por isso que na Cold Jet falaremos sobre como o gelo seco age para a manutenção de carnes, laticínios e muito mais.

O que significa conservação de alimentos?

Quando falamos em conservação dos alimentos, nos referimos aos processos que são realizados para que os produtos não percam suas propriedades nutricionais.

Na maioria dos casos, a manutenção é necessária em todas as etapas da produção: desde o processamento até chegar à mesa dos comensais. 

Especificamente, essas fases são a elaboração, o transporte, a venda e consumo final.

Lembre-se que, ao longo desse processo, devem ser fornecidas as condições necessárias para que os alimentos não sejam alterados.

Portanto, dependendo das características dos produtos, os métodos de conservação podem ser através de frio, calor, por cura ou por processos químicos.

Qual a importância do frio na conservação dos alimentos?

Alimentos perecíveis são os mais difíceis de conservar, pois exigem estar em ambientes com temperaturas muito baixas para não estragar.

A manutenção vai da produção à distribuição final, processo que nesses casos é conhecido como cadeia fria.

Tal manutenção não é nada simples porque muitas pessoas estão envolvidas no meio ambiente, como transportadores, gerentes de armazenamento, funcionários de carga e descarga de alimentos, entre outros.

Logicamente, é necessário ter máquinas e veículos relevantes que ajudem a manter uma baixa temperatura para a correta conservação dos alimentos.

Neste caso, estamos falando de transporte refrigerado, freezers, câmaras, contêineres, armazéns e salas de armazenamento.

Por outro lado, o gelo seco é cada vez mais utilizado durante todo esse processo, pois consegue manter a temperatura ideal para a manutenção de alimentos perecíveis.

A principal vantagem do gelo seco é que ele pode estar presente em transportes, armazenamentos e prateleiras de supermercados.

Essa versatilidade significa que cada vez mais empresas do setor alimentício optam por este composto, a fim de manter a temperatura ideal em  toda a cadeia fria.  

O que acontece se a temperatura não for adequada ou a corrente fria estiver quebrada?

Todos sabemos que alimentos perecíveis precisam estar a uma certa temperatura para que sejam ideais para comer. É por isso que os mantemos na geladeira.

Assim como para nós esse armazenamento é importante para que os alimentos não apodreçam, para os empreendedores do setor alimentício  é essencial manter a cadeia fria para que chegue ao seu destino (fornecedores ou supermercados) e sem perder suas propriedades nutricionais.

Para fazer isso,  tem que estar atento a cada fase da cadeia fria porque, quando a temperatura é reduzida, aumenta a velocidade com que a maioria dos microrganismos se reproduzem.

Isso ocorre porque o frio age sobre o metabolismo dos alimentos, retardando seu crescimento até detê-lo, mas não o elimina completamente.

Consequentemente, quando descongelada (mesmo por alguns minutos), a atividade microbiana é reativada. Se você recongelar os produtos, você vai parar o avanço, mas logicamente a quantidade de microrganismos será maior do que antes.

Tenha sempre em mente que, quando isso acontece, a probabilidade de que os alimentos percam seus nutrientes, se deteriorem significativamente ou causem uma toxinfecção cresce exponencialmente.

Por isso, é essencial estar atento a cada fase da cadeia fria e, principalmente, utilizar métodos eficientes para a conservação desses produtos. E é aqui que o gelo seco é a chave.

Como funciona o gelo seco na conservação dos alimentos?

O gelo seco é dióxido de carbono no estado sólido, produto da diminuição da temperatura e pressão do CO2. 

Tem uma temperatura de sublimação de -78°C e não deixa resíduos úmidos, ao contrário do gelo de água. Isso faz com que seu uso na conservação dos alimentos não deteriore em absoluto as propriedades do produto.

Além disso, o gelo seco tem três vezes o poder de refrigeração do gelo de água e sublima-se a gás, não deixando água ou resíduos para trás. Isso garante que a temperatura do produto será mantida ao longo da cadeia fria sem ser prejudicada pelo meio de resfriamento.

Por essas qualidades, o gelo seco é a melhor alternativa hoje para a manutenção de produtos perecíveis.

Conservação de  alimentos com a Cold Jet: a melhor solução

Na Cold Jet somos especializados em máquinas para a produção de gelo seco, neste caso, para conservação de alimentos.

Sem dúvida, para muitas empresas e redes de supermercados manter a cadeia fria é a parte mais crítica

As características do gelo seco são o que faz com que cada vez mais empresas do setor utilizem esse novo método para a conservação de carnes, peixes, laticínios e outros alimentos que precisam ser armazenados a uma certa temperatura desde a preparação até o destino final.

Não só somos especialistas na produção de gelo seco, mas também temos especialistas para a execução do método.

Com anos de experiência, nossa equipe está altamente treinada para aconselhá-lo, seja na compra de máquinas para produção de gelo seco, bem como na conservação dos alimentos.

Convidamos você a entrar em contato com a Cold Jet, verdadeiros especialistas na produção e utilização de gelo seco!