Sua Fonte de Soluções em Gelo Seco

Como realizar a limpeza de moldes de injeção de plástico?

Posted by Paula Vier on 30/09/2022 05:44:48

Limpar cavidades e orifícios de ventilação em moldes de plástico, mesmo aqueles com formas complexas e difícil acessibilidade, é essencial para alcançar produtos de qualidade.

É por isso que é importante limpar os moldes de injeção de plástico com frequência, da maneira mais eficiente, rápida, confortável, econômica e livre de abrasão.

Além disso, você deve ter o compromisso de fazê-lo de forma sustentável e ambientalmente responsável.

A má limpeza de moldes de injeção de plástico pode levar a defeitos de molde, bolhas na peça, quebra, rachaduras, excessos de material e rebarbas.

Continue lendo e entenda a melhor forma de limpar moldes de injeção de plástico.

Como limpar um molde de injeção?

As micropartículas de gelo seco CO2 são a melhor solução para limpar moldes de injeção. 

O uso desse mecanismo também pode contribuir para aumentar a qualidade e a produtividade, e prolongar a vida útil do molde. 

A limpeza criogênica utiliza pellets ou micropartículas de dióxido de carbono (gelo seco) no estado sólido e é lançada a enormes velocidades, sublimando no impacto e levantando os contaminantes da superfície.

Semelhante à limpeza com outros mecanismos de jateamento, a limpeza com gelo seco combina a energia cinética com o efeito térmico. Para conseguir isso de forma bem sucedida, as partículas de gelo seco tomam uma velocidade supersônica por meio de um jato de ar pressurizado.

As micropartículas funcionam melhor do que os pellets maiores em casos de limpeza de moldes delicados, com geometrias complexas, acabamento espelhado ou texturizado ou com pequenas cavidades.

Inclusive, atingem muito mais contato superficial, gerando uma cobertura superficial ainda mais profunda e com mais eficiência na remoção de contaminantes.

Uma das propriedades do gelo seco é a baixa temperatura, o que faz com que o elemento contaminante da resina ou desmoldante se rompa e reduza em tamanho, causando a falha na adesão entre a superfície e o contaminante.

Inclusive, quanto mais quente estiver o molde, maior será o choque térmico causado pela diferença entre a temperatura do gelo seco e o substrato, resultando em uma limpeza mais rápida e fácil. 

Isso é chamado de efeito de coeficiente de expansão térmica em diferentes materiais.

Outra virtude única do gelo seco é que desfruta da possibilidade de sublimação de um estado sólido para seu estado de gás natural. O que resulta em uma limpeza sem resíduos secundários.

Após o uso, as partículas de CO2 se expandem, levantando o contaminante da resina do molde desde dentro.

Além de ser ideal para limpar moldes de injeção de plástico, o gelo seco é comumente usado para eliminar as rebarbas ocasionados pós moldagem. 

Como é feita a manutenção dos moldes?

Não só a limpeza de moldes de injeção de plástico é essencial para o seu bom funcionamento, mas a manutenção adequada é fundamental na vida útil do molde.

A fabricação de um molde para peças de plástico é um investimento, por isso devemos ter um plano de manutenção preventiva. 

Graças a este plano, os moldes de injeção têm a sua vida útil prolongada e desta forma o investimento é rentável.

Entre os benefícios da boa manutenção dos moldes de injeção de plástico temos:

  • Aumento da segurança: as máquinas suportam altas pressões e altas temperaturas, por isso o bom funcionamento dos moldes é essencial na prevenção de acidentes.
  • Otimização: verificando frequentemente a condição dos moldes e garantindo o bom funcionamento do equipamento, é possível que as peças de plástico tenham os padrões de qualidade necessários.
  • Melhor aspecto: a manutenção ideal dos moldes é refletida em um melhor aspecto superficial que evita o aparecimento de rebarbas ou gases acumulados. Para isso, não podemos esquecer de lubrificar as partes móveis dos moldes.

Após a limpeza, é necessário levar em conta o uso de lubrificantes de alta qualidade, a fim de manter o funcionamento. 

Como as partículas transportadas no ar estão concentradas durante a produção das áreas lubrificadas, é imprescindível que o ar que circula ao redor dos moldes seja um ar limpo.

Quanto tempo dura um molde de injeção de plástico?

A vida útil dos moldes de injeção de plástico é geralmente entre 50.000 e 500.000 injetadas (quando falamos de fundição de alumínio), sendo ainda mais quando se trata de injeção de zinco ou magnésio.

A vida útil de um molde vai reduzindo devido ao efeito termodinâmico e físico-químico a que são submetidos nos processos de trabalho. 

Os fatores mais decisivos nesta deterioração são temperatura, pressão de injeção e choque térmico.

A principal   razão pela qual um molde de injeção de plástico deve ser substituído é o aparecimento de rachaduras na superfície.

Rachaduras e rupturas são reparadas para garantir a qualidade superficial e estrutural das peças.

Lembre-se que, em um ciclo de trabalho de um equipamento de fundição injetada, a temperatura varia entre 150° e 500°, causando um fenômeno de fadiga térmica que o molde acaba sofrendo internamente.

Limpeza criogênica limpa com segurança todos os tipos de moldes

A limpeza criogênica não é abrasiva, não produz resíduos secundários e permite que você limpe seus moldes na prensa, a temperaturas de funcionamento. 

 

Isso leva a maior produtividade, maior qualidade da peça e custos reduzidos.

O processo de limpeza criogênica permite limpar qualquer tipo de molde e todos os tipos de acabamentos, incluindo superfícies A1 e superfícies texturizadas.

Portanto, as vantagens da limpeza criogênica em moldes de injeção de plástico são estas: 

 

  • Não é abrasiva, não danifica as linhas de junção, as superfícies de vedação nem acabamentos.
  • Não há resíduo secundário, então não há necessidade de uma pós limpeza com solventes ou escovas.
  • Permite limpar qualquer tipo de molde em linha à temperatura de funcionamento.
  • Reduz o tempo de inatividade, pois permite limpar rapidamente sem desmontar.
  • Pode facilmente limpar moldes de geometrias complexas ou cavidades.
  • Cumpre com os padrões, melhorando assim as pontuações de operatividade.
  • Reduz custos e reduz os tempos de limpeza em até 75%.
  • Melhora a qualidade do produto e prolonga a vida útil do molde.
  • Produz maior segurança porque não usa produtos químicos nocivos.

Sendo suave nas superfícies e forte contra os contaminantes, a limpeza criogênica é a melhor solução e alternativa de limpeza e manutenção, melhorando a eficiência operacional geral.