Sua Fonte de Soluções em Gelo Seco

Como remover o mofo completamente sem produtos químicos nocivos

Posted by Paula Vier on 31/03/2023 08:12:38

O mofo é composto por fungos que crescem em ambientes úmidos, quentes e escuros e podem representar um enorme risco para a saúde de seus trabalhadores e para a operação da indústria.

Em particular, estes são microrganismos que contêm esporos, que são extremamente perigosos para os seres humanos, especialmente se tiverem problemas respiratórios.

Além disso, o mofo pode danificar o edifício, pois é um sinal claro de que há muita umidade nos ambientes.

Logicamente, o maquinário não está isento de sofrer problemas devido ao acúmulo excessivo de água.

Em suma, a presença de mofo é altamente perigosa para sua indústria e é por isso que é essencial saber como eliminá-lo completamente.

Na Cold Jet somos especialistas no uso de gelo seco para limpeza em fábricas e podemos garantir que é uma excelente técnica para acabar com esse flagelo porque, além de sua eficiência, não utiliza produtos químicos nocivos.

Vamos dizer-lhe quais são os seus benefícios, mas primeiro vamos explicar por que o mofo é potencialmente perigoso para a sua empresa

O que indica a presença de mofo? 

A presença de mofo indica que há problemas com água ou muita umidade no ambiente. Isso ocorre porque esses fungos crescem em lugares quentes, úmidos e escuros.

Infelizmente, é um problema bastante frequente em edifícios, casas e fábricas, sendo nos encanamentos, telhados ou janelas os locais mais comuns onde este flagelo costuma aparecer. Também pode ser a consequência de inundações severas na área.

Além disso, é possível que o mofo possa proliferar em produtos de papel e madeira, em cartazes e em painéis de teto.

Finalmente, esses fungos podem aparecer em tecidos, estofados e tapetes, especialmente se tiverem sido descuidados.

Em qualquer caso, a presença de mofo não indica nada de bom, tanto  para a saúde das pessoas - especialmente aquelas que têm dificuldade para respirar - quanto para a integridade do edifício.

Que mofo é perigoso? 

Embora o aparecimento desses fungos seja sempre motivo de preocupação, o mofo preto, ou mofo tóxico, é extremamente perigoso para a saúde humana.

O motivo é que possuem esporos que, se respirados, podem gerar muitos problemas, principalmente para quem tem problemas respiratórios.

Este componente é ativado apenas quando a pessoa entra em contato com fungos, mas também representa um perigo potencial que precisa ser eliminado.

O mofo preto geralmente cresce tanto no teto quanto nas paredes, em ambientes que combinam altos níveis de umidade com altas temperaturas.

Ao contrário de outros tipos de fungos, não cresce tão rapidamente e isso pode dificultar a detecção precoce.

Quanto às suas características, tem uma cor preto-esverdeada e uma aparência viscosa, uma vez que o microrganismo acumula umidade em sua superfície.

Quando o mofo perde essa umidade, fica com uma cor âmbar que lhe dá uma aparência de poeira. 

Em qualquer caso, isso não significa que perde o perigo porque seus esporos podem permanecer ativos por um longo tempo e é por isso que sua manipulação não é recomendada.

O que acontece se respira muito mofo? 

O mofo preto pode desenvolver doenças pulmonares respirando os esporos que o fungo libera depois de ser manipulado.

Alergias, infecções, asma ou rinite são alguns dos problemas que esse tipo de fungo pode causar.

Especificamente, a doença do mofo é um ataque fúngico associado a uma substância tóxica chamada micotoxina, que é o esporo produzido por sua manipulação.

Bebês, mulheres grávidas, idosos e pessoas com sistema imunológico comprometido são o grupo populacional mais vulnerável a este fungo.

Nestes casos, além dos problemas listados acima, os seguintes desconfortos podem aparecer:

  • Problemas oculares
  • Problemas dermatológicos
  • Fadiga
  • Dor nas articulações
  • Dermatite

Não há dúvida de que o aparecimento de mofo preto pode representar um sério perigo para a saúde das pessoas e é por isso que é necessário adotar um método que elimine com segurança os fungos.

No caso das fábricas, deve ser adotada uma técnica que, além disso, seja cuidadosa com o maquinário para não afetar a produção.

Por outro lado, deve-se ressaltar que o mofo preto pode danificar os tetos e paredes de qualquer propriedade.

Isso torna ainda mais importante a adoção de um método de limpeza eficaz, que cuide da saúde dos trabalhadores e máquinas e da integridade do edifício. 

Como remover permanentemente o mofo com segurança? 

No campo industrial, o jateamento com gelo seco tornou-se uma das técnicas mais eficientes porque, além de ser extremamente eficiente, não utiliza produtos químicos nocivos.

É um método que consiste em lançar partículas - pellets - de gelo seco sob pressão sobre uma superfície, a fim de higienizá-la.

É essencial o uso de máquinas com tecnologia de ponta, o que facilita a mudança direta dos compostos do estado sólido para o gasoso.

Na maioria dos casos, esses equipamentos são capazes de lançar gelo seco através de um sistema de ar comprimido para que impacte em alta velocidade na superfície em que vai trabalhar.

Quando as partículas impactam, neste caso contra o mofo, o CO2 muda imediatamente para um estado gasoso (sublima) e, desta forma, separa todas as impurezas que estão aderidas.

Como o gelo nunca entra no estado líquido, o jateamento com gelo seco se distingue de outros métodos, não deixando uma gota de umidade nas instalações.

Outra das grandes vantagens deste método é que não utiliza produtos químicos, sendo uma técnica segura para eliminar completamente o mofo.

Por sua vez, pode ser aplicado mesmo em áreas de difícil acesso, onde esse tipo de fungo geralmente se prolifera.

Se você quiser saber mais sobre a limpeza com gelo seco, entre em contato com a Cold Jet. Somos verdadeiros especialistas neste método, oferecendo soluções à medida das necessidades dos nossos clientes.

Além disso, contamos com um catálogo de máquinas de alta qualidade para aqueles que buscam implementar essa técnica para a limpeza e manutenção de sua indústria.