Sua Fonte de Soluções em Gelo Seco

Limpando poço com gelo seco, a melhor técnica de limpeza

Posted by Paula Vier on 23/12/2022 06:47:54

O jateamento com gelo seco tornou-se a melhor técnica para higienizar locais tão complexos quanto poços de água.

Nesse caso, na Cold Jet temos um catálogo de máquinas de ponta capazes de produzir grandes quantidades de gelo seco em um tempo muito curto.

Mas, além disso, conhecemos em profundidade os benefícios que o jateamento com gelo seco em poços pode trazer e é por isso que neste artigo lhe contaremos por que você deve optar por este método revolucionário de higiene.

Absolutamente consolidados como líderes mundiais na fabricação de máquinas de gelo seco, somos o aliado que você procura para realizar esse tipo de tarefas.  

Por que a limpeza de poços é importante?

Uma das principais razões pelas quais é essencial realizar uma limpeza de poços, é para evitar obstruções e bloqueios que não deixam a água passar.

As causas mais comuns desses problemas são devidas ao acúmulo de areia, resíduos ou outros tipos de acúmulos

Também pode ser entupido por incrustação de depósitos minerais ou bioincrustação causada pela proliferação de microrganismos dentro do poço.

Neste ponto, deve-se notar que o aparecimento de vírus, bactérias, fungos e parasitas representa um risco significativo para a saúde de pessoas e animais.

A contaminação do poço pode ter múltiplas causas, embora a mais comum seja a presença excessiva de matéria fecal.

A proliferação de metais ou o aparecimento de produtos químicos - estes últimos, muito comuns no campo da agricultura - também podem trazer complicações.

A limpeza e desinfecção é especialmente importante no caso de poços pretos e fossas sépticas. Isso ocorre porque a má manutenção resultará em odores e um risco maior de transbordamentos.

Além disso, a falta de higiene aumenta as chances de vazamento de resíduos orgânicos que contaminam o solo ou os aquíferos próximos.

Não há dúvida de que a limpeza e manutenção de poços é fundamental, e é por isso que é de vital importância encontrar o método adequado para uma área excessivamente complexa.

Qual a melhor técnica para a limpeza de poços?

Existem várias técnicas que podem ser eficazes para a limpeza de poços, como o uso de ar compressor

É um método que injeta ar através de um tubo de polietileno e remove todos os sedimentos no interior.

A limpeza de poços com bomba extratora é uma técnica que serve tanto para a higiene quanto para esvaziar poços de água. 

As bombas são conectadas a caminhões caçamba, que extraem todos os resíduos no interior. Uma vez que a sujeira do poço tenha sido aspirada, a água limpa é introduzida.

Mas o método mais eficiente para a limpeza de poços é o criogênico, que utiliza gelo seco. É especialmente recomendado para lugares extremamente profundos.

Pellets de gelo seco, também conhecidos como neve carbônica, são expelidos por máquinas especiais, ou peletizadoras.

Quando esses compostos entram em contato com a superfície a ser limpa, passa por um processo de sublimação (ou seja, quando aquecido passa do estado sólido para o gasoso) e multiplica seu volume de alcance.

Essas particularidades fazem com que seja uma técnica extremamente eficaz para penetrar em rachaduras e fissuras, alcançando excelentes resultados na higiene dos poços de água. 

Como se limpa um poço com gelo seco?

Limpar um poço com gelo seco é um processo bastante rápido e simples, embora, dependendo da profundidade, você possa precisar de ajuda profissional.

Essa técnica é altamente eficaz para produzir um bom arrasto e eliminação de toda a sujeira que possa estar em locais com essas características.

O gelo seco é expelido por uma máquina peletizadora em alta velocidade - a energia pode ser configurada pelo usuário com base nas características do trabalho - e impacta diretamente a superfície a ser limpa.

Quando os pellets entram em contato com o poço, o gelo seco aquece e começa a sublimar, movendo-se imediatamente de sólido para gasoso. Essa particularidade faz com que penetre rachaduras e fissuras, alcançando melhores resultados.

Como não passa para o estado líquido, esse processo também se destaca por não deixar umidade, característica que é muito valorizada por não deixar resíduos.

Em poços com espessura de água superior a 41 metros, o fenômeno muda e podem ocorrer explosões rápidas do teor de água suja no poço.

Nesses casos, é necessário contar com a ajuda de profissionais especializados, pois são locais mais complexos.

É importante ressaltar que a quantidade de gelo a ser utilizada pode ser de aproximadamente 1 kg por metro cúbico de água no poço.

Confie na empresa líder em jateamento com gelo seco

Na Cold Jet temos um catálogo de máquinas de jateamento com gelo seco de alta qualidade, projetadas com a mais recente tecnologia para realizar processos de higiene em diferentes setores.

 A limpeza de poços de água é uma das muitas tarefas em que este tipo de método demonstrou ser extremamente eficiente.

Nossas máquinas se destacam por serem capazes de produzir grandes quantidades de pellets de gelo seco, sendo úteis para locais de diferentes profundidades.

Outra característica desses artefatos é que são inteligentes, com funções que permitem ajustar digitalmente os parâmetros do jato para alcançar a máxima precisão.

Entre as séries mais eficientes de máquinas para jateamento com gelo seco destacam-se as Aero, Aero 2, MicroClean 2  IceTeach, cujas características e detalhes você pode ver clicando aqui.

Na Cold Jet nos tornamos referência absoluta mundial quando o assunto é fabricação de máquinas de gelo seco.

Não só temos um catálogo de luxo, mas temos profissionais altamente treinados para fornecer assessoramentos sobre tudo o que o cliente precisa.

Por esse motivo, se você não sabe qual máquina escolher ou quer saber mais sobre seu funcionamento, entre em contato com a Cold Jet aqui.