Sua Fonte de Soluções em Gelo Seco

Limpeza com gelo seco proporciona uma solução confiável que melhora a qualidade dos moldes

Posted by The Cold Jet Team on 22/05/2020 13:26:48

Dry Ice Blasting Plastics

Limpar as cavidades e aberturas dos moldes é uma grande preocupação dos fabricantes de peças plásticas em manter os altos padrões de qualidade atuais - e é uma das principais prioridades do Grupo Geiger, cujos clientes são fabricantes de produtos eletrônicos e automotivos.

O Grupo Geiger é formado por três empresas alemãs fundadas por Hans Geiger, que em 1961 foi fundado como um grupo de empresas dedicado ao design de moldes e a partir do ano de 1968 a moldagem por injeção foi inserida no portfólio. Hoje, o Grupo é especializado na produção de componentes complexos.

 

O Problema

Tradicionalmente, os moldes eram limpos à mão na máquina - ou alternativamente, o molde podia ser removido da máquina e depois limpo com produtos químicos, banhos ultra-sônicos ou manualmente. Portanto, ciclos fixos foram estabelecidos para garantir que os moldes estivessem bem conservados e em perfeitas condições.

"Cada produto é tão bom quanto o seu processo de desenvolvimento", disse Hans Kolb, Engenheiro de Processos da Hans Geiger. "A qualidade e o valor agregado de um produto é sempre o resultado de várias etapas individuais, perfeitamente interligadas - apenas uma das razões pelas quais Geiger coloca tanta ênfase no processo de desenvolvimento do produto. A limpeza das nossas ferramentas é realmente importante para o nosso produto final. A formação de revestimentos, devido aos aditivos e retardadores de chama em plásticos, tem influência direta na qualidade dos produtos e no tempo de vida útil das ferramentas".

 

Hans Geiger - Plastic - Mold - Before (1)

Hans Geiger - Plastic - Mold - After (1)

Antes x Depois            

"Se você precisa limpar 96 cavidades à mão, não só consome tempo, mas também é difícil alcançar cada fissura e ângulo", disse Kolb. "A limpeza à mão na máquina não foi muito eficaz. Dependendo do molde, foram necessárias 20 horas-homem e até 2 funcionários. Além disso, havia sempre o risco de danificar o molde, reduzindo assim a vida útil dos equipamentos e ferramentas que precisavam ser substituídos".

Preocupações adicionais foram causadas pelo início de um novo processo, pela retenção de funcionários no negócio de moldagem por injeção e pelo tempo de máquina parada. Além do processo de limpeza, foi necessário adicionar mais quatro horas (montagem e desmontagem do molde). Não foi surpresa que o Grupo Geiger estivesse procurando por um novo processo de limpeza.

 

A Solução

O sistema de limpeza de gelo seco da Cold Jet utiliza meios não abrasivos na forma de CO2 reciclado (pellets ou blocos) que não danificam superfícies ou equipamentos. A combinação da energia cinética da limpeza com jateamento de gelo seco e efeitos térmicos quebra a conexão entre a sujeira e a superfície, removendo os contaminantes.

 

Ao contrário do jateamento com outros meios, a limpeza com gelo seco:

  • não gera resíduos secundários, pois os pellets ou partículas de gelo seco sublimam - convertem de sólido em gás - após o impacto;
  • é seguro e atóxico;
  • não cria contaminação a jusante;
  • reduz ou elimina a exposição dos funcionários a agentes químicos perigosos de limpeza.

Kolb estava familiarizado com jateamento de gelo seco e ficou claro que um sistema de gelo seco em bloco era a solução certa. Um fornecedor de materiais recomendou o sistema de limpeza de gelo seco i3 MicroClean® da Cold Jet e a tecnologia patenteada de micropartículas raspadas.

MC w CartAo raspar o gelo seco nas mais finas micropartículas, mais partículas entram na corrente de ar e atingem a superfície por segundo do que os métodos tradicionais, removendo rapidamente o contaminante e proporcionando uma limpeza mais rápida.

As micropartículas raspadas, do tamanho de grãos de açúcar, entram nos locais mais difíceis de alcançar e são pequenas e delicadas o suficiente para passar por materiais sensíveis (como respiradouros) para uma limpeza completa sem a preocupação de danificar a superfície do molde ou alterar as dimensões - garantindo uma qualidade de produto consistente.

Após uma demonstração da i3 MicroClean, uma máquina de locação foi oferecida e testada pela equipe de projeto de moldes. Após um período experimental de quatro semanas, os resultados do controle de qualidade foram apresentados à equipe de gerenciamento da Geiger e a experiência foi tão positiva que eles decidiram comprar a máquina que haviam alugado.

 

Os Resultados

Os benefícios adicionais para o Grupo Geiger incluem melhoria da produtividade, redução de riscos e apoio a iniciativas ambientais. O fator custo também foi uma parte essencial na decisão de compra e a empresa calculou que o investimento se pagará em menos de um ano, devido à economia de tempo e ao aumento da utilização das máquinas.

"Este método de limpeza é muito eficaz para remover o contaminante das ferramentas", disse Kolb. "De certos revestimentos, poderíamos reduzir os ciclos de manutenção em até 50%, portanto, os custos e o tempo de parada reduziram consideravelmente".

Saiba mais sobre os benefícios do jateamento com gelo seco.

 

Hans Geiger - Plastic - Coating - After 2Uma equipe específica foi designada para rever a usabilidade e a i3 MicroClean permitiu que o pessoal passasse rapidamente pela linha de produção e limpasse quando e onde fosse necessário. O design ergonômico do aplicador e a luz LED proporcionaram uma iluminação otimizada da superfície a ser limpa, aumentando a velocidade de limpeza.

Devido aos bicos giratórios de 45°, 90° e 360° disponíveis para a i3 MicroClean, agora é fácil e prático limpar áreas de difícil acesso. Outro benefício é o gelo seco e o ar comprimido, que podem ser regulados individualmente e os ajustes podem ser ajustados exatamente de acordo com o que se necessita. O pessoal de manutenção está agora melhor equipado para fazer a manutenção preventiva, uma vez que podem ocorrer menos ações não planejadas. Além disso, o molde não necessita frequentemente de desmontagem para limpeza, reduzindo o risco de danificá-lo.

Kolb é um membro da Rede Plástica da região de Franconia - Alemanha. Em conjunto com um funcionário da Cold Jet, ele realizou uma apresentação que resultou em grande interesse junto ao público.

"Devido a várias vantagens (qualidade, ambiente e custo) dos sistemas de jateamento com gelo seco da Cold Jet, estamos realizando uma fase de teste na nossa fábrica Fa. Reiter, que fabrica principalmente produtos para a indústria médica", afirmou Kolb.

 

Saiba mais sobre como funciona o jateamento com gelo seco.

 

Plásticos, Limpeza de Moldes