Os HRSGs acumulam contaminantes e depósitos em seus tubos com aletas, que são usados para conduzir o calor. Mesmo em pequenas quantidades, a contaminação resiste à transferência de calor através das aletas, resultando em perda de eficiência.
Se a contaminação se acumular até uma certa quantidade, obstruindo o fluxo de ar, ela pode restringir severamente o fluxo de gás através dos bancos de tubos, o que é uma parte importante do processo.
Quando há um caso de bloqueio grave, a unidade de controle detecta contrapressão, isso diminui a velocidade da turbina? Não, não desacelera a turbina, a turbina funciona em velocidade constante.
O que acontece é que isso cria uma alta contrapressão na turbina. Por causa disso, a turbina gera menos energia, a eficiência da turbina diminui e a taxa de calor (quantidade de energia usada para gerar um quilowatt-hora) também se torna maior.
Por exemplo, se a contrapressão passar de 21" WC para 18" WC após a limpeza, a contrapressão mais baixa tornará a saída da turbina melhor, maior a eficiência e menor a taxa de calor.
Como calcular a economia de custos?
Primeiro, o fabricante da turbina a gás tem curvas que permitem determinar as perdas de produção e a eficiência em alta contrapressão.
A segunda parte é que também há um limite do fabricante sobre o quão alta a contrapressão pode ir antes que o equipamento sofra danos catastróficos.
O sistema de controle desligaria automaticamente a turbina se esse limite fosse atingido.
Se os tanques da caldeira forem altos o suficiente para se aproximar desse limite de contrapressão, os operadores reduzirão a potência de saída para permanecer dentro dos limites permitidos.
Portanto, você está perdendo uma quantidade significativa de energia, receita correspondente e eficiência.
Limpieza HRSG
O acúmulo de incrustações e contaminantes nos tubos aletados de um HRSG pode ser prejudicial à eficiência, custo e desempenho geral.
Os HRSGs são grandes trocadores de calor que recuperam calor extremo de fluxos de gás quente e criam vapor que pode ser usado para alimentar uma turbina a vapor.
Podem ser usados em uma variedade de aplicações comerciais e industriais.
Ao longo dos anos de uso, esses HRSGs acumulam contaminantes e incrustações em suas aletas, que são usadas para conduzir o calor.
Mesmo em pequenas quantidades, a contaminação resiste à transferência de calor através das aletas, resultando em perda de eficiência.
Se a contaminação se acumular até uma certa quantidade, obstruindo o fluxo de ar, inclusive pode até bloquear o fluxo de gás através das aletas, o que é uma parte importante do processo.
Quando há um caso de bloqueio grave, a unidade de controle detecta a contrapressão e desacelera a turbina. Toda essa perda de eficiência não é necessariamente fácil para a planta.
Para evitar essa perda, os mantenedores de plantas recorrem a profissionais para limpar os contaminantes dos tubos de aletas, aumentando assim a eficiência.
Foi dito que para cada 1/2 polegada de queda de pressão, o proprietário de uma planta pode economizar US$100.000. É por isso que é muito importante manter o HRSG livre de contaminantes.
Limpeza Criogênica de HRSG ou Jateamento com Gelo Seco
O jateamento com gelo seco provou ser o melhor método para limpar HRSGs por vários motivos.
Quando você considera as outras opções, logo descobre por que, em primeiro lugar, a limpeza com água de alta pressão cria um fluxo secundário de resíduos, o que contribui para a quantidade de resíduos.
Com a limpeza da água, se não for devidamente contida, o transporte de contaminantes pode fluir para os ralos ou para o solo. As despesas com a limpeza residual e com a limpeza com água são adicionadas ao custo total e ao tempo do processo.
Os processos de pulverização abrasiva também adicionam resíduos, mas também danificam as aletas dos tubos e exigem maior proteção para os operadores.
Soprar os tubos com ar de alta pressão elimina muito pouco resíduo e requer o complemento de limpeza mecânica, o que aumenta os custos de mão de obra, aumenta o tempo de limpeza e o equipamento não atinge seu desempenho ideal, tendo que realizar limpezas com mais frequência.
Benefícios da limpeza com gelo seco em Centrais Elétricas de ciclo combinado
Há muitos benefícios na limpeza com gelo seco em Centrais Elétricas.
Em primeiro lugar, com a limpeza com gelo seco, não são introduzidos resíduos secundários ou um produto estranho, pois, após o impacto, o CO2 no estado sólido (gelo seco) é sublimado em gás.
Portanto, o único resíduo a ser limpo é o contaminante encontrado na superfície, minimizando o custo e o tempo do processo.
Além disso, a limpeza com gelo seco não causa corrosão ou abrasão e é um processo ambientalmente seguro.
O jateamento com gelo seco permite a limpeza no local, o que resulta em limpeza mais frequente e maior eficiência do equipamento.
- Não é abrasivo,
- Não danifica componentes delicados de precisão
- Processo de limpeza a seco
- Sem tempo de secagem
- Limpeza no local
- Desmontagem mínima ou nenhuma
- Sem fluxo de resíduos secundários
- Sem oxidação instantânea
- Reduz o risco de tempo de inatividade não planejado da produção e reparos dispendiosos
- Melhores resultados de limpeza
- Ecológico
Casos de uso específicos
- Compressores
- Regeneradores
- Câmaras de combustão
- Turbinas a gás
- Alternadores
- Partida de motores
- Recuperação de Calor do Gerador de Vapor (HRSG)
- Trocadores de calor
- Falhas de revestimento, corrosão, sais solúveis e remoção de cloreto
- Ensaios não destrutivos
Se precisar de mais informações, entre em contato conosco, somos parceiros comerciais da Cold Jet há mais de 12 anos e com ampla experiência no setor de Geração de Energia.