Sua Fonte de Soluções em Gelo Seco

Manutenção Preventiva e sua Importância

Posted by Paula Vier on 25/08/2022 08:09:47

A manutenção preventiva é fundamental para a gestão de qualquer tipo de equipamentos, máquinas ou infraestrutura, contribuindo assim para o aumento da vida útil dos ativos e da produtividade da indústria. 

Também reduz o tempo de inatividade e os custos de manutenção a longo prazo. 

Portanto, a melhor maneira de evitar falhas inesperadas em algum equipamento ou máquinas, é implementar um plano de manutenção preventiva correto  que, sem dúvida, dará muitos benefícios à empresa.

Com esse tipo de manutenção pode se evitar que um problema ou inconveniência muito simples se torne em algo muito maior e que pode afetar o desempenho correto da cadeia de produção.

Sem contar que, sem a manutenção adequada, deverá ser feita uma possível substituição dos equipamentos ou máquinas, o que levará a custos inesperados e tempo de inatividade não programado

Não se esqueça que as máquinas de limpeza com gelo seco da Cold Jet são essenciais para a manutenção preventiva de moldes, ferramentas e equipamentos de produção.

O que é manutenção preventiva?

A manutenção preventiva é realizada diariamente ou rotineiramente, a fim de reduzir a possibilidade de falhas de um equipamento ou máquinas. 

Não importa se os equipamentos são recentes ou têm muitos anos de uso, é recomendável fazer uma manutenção preventiva a tempo para evitar alguma falha ou dano que diminua sua vida útil.

O principal objetivo da manutenção preventiva é determinar ou identificar aqueles sinais que nos indicam algum dano no equipamento ou maquinário e que possam causar uma falha ou quebra não programada, tendo que então realizar uma manutenção corretiva.

Normalmente, a manutenção preventiva geralmente não é tão complicada e simplesmente com a limpeza do equipamento, substituir alguma peça gasta, fazer uma lubrificação correta e fazer uma programação adequada, garantirá um maior desempenho da máquina!

Vantagens da manutenção preventiva

Aqui estão algumas vantagens da manutenção preventiva, que pode beneficiar o funcionamento interno da empresa, aumentar a vida útil dos equipamentos e melhorar o serviço e a satisfação dos clientes.

Maior segurança ao usar equipamentos e máquinas

Sem dúvida, a manutenção preventiva pode garantir um correto funcionamento de equipamentos e máquinas.

Portanto, aumentará a segurança e a confiança dos trabalhadores na hora de sua manipulação.

Possíveis imprevistos são evitados

Muitas empresas têm o hábito de esperar que algum equipamento tenha um dano ou falha, para então fazer a manutenção específica.

Nesse caso, não será mais preventivo, mas corretivo, já que alguma parte terá que ser alterada ou, na pior das hipóteses, a máquina completa.

Portanto, nossa recomendação é fazer um plano de manutenção preventiva correto para as máquinas, a fim de evitar possíveis imprevistos que possam afetar a empresa no futuro.

Está incluído um manual sobre prevenção e segurança no trabalho

O plano de manutenção preventiva costuma ser acompanhado por um manual de prevenção e segurança no trabalho, que permite a capacitação dos trabalhadores, especialmente no tema do uso correto das máquinas e dos equipamentos.

Aumenta a vida útil de equipamentos e máquinas

A manutenção preventiva visa a prevenção e detecção de maneira antecipada de uma possível falha em um equipamento ou máquina, que pode aumentar sua vida útil e reduzir os futuros danos.

Isso traz como um benefício que a empresa não vai parar por alguma falha ou dano em alguns de seus equipamentos e não terá que substituir os componentes ou toda a máquina (o que implica custos não planejados).

Os custos de manutenção corretiva são reduzidos

Um plano de manutenção preventiva  implica maior segurança no trabalho e economia de tempo e dinheiro, especialmente porque não haverá custos de manutenção corretiva em um futuro próximo.

Todos sabemos que "prevenir é muito melhor do que corrigir", portanto, a manutenção preventiva é sempre ideal e será mais barata que a manutenção corretiva, independentemente do tipo de equipamento ou máquina que temos na empresa.

Um melhor controle é alcançado

Outra vantagem da manutenção preventiva é que você pode ter melhor controle e também um bom planejamento na empresa.

Dessa forma, pode-se garantir que todos os equipamentos e máquinas funcionem corretamente e, portanto, o planejamento da atividade não será alterado e os objetivos diários serão cumpridos perfeitamente.

Quais são os tipos de manutenção preventiva?

Podemos comentar que existem vários tipos de manutenção preventiva e entre eles destacam-se:

Manutenção programada

A manutenção programada é realizada em  intervalos de tempo predefinidos  ou seguindo certos critérios de uso recomendados pelos fabricantes.

Neste caso, a manutenção programada requer um plano bem definido que siga corretamente o cronograma, e também devemos nos guiar pelo tipo de equipamento ou máquina em particular.

Manutenção de oportunidade

A Manutenção de oportunidade é quando você aproveita um determinado período em que um equipamento específico não está sendo utilizado, a fim de realizar manutenção oportuna evitando parar as atividades da empresa. 

Manutenção preventiva de acordo com a condição

A manutenção baseada na condição ou também conhecida como manutenção condicional, é útil para monitorar o funcionamento das máquinas e seus parâmetros, onde são incluídas diversas ações que permitem um melhor controle.

Manutenção preditiva

A manutenção preditiva é realizada seguindo algumas estimativas obtidas a partir das análises e avaliações dos parâmetros da máquina ou equipamento. 

Embora esse tipo de manutenção geralmente seja um pouco cara, pode ser muito vantajosa em termos de segurança e custos.

Manutenção Preventiva utilizando a limpeza criogênica

A manutenção preventiva utilizando nossas máquinas criogênicas oferece muitas vantagens, aplicando neste caso técnicas não abrasivas, corrosivas nem condutoras; desta forma, qualquer contaminante remanescente nas máquinas de produção e moldes serão removidos de forma rápida e segura.

Neste caso, na Cold Jet somos líderes no setor de limpeza criogênica e é por isso que oferecemos as melhores e mais modernas máquinas de limpeza com gelo seco do mercado

Evite o tempo de inatividade não planejado e prolongue a vida útil dos seus ativos de produção, utilizando as máquinas de limpeza com gelo seco da Cold Jet, os quais aumentam a confiabilidade e o rendimento do equipamento.