Sua Fonte de Soluções em Gelo Seco

O gelo seco como método de conservação de alimentos e medicamentos

Posted by Paula Vier on 30/09/2022 05:48:07

A criogenia com gelo seco (CO2) oferece um tratamento por meio do resfriamento ou congelamento de alimentos e medicamentos. 

Portanto, é a técnica ideal de conservação da indústria, pois garante que os produtos mantenham suas qualidades de textura e sabor.

Na área da medicina, o gelo seco é especialmente útil para preservar tecidos, amostras biológicas, bem como para a distribuição de vacinas e medicamentos. 

Na Cold Jet vamos falar mais sobre o gelo seco como método de conservação de alimentos e medicamentos. 

Quais são as vantagens da criogenia?

A aplicação da criogenia com gelo seco tanto no campo alimentício quanto no médico apresenta muitas vantagens:

Resfriamento rápido e de qualidade

O gelo seco oferece um tratamento frio ideal para a conservação das qualidades dos alimentos.

Durante o processo são comumente utilizados dois gases (nitrogênio líquido e dióxido de carbono - gelo seco) para criar um frio intenso que congela superficialmente.

Novas receitas pré-cozidas

O congelamento criogênico com gelo seco gera o surgimento de novos mercados, ideais para a criação de novas receitas de pratos refrigerados, produtos cozidos ou sorvetes. 

Não vamos esquecer que a culinária molecular depende do frio para cozinhar os alimentos.

Vantagens operacionais e de custo

O congelamento com gelo seco requer menos investimento inicial em equipamentos criogênicos e menor exigência de espaço físico e energia. 

Além disso, possui maior flexibilidade na capacidade de produção, o torna compatível com outros equipamentos de refrigeração mecânicos e facilita a limpeza.

Benefícios na qualidade do congelamento

A criogenia como método de conservação, melhora a qualidade do congelamento e o faz de uma maneira muito rápida.

Além disso, minimiza tanto a perda de nutrientes quanto de peso, bem como os danos à estrutura celular do alimento, não permite o crescimento de bactérias aeróbicas e mantém o aspecto inalterado.

Método de conservação na medicina

No campo da medicina, as vantagens da criogenia com gelo seco como método de conservação também são abundantes. 

O que é criogenia com gelo seco na medicina?

Como já mencionamos, o gelo seco é útil para preservar tecidos a temperaturas de -78°C, amostras biológicas e bem como para a distribuição de vacinas e medicamentos.

Ao congelar tão rapidamente, esses materiais são impedidos de sofrer deterioração devido à ação de vírus, bactérias ou do próprio ambiente.

Além disso, o gelo seco pode ser utilizado na medicina para o tratamento de hemorragias, diminuindo radicalmente a temperatura no sangue, ou para o uso em tratamentos dermatológicos e oncológicos.

No campo biológico, a criogenia também é usada na conservação de embriões para uso posterior, bem como com sêmen, óvulos, tecidos e amostras biológicas. 

Outro uso, se dá na limpeza com gelo seco onde é possível limpar moldes e equipamentos industriais que produzem ferramentas de uso médico, permitindo uma limpeza mais frequente e eficaz.

Isso reduz significativamente os custos de substituição de ferramentas e as taxas de refugo dos produtos, ao mesmo tempo em que aumenta a qualidade da produção.

Portanto, a limpeza criogênica (com gelo seco) para moldes de uso médico tem muitos benefícios:

  • Melhora a qualidade dos produtos e reduz os desperdícios devido à sua condição de limpeza.
  • Como a desmontagem não é necessária, permite a limpeza no local.
  • Isso reduz o tempo de inatividade na produção.
  • É um processo não abrasivo que não danifica os moldes nem as mordaças.
  • Elimina a necessidade de limpeza manual minuciosa.

A limpeza com gelo seco mantém as geometrias de peças médicas concluídas sem deixar nenhum material residual, eliminando a necessidade de rebarbação manual, reduzindo os custos de limpeza e resultando em uma menor taxa de resíduos. Além disso, é aprovada pela FDA para uso em torno de equipamentos médicos e hospitalares.

Como o gelo seco é aplicado nos alimentos?

A aplicação da criogenia com gelo seco na alimentação é a técnica que melhor se adequa ao domínio do frio. 

Sua aplicação visa preservar os alimentos, evitando que se deteriorem devido à ação de bactérias, vírus ou meio ambiente.

É aplicado como as outras indústrias, em laboratórios onde máquinas específicas são usadas para converter elementos em formas líquidas. 

Quando feito dessa forma, o alimento é colocado em recipientes especiais onde é armazenado a -78° C.

Mas, devemos ter em mente que qualquer interrupção nessa cadeia de refrigeração pode arruinar o processo.

Há muitas esperanças colocadas no gelo seco como método de conservação dos alimentos. Alguns exemplos da aplicação do gelo seco na indústria alimentícia são:

  • Sorvetes: O congelamento é feito para evitar a mistura entre elementos, como cores. Também ajuda na fase de cortá-los ou transportá-los.
  • Produtos frágeis e aderentes: seu tratamento criogênico impede que os produtos grudem entre si, tendo a possibilidade de gaseamento adicionando água.
  • Envio de produtos: o gelo seco não agrega umidade ou água no envio de produtos, sendo assim não adiciona pedo à carga ao momento do transporte

Que efeitos o congelamento com gelo seco tem nos alimentos?

Um dos efeitos do processo de congelamento criogênico nos alimentos é uma desidratação produzida pela integração do frio. 

O ar seco reduz a temperatura, mas ao mesmo tempo, cria secura no alimento.

O congelamento criogênico permite reduzir consideravelmente os tempos de tratamento, ao manter uma velocidade adequada dos gases com a que consegue limitar ou anular a perda de água.

Além disso, o gelo seco tem três vezes o poder de resfriamento do gelo de água e se sublima a gás sem deixar água ou resíduos

Isso garante que a temperatura do produto será mantida ao longo da cadeia fria e sem ser danificada pelo congelamento criogênico.

Em resumo, as vantagens do congelamento criogênico sobre os alimentos são estas:

  • Maximizar a eficiência da última milha, é incolor, insípido, inodoro e não tóxico.
  • Reduz custos e pode melhorar a eficiência operacional.
  • Produz várias formas de gelo seco e não é inflamável.
  • Elimina desperdícios, riscos excessivos e custos de armazenamento.

Aqui deixamos mais informações sobre gelo seco para o resfriamento para processamento de alimentos e para o gerenciamento da cadeia fria