A criogenia com gelo seco (CO2) oferece um tratamento por meio do resfriamento ou congelamento de alimentos e medicamentos.
Portanto, é a técnica ideal de conservação da indústria, pois garante que os produtos mantenham suas qualidades de textura e sabor.
Na área da medicina, o gelo seco é especialmente útil para preservar tecidos, amostras biológicas, bem como para a distribuição de vacinas e medicamentos.
Na Cold Jet vamos falar mais sobre o gelo seco como método de conservação de alimentos e medicamentos.
Quais são as vantagens da criogenia?
A aplicação da criogenia com gelo seco tanto no campo alimentício quanto no médico apresenta muitas vantagens:
Resfriamento rápido e de qualidade
O gelo seco oferece um tratamento frio ideal para a conservação das qualidades dos alimentos.
Durante o processo são comumente utilizados dois gases (nitrogênio líquido e dióxido de carbono - gelo seco) para criar um frio intenso que congela superficialmente.
Novas receitas pré-cozidas
O congelamento criogênico com gelo seco gera o surgimento de novos mercados, ideais para a criação de novas receitas de pratos refrigerados, produtos cozidos ou sorvetes.
Não vamos esquecer que a culinária molecular depende do frio para cozinhar os alimentos.
Vantagens operacionais e de custo
O congelamento com gelo seco requer menos investimento inicial em equipamentos criogênicos e menor exigência de espaço físico e energia.
Além disso, possui maior flexibilidade na capacidade de produção, o torna compatível com outros equipamentos de refrigeração mecânicos e facilita a limpeza.
Benefícios na qualidade do congelamento
A criogenia como método de conservação, melhora a qualidade do congelamento e o faz de uma maneira muito rápida.
Além disso, minimiza tanto a perda de nutrientes quanto de peso, bem como os danos à estrutura celular do alimento, não permite o crescimento de bactérias aeróbicas e mantém o aspecto inalterado.
Método de conservação na medicina
No campo da medicina, as vantagens da criogenia com gelo seco como método de conservação também são abundantes.
O que é criogenia com gelo seco na medicina?
Como já mencionamos, o gelo seco é útil para preservar tecidos a temperaturas de -78°C, amostras biológicas e bem como para a distribuição de vacinas e medicamentos.
Ao congelar tão rapidamente, esses materiais são impedidos de sofrer deterioração devido à ação de vírus, bactérias ou do próprio ambiente.
Além disso, o gelo seco pode ser utilizado na medicina para o tratamento de hemorragias, diminuindo radicalmente a temperatura no sangue, ou para o uso em tratamentos dermatológicos e oncológicos.
No campo biológico, a criogenia também é usada na conservação de embriões para uso posterior, bem como com sêmen, óvulos, tecidos e amostras biológicas.
Outro uso, se dá na limpeza com gelo seco onde é possível limpar moldes e equipamentos industriais que produzem ferramentas de uso médico, permitindo uma limpeza mais frequente e eficaz.
Isso reduz significativamente os custos de substituição de ferramentas e as taxas de refugo dos produtos, ao mesmo tempo em que aumenta a qualidade da produção.
Portanto, a limpeza criogênica (com gelo seco) para moldes de uso médico tem muitos benefícios:
- Melhora a qualidade dos produtos e reduz os desperdícios devido à sua condição de limpeza.
- Como a desmontagem não é necessária, permite a limpeza no local.
- Isso reduz o tempo de inatividade na produção.
- É um processo não abrasivo que não danifica os moldes nem as mordaças.
- Elimina a necessidade de limpeza manual minuciosa.
A limpeza com gelo seco mantém as geometrias de peças médicas concluídas sem deixar nenhum material residual, eliminando a necessidade de rebarbação manual, reduzindo os custos de limpeza e resultando em uma menor taxa de resíduos. Além disso, é aprovada pela FDA para uso em torno de equipamentos médicos e hospitalares.
Como o gelo seco é aplicado nos alimentos?
A aplicação da criogenia com gelo seco na alimentação é a técnica que melhor se adequa ao domínio do frio.
Sua aplicação visa preservar os alimentos, evitando que se deteriorem devido à ação de bactérias, vírus ou meio ambiente.
É aplicado como as outras indústrias, em laboratórios onde máquinas específicas são usadas para converter elementos em formas líquidas.
Quando feito dessa forma, o alimento é colocado em recipientes especiais onde é armazenado a -78° C.
Mas, devemos ter em mente que qualquer interrupção nessa cadeia de refrigeração pode arruinar o processo.
Há muitas esperanças colocadas no gelo seco como método de conservação dos alimentos. Alguns exemplos da aplicação do gelo seco na indústria alimentícia são:
- Sorvetes: O congelamento é feito para evitar a mistura entre elementos, como cores. Também ajuda na fase de cortá-los ou transportá-los.
- Produtos frágeis e aderentes: seu tratamento criogênico impede que os produtos grudem entre si, tendo a possibilidade de gaseamento adicionando água.
- Envio de produtos: o gelo seco não agrega umidade ou água no envio de produtos, sendo assim não adiciona pedo à carga ao momento do transporte
Que efeitos o congelamento com gelo seco tem nos alimentos?
Um dos efeitos do processo de congelamento criogênico nos alimentos é uma desidratação produzida pela integração do frio.
O ar seco reduz a temperatura, mas ao mesmo tempo, cria secura no alimento.
O congelamento criogênico permite reduzir consideravelmente os tempos de tratamento, ao manter uma velocidade adequada dos gases com a que consegue limitar ou anular a perda de água.
Além disso, o gelo seco tem três vezes o poder de resfriamento do gelo de água e se sublima a gás sem deixar água ou resíduos.
Isso garante que a temperatura do produto será mantida ao longo da cadeia fria e sem ser danificada pelo congelamento criogênico.
Em resumo, as vantagens do congelamento criogênico sobre os alimentos são estas:
- Maximizar a eficiência da última milha, é incolor, insípido, inodoro e não tóxico.
- Reduz custos e pode melhorar a eficiência operacional.
- Produz várias formas de gelo seco e não é inflamável.
- Elimina desperdícios, riscos excessivos e custos de armazenamento.
Aqui deixamos mais informações sobre gelo seco para o resfriamento para processamento de alimentos e para o gerenciamento da cadeia fria.